Palavra Livre

Controle social

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reafirmou a importância do controle da sociedade sobre as novas concessões de rodovias do Paraná. “Temos que ter a sociedade acompanhando tudo que ocorre nas concessões. Precisamos criar, numa parceria com a sociedade civil organizada e o setor produtivo, um observatório social do pedágio, sem fins lucrativos e com capacidade técnica”, defendeu.

 

Prioridade

O professor Nilton Bobato (PV) comentou matéria do GDia sobre possível aliança entre a Federação Brasil Esperança com os pré-candidatos Airton José (PSB) ou Sâmis da Silva (PSDB). “Quero afirmar que o PV em suas instâncias nacional, estadual municipal mantém a nossa pré-candidatura a prefeito, que a principal decisão da Federação em Foz, foi como primeira opção a apresentação de candidatura própria, optando pelo meu nome ou do (Dilto) Vitorassi (PT)”. disse.

 

Vai indo…

“Caso nenhuma destas duas opções seja viabilizada, foi deliberada a possibilidade de negociação com os dois outros pré -candidatos. Caso a FBE opte por apoiar um dos candidatos da chamada Frente Ampla, por decisão própria, provavelmente não participarei do projeto”, completa Bobato.

 

Agora é Airton!

A Federação Brasil Esperança se reuniu na terça-feira, 9, em Curitiba. Presenças de Arilson Chiorato (PT), Raphael Rolim (PV) e Elton Barz (PCdoB). Na pauta: orientação para aliança com PSB do pré-candidato Airton José. PT e PCdoB votaram a favor.  PV manteve voto para a candidatura própria de Nilton Bobato. A decisão foi remetida à direção nacional da FBE já que não houve consenso. Também foram remetidas a nacional os casos de Marinhos, Marechal Cândido Rondon e Lapa.

 

Parceria

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) participou da entrega dos diplomas aos formandos da pós-graduação em Psicologia da Unioeste. “Estamos entusiasmados em anunciar que a parceria continuará com uma nova turma”, disse nas redes sociais ao destacar a renovação do convênio com a universidade na área de saúde mental. “Se formos somar o número de atendimentos, de pessoas que vocês acolheram, o número de pessoas que vocês, eu diria, salvaram, porque quando não se tem acesso a à saúde mental, a gente tem um adoecimento muito mais complexo”, disse o prefeito aos formandos na pós de saúde mental.

 

Mudança

O diretor-executivo da Urbia Cataratas, Munir Calaça, deixou o comando da concessionária no Parque Nacional do Iguaçu. No seu lugar, já está trabalhando no parque, o novo CEO da Urbia, Mário Macedo.

 

Olimpíada

A Secretaria Estadual de Educação divulgou a lista dos 7.737 estudantes selecionados para a terceira etapa da Olimpíada de Matemática, promovida com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Participaram da primeira fase, 900 mil estudantes de 397 cidades. Os finalistas vão receber medalhas de ouro e ganhar um curso de aprofundamento no aprendizado na área que está previsto para ocorrer entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro em Foz do Iguaçu.

 

Restaurante Popular

Depois da tarifa zero, o pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, Zé Elias Castro Gomes, propôs a implantação do programa Restaurante Popular. “Cascavel já vai para o terceiro. Umuarama, Pato Branco já tem. E em Foz se arrasta para ter e por briga de política não tem. Serão refeições nutritivas mais baratas que uma passagem de ônibus. É o caso de Curitiba, que oferece almoço a R$ 3 em cinco endereços diferentes. No Brasil, são mais de 130 restaurantes populares oferecendo alimentação de qualidade por valores extremamente acessíveis à população de baixa renda ou em condições de vulnerabilidade”.

 

Crescimento

No Dia do Cooperativismo, a Ocepar destacou que o segmento é o que mais fortalece o estado: 6,2% em 2023, totalizando 215.097 cooperados. As cooperativas agropecuárias paranaenses faturaram R$ 165,2 bilhões. O faturamento representa 2% de bens de fornecimento, 22% de insumos, 37% de produtos industrializados, 38% de produtos não industrializados e 1% de serviços. Especificamente na produção, a atividade industrializada representou 49% do volume total, com 50% desse faturamento vindo de produtos de origem animal, 47% de origem vegetal e 3% de origem mineral.

 

Impulso

O presidente do G5, Jonel Chede Filho, disse que a legalização do jogo no Brasil é uma oportunidade para impulsionar a economia e o turismo. “A legalização dos cassinos no Brasil, incluindo os bingos,  teria um impacto direto na economia, gerando uma série de benefícios financeiros para o país, com um potencial considerável para aumentar a arrecadação tributária e impulsionar o crescimento econômico”. O G5 é formado pela Abav-PR, SEHA, Abrasel, Abih-PR,  Fecomércio-PR e Abeoc-PR.

 

Empregos

Além disso, disse Jonel Chede, permitiria a criação de empregos em diversas áreas. “Grandes resorts e hotéis já existentes no Brasil poderiam se converter em complexos de entretenimento completos, atraindo um grande número de turistas nacionais e internacionais. Esses empreendimentos exigem uma força de trabalho significativa, abrindo oportunidades de emprego para uma ampla gama de profissionais”, completou ao apontar que Curitiba poderá ter pelo menos 11 estabelecimentos de bingo.

 

Gratuidade

O governador Ratinho Junior (PSD) enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que institui de forma definitiva a gratuidade ou desconto de 50% para pessoas idosas na compra de passagens do de transporte rodoviário intermunicipal. A proposta revoga a lei estadual que não foi implantada por questionamentos judiciais. Pelo texto, até três horas antes do início das viagens intermunicipais convencionais (menos semileitos e leitos) as empresas prestadoras de serviços reservarão dois assentos para uso gratuito e dois assentos para venda com desconto de 50% sobre o valor total da passagem.

 

Crime hediondo

A deputada Maria Victória (PP) defendeu a inclusão de crimes graves e gravíssimos contra crianças e adolescentes na lei dos crimes hediondos em ofício ao líder da bancada federal do Paraná, deputado Toninho Wandscheer (PP) e ao ministro da Ricardo Lewandowski (Justiça), solicitando a alteração na legislação. No documento a deputada também propõe que sejam criados mecanismos para “dificultar ao máximo a progressão de regime no caso desses crimes cometidos contra crianças ou adolescentes, vulneráveis pela lei”. Na prática os crimes hediondos são inafiançáveis, a pena deve ser cumprida inicialmente em regime fechado e não há possibilidade de graça, indulto ou anistia.

 

Adiado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado voltou a adiar a votação do projeto de lei que regulamenta a produção,  comercialização, fiscalização e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. Com isso, a previsão é que a matéria entre na pauta de votação da comissão no dia 20 de agosto. Na sequência, o texto será analisado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.

 

Adiado II

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado adiou para a próxima semana a votação do projeto de lei do senador Rogério Carvalho (PT-SE) que garante o acesso e o uso público das praias brasileiras. O adiamento ocorreu após o presidente da comissão, senador Marcelo Castro (MDB-PI), conceder vista coletiva, a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que é relator da PEC das Praias, que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro, hoje sob o domínio da União, para estados, municípios e proprietários privados.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *