Palavra Livre

Plano de governo

O pré-candidato a prefeito do PV, Nilton Bobato, adianta que hoje, a partir das 19h no Hotel Viale Cataratas, o partido debate o plano de governo para o governo de Foz do Iguaçu. “Vamos apresentar um balanço da construção da pré-candidatura até agora e organizar os grupos de trabalho para aprofundar os grandes temas que serão o eixo central do Plano de Governo Foz para o Futuro”, disse.

 

Royalties do xisto

Amauri Escudero, ex-secretário da Representação do Paraná em Brasília, atenta o artigo 2º do projeto de lei que cria o Fundo Estadual em Infraestrutura Inteligente trata dos acordos ou decisões judiciais nas receitas provenientes dos royalties do xisto. Segundo Escudero, há uma dívida de R$ 500 milhões devidos pela Petrobras ao Paraná em relação às compensações. Um projeto de lei que trata do assunto estava parado na Câmara dos Deputados e foi reanimado pelo deputado Filipe Barros (PL). O valor dos atrasados do uso da exploração de xisto em São Mateus do Sul desde 1972 e do reconhecimento do devido a partir de 1991 pode passar de R$ 1 bilhão.

 

Zé Elias

No próximo domingo, 23, o senador Sérgio Moro participa do lançamento da pré-candidatura do empresário Zé Elias Castro Gomes a prefeito de Foz do Iguaçu pelo União Brasil. O encontro, a partir das 16h30 no Hotel Carimã, vai reunir os 25 pré-candidatos a vereador, lideranças, além de receber os novos filiados ao partido. “Estamos fazendo o plano de governo e em caso de aliança ou coligações com os outros partidos, o União Brasil não abre mão de algumas condições. Uma delas é a redução de 80% dos cargos comissionados e acabar com algumas secretarias, juntando umas com as outras ou tirando de vez”, disse Zé Elias.

 

Apoio de Moro

“Foz do Iguaçu é uma cidade de enormes potencialidades, até hoje pendentes de realização. O Zé Elias é uma liderança respeitada na cidade e com o alinhamento comigo em Brasília, faremos grandes coisas para a cidade. Foz precisa de alguém preparado, com visão de futuro, e não volta ao passado”, diz Moro sobre apoio a Zé Elias.

 

PP no Paraná

O  senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, participou da convenção estadual do partido realizada em Curitiba que reconduziu a deputada Maria Victória na presidência da legenda no Paraná. O PP anunciou os pré-candidatos em 150 cidades paranaenses, entre elas Curitiba (Maria Victoria), Ponta Grossa (Joce Canto), Cascavel (Marcio Pacheco), Londrina (Maria Tereza), Maringá (Silvio Barros) e Foz do Iguaçu (Paulo Mac Donald).

 

Encontro

Neste domingo, 16, o pré-candidato Sâmis da Silva (PSDB) reuniu os pré-candidatos a vereador da coligação PSDB, Cidadania, MDB e Solidariedade. “Cerca de 65 pré-candidatos se reuniram juntamente com lideranças e membros da executiva dos quatro partidos. É o primeiro encontro de uma série para o alinhamento estratégico de propostas que os pré-candidatos vão debater com os eleitores em todas as regiões de Foz do Iguaçu. Foi um momento crucial de fortalecimento da coligação e de preparação para as próximas eleições”, disse Sâmis.

 

Paranhos

O governador Ratinho Junior (PSD) reiterou durante o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Renato Silva (PL) que o compromisso do prefeito Leonaldo Paranhos (PSD) com a cidade de Cascavel vai até 31 de dezembro e que depois vai “ter compromisso comigo”. Ratinho Junior disse que vai chamar Paranhos para ajudá-lo a governar o Paraná. “Vai ajudar a tocar o Paraná comigo”.

 

 

Santin e Giba

Em Londrina, Giba Godoy conversou com o secretário Santin Roveda (Justiça e Cidadania) e se colocou à disposição de contar sua história de vida, de atleta do vôlei e da seleção brasileira, aos adolescentes internos dos centros socioeducativos no Paraná. “O Giba vai contar sua história, levando os exemplos de possibilidades e oportunidades para os jovens do Paraná”, disse Santin. “Faça a sua diferença no dia a dia das pessoas que estão perto de você. A necessidade que elas têm. Às vezes é só um abraço”, disse Giba.

 

Avanço

As obras complementares da Ponte da Integração no lado paraguaio, segundo a imprensa local, avançam todos os dias e estão aptas a abrir os acessos e alfândegas até setembro ou outubro.” No entanto, para o lado brasileiro, embora estejam trabalhando nos postos aduaneiros, estão longe de ter um avanço promissor no seu lado de acesso à ponte”, diz a imprensa paraguaia que ainda espera que  o Brasil acelere as obras do lado de cá para que a ponte possa ser utilizada em breve.

 

Vitorassi e Duso

Neste sábado, 22, o PT lança as pré-candidaturas de Dilto Vitorassi (prefeito) e Fernando Duso (vice-prefeito), a partir das 19h, no Sindicato dos Rodoviários, na Avenida República Argentina, 3524, no Jardim Panorama.

 

Árvores

O Coletivo Ambiental de Foz do Iguaçu denunciou que dez árvores foram cortadas (derrubadas) no campinho do Conjunto Libra sem qualquer tipo de motivo ou razão.

 

Prêmio

O projeto Repara Foz venceu o prêmio Iguassu Valley na modalidade inovação de produto. “É o reconhecimento de que a inovação e as tecnologias têm que se voltar às questões sociais e em soluções que venham combater as desigualdades, um desafio premente no mundo inteiro”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD). Foz disputou o prêmio com outras cinco cidades na categoria organizações públicas. O projeto organiza e credencia empreendedores na prestação de serviços aos próprios e equipamentos públicos do município.

 

Sou contra

O deputado Luciano Ducci (PSB) se posicionou contra o projeto de lei que criminaliza o aborto de mulheres estupradas. “Sou contra o projeto de lei 1904, contra o aborto e contra banalizar o estupro. Defender que o criminoso possa ter uma pena de 6 anos de prisão e a vítima de 20, é ser a favor do crime. Nenhum país do mundo tem uma lei como esta. E as leis existem para melhorar a sociedade e esta não resolve nem o problema do estupro e muito menos do aborto”, disse Ducci.

 

Reduflação

A reduflação – redução do tamanho ou da quantidade de um produto com o preço praticado anteriormente – ganhou o mundo. A cartela de uma dúzia de ovos tem agora dez. O pacote de 500 gramas de macarrão, agora tem 400 gramas, a lata de um litro de óleo, agora tem 900 ml. A prática que já atinge 70% dos alimentos aumenta os preços dos produtos sem qualquer tipo de aviso mais claro aos consumidores. O Carrefour na França colocou avisos nos produtos para alertar sobre a diminuição das embalagens sem uma correspondente redução de preço.

 

Diversidade

A Marcha da Diversidade de Curitiba será no dia 30 de junho a partir das 9 horas na Praça 19 de Dezembro. O tema deste ano será “Curitiba Vota com Orgulho” e a expectativa é que 50 mil pessoas participem da manifestação. A marcha é organizada pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia e a Aliança Nacional LGBTI+.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *