Palavra Livre
Coordenação
A coordenação geral da campanha do candidato a prefeito Airton José (PSBP) é da empresária Suyan Soley Damasceno, do ramo de logística e comércio exterior. Suyan Soley chegou a colocar o nome à disposição como candidata a vice-prefeita pela Federação Brasil da Esperança antes da decisão do PDT e Avante pelo apoio a Airton José. “Com a definição da chapa majoritária e proporcional, ela foi escolhida recentemente a coordenadora geral da campanha”, disse André Alliana (PT).
Frota do Samu
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) confirmou de Brasília que o Ministério da Saúde liberou seis novas ambulâncias para a renovação da frota do Samu em Foz do Iguaçu. “É uma grande vitória. Agradeço ao deputado Zeca Dirceu que nos acompanhou e nos ajuda sempre defendendo Foz do Iguaçu e à saúde. As ambulâncias serão entregues a partir depois das eleições devido a lei eleitoral, mas é garantido que Foz receberá uma nova frota de ambulâncias do Samu”, disse.
Dádiva de Deus
O presidente Lula (PT) disse ontem que a Itaipu Binacional é uma dádiva de Deus para o Brasil. A Itaipu, segundo Lula, precisa usar parte do seu dinheiro para melhorar a qualidade de vida da população. “Quando temos uma empresa pública, mesmo sendo binacional, que tem volume de rentabilidade, é preciso que você utilize uma parte desse dinheiro dando ao povo melhor qualidade de vida”, afirmou. Lula destacou ainda a importância de apoiar as cooperativas e pequenos e médios produtores através do programa Mais que Energia. Também citou a retomada das obras da Unila.
Enio é o cara
O presidente elogiou o desempenho do economista Enio Verri à frente da binacional. “Enio é uma surpresa extraordinária, tem muita competência, lealdade, discernimento e muita vontade de fazer política social”, disse. m sua avaliação, o que Verri está fazendo “é uma coisa extraordinária, inclusive contribuindo para que a gente possa fazer as coisas em nível nacional. Porque se passou a ideia que a Itaipu não pode fazer essas coisas, a Itaipu pode fazer muita coisa pelo Brasil”.
Gestor Público
Foz do Iguaçu está entre as trintas cidades premiadas na 12ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná, organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná em parceria com Assembleia Legislativa, TCE-PR, AMP e Universidade do Meio Ambiente. Foz foi premiada com o programa de Conversão em Obras Públicas das Áreas de Reservas Técnicas. Das 186 iniciativas homologadas de 62 cidades, 38 projetos foram premiados.
Piada interna
Um já não sabe mais o que diz e outro não sabe de que caminhão caiu…para que debate? – piada interna de um comitê de campanha a prefeito de Foz do Iguaçu.
Maria Tereza
A pesquisa do Instituto Multicultural a prefeito de Londrina mostra a consolidação da candidatura da Professora Maria Tereza (PP) que saiu de 0,1%, no segundo semestre de 2023 para 16,9%. Registrada no TSE sob o protocolo PR-04100/2024, a pesquisa mostra Maria Tereza tecnicamente empatada com o deputado Tiago Amaral (PSD) que tem 22,9%. E também revela que 51,1% dos londrinenses ainda podem mudar o voto. A margem de erro é de 3%.
Pesquisa
Barbosa Neto (PDT) tem 13,5%, Tercílio Turini (MDB), 12%; Coronel Vila (PSDB), 10,2%; Diego Garcia (Republicanos), 1,9%; e Izabel Diniz (PT), com 1,5%. Maria Tereza tem a menor rejeição entre os principais candidatos, com apenas 3,4%.
Ideb
Serranópolis do Iguaçu, no extremo-oeste, tem o maior Ideb do Paraná: com 8,9 de nota. Na região oeste se destacam ainda Mercedes (8,0), Santa Terezinha de Itaipu ( 7,8), Matelândia (7,5), Ramilândia (7,5), Foz do Iguaçu (7,4) e Tupãssi (7,4).
Maior Ideb
Entre as cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes, as 12 melhores ranqueadas no Ideb são: Foz do Iguaçu (7,4), Indaiatuba (SP) – 7,3; Maringá (7,2); Jundiaí (SP), com 7,1; Joinville (SC) e Limeira (SP), com 7,0; Londrina e Franca (SP), 6,9; Cascavel e São José dos Campos (SP), com 6,8; São Bernardo dos Campos (SP), 6,7; e Blumenau (SC), 6,6.
Ideb III
Nas 20 maiores cidades do Paraná com mais de 118 mil habitantes, Foz do Iguaçu está na frente de Maringá (7,2), Londrina (6,9), Campo Largo (6,9), Cascavel (6,8), Toledo (6,8), Ponta Grossa (6,5), Curitiba (6,3), Guarapuava (6,3), Pinhais (6,3), Fazenda Rio Grande (6,1), São José dos Pinhais (5,9), Araucária (5,8), Colombo (5,8), Sarandi (5,7), Paranaguá (5,5), Piraquara (5,3), Almirante Tamandaré (5,2), Arapongas (4,9). E atrás apenas de Apucarana (7,6), cidade do Noroeste do Paraná, com 130.134 moradores, ou seja, Foz do Iguaçu tem a maior entre as cidades paranaenses com mais de 130 mil habitantes.
Banco de Dados
O secretário Santin Roveda (Justiça e Cidadania) destaca o projeto piloto desenvolvido em parceria com as secretarias de Inovação e de Saúde e o TJ-PR no Hospital do Trabalhador em Curitiba. “Todas as que nascem na maternidade do hospital, assim que saem da sala de parto são levadas para coletar impressões digitais. Este é um projeto, um banco de dados, que será levado às maternidades do Paraná para evitar o sequestro de crianças e o tráfico de pessoas. O Instituto de Identificação também vai agilizar os documentos para os recém nascidos. Em trabalho com a Secretaria de Segurança e as empresas de telefonia, poderemos em breve disparar alarmes nos celulares comunicando o desaparecimento de crianças”.
Causa animal
A causa animal será prioridade do plano de governo de Zé Elias (União Brasil). O candidato a prefeito de Foz do Iguaçu se reuniu com protetores, entidades, Conselho de Proteção Animal e a candidata a vereadora Protetora Noely Cassini, uma das defensoras da causa animal. “Foz do Iguaçu tem uma diretoria de bem-estar animal que opera apenas no repasse de ração para cães e gatos para as ONGs e protetores independentes. Precisamos de uma política capaz de dar atenção efetiva à proteção dos animais”, afirmou ao assumir o compromisso com a causa animal. A cidade tem entre 60 e 70 mil animais entre cães e gatos.
Primeira ação
O juiz Osvaldo Alves da Silva deferiu liminar em favor do candidato a prefeito Marcio Pacheco (PP) em Cascavel contra um blogueiro foragido da justiça e morando na Europa, acusado de fazer acusações sobre a vida do deputado estadual. Em vídeo nas redes sociais, o blogueiro diz que o político teria ‘tomado o veículo da família’. A verdade é que o veículo foi perdido em ação movida por um ex-vereador, que inclusive está em posse do veículo após decisão da justiça.
Em campanha
Desde esta sexta-feira (16) começou a campanha das eleições de outubro, liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha vai até a véspera da votação em 6 de outubro (primeiro turno). Podem ser distribuídos santinhos, e permitidos comícios, caminhadas, carreatas e uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais. Os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa.
Lista suja
O TCU entregou à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes de 9,7 mil pessoas com contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. Com base nas informações, os juízes eleitorais poderão analisar se candidatos que estão entre os citados na lista poderão concorrer às eleições de outubro. O levantamento envolve agentes públicos que tiveram as contas de gestão consideradas irregulares pelo tribunal de contas. A irregularidade é uma das causas de inelegibilidade e pode barrar quem pretende participar do pleito.
Segundo turno
Um candidato e um ex-candidato procuraram um prefeito da região metropolitana de Curitiba, com pesquisas debaixo do braço que apontam as curvas de intenção de voto e um cenário nada favorável ao candidato do prefeito nas eleições de outubro.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser