Palavra Livre
Reassumiu
O deputado Beto Preto (PSD) reassumiu seu mandato na Câmara de Deputados e o jornalista Luciano Alves (PSD) voltou à condição de suplente. Beto Preto está preocupado com as eleições municipais em Apucarana, sua base eleitoral, e vai apoiar a pré-candidatura de Paulo Vital (PL), atual vice-prefeito, e caso Vital não subir nas pesquisas, o deputado sinaliza disputar a eleição a prefeito da cidade.
Eleição aberta
Leitor da coluna observa dos números da pesquisa Radar e diz que a eleição para prefeito de Foz do Iguaçu continua aberta. Na espontânea, 71,7% dos eleitores afirmaram que não sabem em quem votar e para resolver o principal problema da cidade, 20,3% não apontaram nenhum dos pré-candidatos listados. O instituto entrevistou 570 eleitores entre os dias 21 e 23 de maio. O nível de confiança de 95% e a margem de erro é de 4,2% e a pesquisa, contratada pelo GDia, foi registrada no TSEsob o número PR-06064/2024, em 29/05/2024.
Airton da Massa
Os apoiadores do pré-candidato Airton José (PSB) apontam que se a pesquisa vinculasse seu nome a Rede Massa sua performance seria melhor do terceiro lugar (8,7%) apontado no levantamento. Nas pesquisas internas, a pontuação de Airton José surpreende até seus apoiadores.
Recurso
O Ministério Público do Paraná, através da procuradora Hirmínia Dorigan de Matos Diniz e da promotora Flávia Regina Lemos, recorreu no dia 4 da decisão da vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Camargo Machado, que libera o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PP) a participar das eleições municipais de Foz do Iguaçu. O MP interpôs um recurso de agravo (busca a reforma ou invalidação da decisão) e a decisão do recurso é esperada para os próximos dias.
Exclusão
O PSB pediu a exclusão dos seus quadrados do deputado estadual Luiz Corti por não respeitar a decisão do partido contra o projeto do governo “Parceiro da Escola”, que privatiza a gestão administrativa de 204 escolas estaduais do Paraná. A direção nacional e a estadual do partido excluíram Corti da comissão executiva do diretório estadual e também decidiu que o deputado não poderá mais representar o partido em atos públicos e políticos.
Dispensados
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) assinou os decretos de baixo risco com novas atividades econômicas dispensadas de alvará de funcionamento e licenciamentos. Com o lançamento serão 777 atividades enquadradas. Com a ampliação das atividades de baixo risco reduzirá ainda mais o tempo de abertura de empresas, hoje em poucos minutos. “Somos um dos municípios mais ágeis do Paraná em abertura de empresas, mas a meta é baixar ainda mais o tempo com os decretos isso será possível”, afirma.
Violência política
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) disse que é urgente e necessário colocar um fim na violência política nos debates das comissões e até no plenário do legislativo federal. Ele ficou indignado com as ofensas dirigidas à deputada Luiza Erundina (Psol-SP) na sessão da Comissão dos Direitos Humanos. “Recebi várias denúncias durante a fala da deputada Luiza Erundina. Alguns deputados a ofenderam, já pedi cópia dos áudios e vídeos da sessão, se for fato, todos serão punidos no rigor do regimento, cabe até cassação”.
No pé
O ex-senador Roberto Requião (PMN), pré-candidato a prefeito de Curitiba, voltou a estocar o PT pelo apoio ao deputado federal Luciano Ducci (PSB) na disputa da prefeitura da capital paranaense. “O cara (Ducci) é a favor do Marco Temporal e cassou a Dilma, votou a favor da privatização das praias e tem apoio do PT para ser prefeito de Curitiba. Parabéns PT.”, disse Requião no X (ex-twitter).
Só dá tainha
No período de maio a julho, os pescadores do litoral trabalham na captura dos cardumes de tainha, movimentando a região com eventos gastronômicos. Os peixes aparecem em abundância e, por isso, a captura artesanal é autorizada neste período. Um verdadeiro ritual, no qual pescadores e suas famílias passam a viver em acampamentos à beira-mar durante a temporada de aparecimento da espécie.
Mulher na vice
Em Curitiba, a secretária Marilza Dias (Meio Ambiente) pediu exoneração do cargo e a imprensa aponta que Marilza pode ser a vice na chapa de Eduardo Pimentel (PSD) à sucessão de Rafael Greca (PSD). Em Foz do Iguaçu, as secretárias Eliane Dávilla (Administração) e Rose Meri da Rosa (Saúde) também pediram exoneração dos seus cargos.
Abrigado
Assim que ficou na suplência do deputado Marcelo Rangel (PSD), que reassumiu o mandato na Assembleia Legislativa, o suplente Wilmar Reichembach foi nomeado em cargo em comissão na Casa Civil.
Canal aberto
Os servidores técnicos da Câmara de Vereadores e o presidente João Morales (União Brasil) participam em Brasília da 14ª edição do Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia do Senado Federal. Eles participaram de reuniões e de visita técnica à Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados. Morales pretende implantar um canal aberto de TV na Câmara. “Estamos na fase de implantação (canal aberto) e já temos a autorização para fazer todo esse processo. Viemos conhecer toda a estrutura e saber os próximos passos desse processo”, disse Morales.
Permissão
Foram concluídos os trabalhos da Comissão Especial da Câmara Municipal que debateu a alteração do decreto municipal referente à aplicação da lei federal em questões relacionadas às parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Uma das conclusões é de que para o pagamento de verbas rescisórias de funcionários, as entidades poderão utilizar as subvenções concedidas pelo poder público. “Conseguimos o êxito necessário para que o Tribunal de Contas do Estado revisse esse entendimento, permitindo o pagamento do FGTS e possibilitando às organizações beneficiadas continuarem seus trabalhos”, disse o vereador Alex Meyer (PP), presidente da comissão.
Mais Médicos
A Secretaria Estadual de Saúde acolheu mais 78 profissionais do programa Mias Médicos que atuam em 35 cidades das regiões Norte e Noroeste. No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa que tem 1.685 vagas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Destas, 1.306 já foram ocupadas.
Anel Viário
A Itaipu Binacional, PTI e DNIT assinaram convênio para a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do Anel Viário de Cascavel. A obra vai criar uma conexão com o Contorno Oeste (BR-163) já existente, a partir da BR-277, dando continuidade no desvio da área urbana da cidade. O conjunto de estudos a serem desenvolvidos no EVTEA levantam os benefícios diretos e indiretos decorrentes dos investimentos para implantação de nova infraestrutura, por meio de coleta de dados em campo e de fontes especializadas.
Frota
Dos 15 ônibus elétricos do transporte urbano de Cascavel, dois já estão na cidade e outros 13 vão chegar até 30 de junho. De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, todos os veículos estarão rodando pelas ruas da cidade até agosto. Para abastecer a frota, está sendo construída uma usina fotovoltaica no aterro municipal. A usina fotovoltaica terá vida útil de 25 anos e vai abastecer não apenas os ônibus, mas 55% da estrutura pública como escolas, unidades de saúde, CMEIs, entre outros. “Essa usina vai pagar o investimento feito nela em quatro anos e tem vida útil de 25 anos”, explica Paranhos.
Força na produção
O IBGE mostra que no 1º trimestre de 2024, o Paraná teve o maior aumento do País no abate de suínos e o segundo maior no abate de frangos, o que também manteve a liderança nacional com 34,6% na produção de carne de frango. Também houve crescimento na produção de carne bovina, couro, leite e ovos. O estado abateu 3,83 milhões de cabeças a mais entre janeiro e março de 2024 do que em relação ao mesmo período do ano passado (de 546,9 milhões para 550,7 milhões).
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser