Palavra Livre

Resolvido

Um dos impasses para a federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck está resolvido. O ministro Carlos Lupi (Previdência) avisou o deputado Zeca Dirceu (PT) que a doação do terreno do INSS – onde foi construído parte do hospital – para o Município foi publicada no diário oficial. Com a doação, o hospital poderá ser repassado para a Unila, o principal entrave para formalizar o hospital universitário.

 

Empatados

Levantamento do instituto Paraná Pesquisa mostra empate técnico entre o ex-prefeito Edgar Bueno (PSDB), o vice-prefeito Renato Silva (PL) e o deputado Márcio Pacheco (PP). Na espontânea, Edgar tem 9,3%, Renato Silva (9%), Paranhos (5,3%), Márcio Pacheco (PP), com 5,3%; a vereadora Professora Liliam (PT), 2,2%; Henrique Mecabô (Novo), 1,6%; Fernando Mantovani (MDB), 0,3% e o ex-deputado Coronel Lee (DC) com 0,1%. Não sabe/não respondeu soma 61,5%.

 

Estimulada

Na estimulada, em dois cenários, Edgar tem 30% e 30,6%, Renato com 22,6% e 23,2% e Pacheco, 19,6% e 20%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3,9% para mais ou para menos, os três pré-candidatos estão empatados tecnicamente.  A Paraná Pesquisas entrevistou 680 eleitores de 19 a 24 de junho. Contratado pela ADI-PR, o levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,8% e foi registrado no TSE sob o número PR-06700/2024.

 

Cenários

No cenário 1, os números são os seguintes: Edgar Bueno (30%), Renato Silva (22,6%), Márcio Pacheco (19,6%), Professora Liliam (6,6%), Henrique Mecabô (3,7%), Fernando Mantovani (2,6%) e Coronel Lee (2,5%). Não sabe/Não respondeu (5,1%) e nenhum/branco/nulo (7,2%). No cenário 2: Edgar (30,6%), Renato (23,2%), Pacheco (20%), Professora Liliam (6%), Mecabô (3,7% e Montovani (2,8%). Não sabe/não respondeu (5,4%) e nenhum/branco/nulo (7,4%).

 

Selo de segurança

Cinquenta trabalhadores, colaboradores e empresários de bares, restaurantes, casas noturnas e afins estão em curso de capacitação que vai até quinta-feira (27) do Protocolo “Não é Não”, condição para os estabelecimentos receberem o selo “Esse Local é Seguro para Mulheres”. O selo faz parte do protocolo criado para garantir a proteção e o atendimento das mulheres vítimas de violência. Foz do Iguaçu é a primeira cidade paranaense com lei voltada para a segurança de mulheres. Nos ambientes certificados com o selo, o público feminino contará com pessoal preparado para o combate à violência e ao assédio sexual.

 

Refis

Indicado pelo vereador Ney Patrício (Podemos), a Câmara de Vereadores começou a analisar o projeto de lei do prefeito Chico Brasileiro (PSD) que institui uma edição do Refis. O programa vai atender o contribuinte que efetuar o pagamento à vista, dos créditos tributários e não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2023, com a redução de 100% para pagamento à vista até o dia 20 de dezembro. Os parcelamentos poderão ser formalizados até 31 de outubro de também terão desconto de 100% sobre multas e juros de mora.

 

Aliel Machado

“Nós estamos preparando esse projeto, montando o plano de governo, é uma decisão coletiva, pois ninguém sai candidato sozinho. Nosso plano de governo está ficando robusto e crescente. No momento certo, isso se tornará uma candidatura oficial. Eu decidi ser candidato, hoje pré-candidato, tenho o apoio do partido e da Federação (PT, PV e PCdoB)” – do deputado federal Aliel Machado (PV), pré-candidato a prefeito de Ponta Grossa, no blog de Mareli Martins.

 

Fernando Sangue

O PT de Colombo lançou as pré-candidaturas de Fernando Sangue Laranja para prefeito, e a chapa completa da Federação Brasil Esperança (PT, PV, PCdoB). O lançamento contou com a presença marcante da deputada Ana Júlia (PT) e vereadores, além dos presidentes de outros partidos.

 

Precariedade

“O fato de os clientes da Copel não terem aumento na tarifa nos próximos 12 meses (entre julho deste ano e junho de 2025) apenas minimiza o fornecimento precário de energia elétrica no nosso Estado, principalmente no meio rural. O serviço tem deixado a desejar, com quedas consecutivas de energia elétrica e oscilações frequentes na tensão da rede, a ponto de causar mortes de milhares de animais, perdas de produção e equipamentos danificados, que resultam em prejuízos milionários para os nossos agricultores e pecuaristas.” – do presidente da Faep, Ágide Meneguetti, presidente da Faep, em artigo publicado na imprensa.

 

Requião

O Mobiliza, em encontro estadual com a presença de 500 pessoas, lançou a pré-candidatura do ex-senador Roberto Requião a prefeito de Curitiba. Requião mostrou que o Mobiliza pode protagonizar as eleições de 6 de outubro sem espaço na propaganda eleitoral de rádio e televisão.

 

Centrais sindicais

O deputado federal Luciano Ducci (PSB) adiantou que as centrais sindicais – UGT, CUT, Força Sindical, CTB e Nova Central – firmaram apoio à sua pré-candidatura a prefeito de Curitiba. Na lista estão as federações Feaconspar, Fetraconspar, Fetravispp e Fenaguardas. E os sindicatos: Sated, Sinpospetro, Sigmuc, Siemaco, Sineepres, Sindicato dos Vigilantes, Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Trabalhadores Gráficos, Sindicato dos Médicos, Sineltepar, Sintrafucarb.

 

Há controvérsias

Em encontro do Mobiliza, a Força Sindical e o Sindicato dos Metalúrgicos indicaram apoio à pré-candidatura do ex-senador Roberto Requião (PMN) a prefeito de Curitiba.

 

Manifesto

A Kunda Livraria de Foz do Iguaçu assinou o manifesto das livrarias independentes francesas contra a ascensão da extrema direita ao poder. A livreira Nathalie Husson é francesa e também atua na defesa do meio ambiente.

 

Soja

O plantio de soja no Brasil pode crescer até 36,6 milhões de hectares sem de desmatamento, ocupando somente áreas degradadas de pastagens, segundo um estudo da Serasa Experian. Desenvolvido nos dois últimos meses, a pesquisa aponta que o potencial de crescimento na área plantada, próximo de 80%, é enorme especialmente no centro-oeste do país. Dados da Conab  mostram que a soja é cultivada atualmente em 45,98 milhões de hectares no país, com produção de 147,35 milhões de toneladas. As informações são da Folha de S. Paulo.

 

Eleições de 2026

As eleições municipais serão em outubro, mas o movimento dos atores e players políticos continua intenso para 2026. No PL, os deputados Filipe Barros e Vermelho podem disputar as duas vagas no Senado e compor a frente organizada pelo governo Ratinho Junior (PSD) à sua sucessão. No PT, a deputada Gleisi Hoffmann, o deputado Zeca Dirceu e o diretor da Itaipu Binacional, devem buscar as vagas do Senado e do Governo do Estado.

 

Eleições II

O deputado Alexandre Curi (PSD) deve chegar à presidência da Assembleia Legislativa, mas seu projeto político é o Palácio do Iguaçu. O mesmo projeto do senador Sérgio Moro (União) que pode ter a companhia da mulher Rosângela Moro (União) e do ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) na disputa ao Senado.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *