Palavra Livre
Candidatíssimo
O deputado federal Beto Richa (PSDB) está livre, leve e solto com potencial de polarizar as eleições de 2024 em Curitiba. O ministro Dias Toffoli (STF) determinou a nulidade absoluta de todos os atos praticados contra o ex-governador em processos da Lava Jato e das operações Rádio Patrulha, Piloto, Integração e Quadro Negro. A determinação de Dias Toffoli inclui também a nulidade de decisões proferidas pelo ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) quando ele atuou na 13ª Vara Federal de Curitiba.
Rumo ao PSB
O jornalista e comunicador Ronald Stresser, da equipe do Palavra Livre e pré-candidato a vereador de Curitiba, se desfiliou do PT e vai compor os quadros do PSB. O deputado federal Luciano Ducci, presidente estadual do PSB e pré-candidato a prefeito de Curitiba, ligou para Stresser e combinaram que em janeiro, o PSB fará um evento de filiação de várias lideranças, entre elas, é claro, o nosso grande Stresser.
Na liderança
Rafael Greca (PSD), Michelle Bolsonaro (PL) e Álvaro Dias (Podemos) estão na liderança em provável eleição suplementar para o Senado, de acordo com pesquisa do Instituto Veritá em dois cenários. No primeiro, com Greca, Michelle e Alvaro, o prefeito de Curitiba lidera com 29% e Michelle em segundo com 24%. Na terceira colocação, Álvaro com 21% e Gleisi Hoffmann (PT), na quarta colocação, com 13%.
Lidera II
No segundo cenário, sem Greca e Michelle, o ex-senador Álvaro Dias lidera com 35%, Gleisi, Beto Preto (PSD) e Paulo Martins (PL) tem 14%. O Veritá entrevistou 900 eleitores entre os dias 13 e 16 de dezembro. A margem de erros é de 3% e o índice de confiabilidade de 95%.
Com Michelle
A empresária Erenia Rorato (PL) irmã do pré-candidato a vereador Adriano Rorato (PL) representou as mulheres de Foz do Iguaçu na recepção à ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL) em Curitiba.
No extremo
Pesquisa do Datafolha aponta que 94% dos brasileiros sentem que sua cidade passou por alguma situação climática extrema nas últimas semanas e 40% acreditam que o bairro onde vivem não está preparado para esses eventos. Os dados da pesquisa tratou dos impactos observados e da percepção do brasileiro sobre as mudanças do clima causadas pelas atividades humanas.
Convite
O secretário Elias Sousa Oliveira (Assistência Social) vai assumir a coordenação da Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O convite do ministro Wellington Dias e do secretário nacional André Quintão foi em outubro e Elias deve iniciar os trabalhos em Brasília no final de janeiro de 2024.
Parceira
Em menos 10 meses, o novo comando da Itaipu Binacional segue o ritmo do governo Lula, expandiu sua área de atuação com projetos socioambientais que atendem as 399 cidades paranaenses e mais 35 do Mato Grosso do Sul, avaliou nesta semana o deputado Zeca Dirceu (PT) durante conversa com prefeitos nesta semana em Brasília. “Itaipu é hoje a grande parceira das prefeituras com investimentos em todas as cidades do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul”, disse.
Campanha
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) postou nas redes sociais o apoio à campanha estadual, através da doação de 1% a 3% do Imposto de Renda, para o Fundo Estadual do Idoso do Paraná. “O censo mostrou que a população brasileira está envelhecendo. Hoje no Paraná, são 2 milhões de pessoas com mais de 60 anos e grande parte desta população depende do poder público para ter qualidade de vida”, disse. O prazo é 31 de dezembro.
Skate
O governador Ratinho Junior inaugurou a pista de skate do Centro Nacional de Treinamento da modalidade, construída no Complexo Tarumã, em Curitiba.
Calendário
O próximo ano será mais longo e com menos feriados prolongados. Será um ano bissexto, quando são 366 dias, contra os 365 de anos normais. Além disso, boa parte dos feriados com possibilidade de emenda cairão no final de semana.2024 terá nove feriados nacionais, dos quais apenas quatro podem ser prolongados, e caem entre segunda e sexta-feira.
Miguel e Helena
Em 2023, 1.913 paranaenses foram registrados com o nome Miguel. Em segundo lugar na lista, aparece o nome Helena, com 1.837 registros. Esses são os números apontados pelo Instituto do Registo Civil das Pessoas Naturais do Paraná. Os nomes foram os mais escolhidos para meninos e meninas, conforme dados de 519 cartórios de registro civil do Paraná. O mesmo aconteceu em nível nacional.
Salto
O número de alvarás de construção aprovados pela prefeitura de Foz do Iguaçu deu um salto exponencial entre 2011 (16 alvarás) para 2023 (2.305 autorizações), com picos em 2021 (2.898) e 2022 (2.568) – um aumento de 1.270% no período. Nos sete anos do governo Chico Brasileiro, foram autorizadas 14.817 construções – 79,4% do período levantado pela Secretaria Municipal da Fazenda.
Federalização
A proposta de transformação do Hospital Municipal Padre Germano Lauck em hospital universitário, vinculado à Unila, está sendo apresentada pela prefeitura de Foz do Iguaçu, Fundação Municipal de Saúde a uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação e responsável pela gestão de 41 hospitais universitários no país.
‘Ensinamentos’
Parte dos ensinamentos da mãe do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) faz parte agora de um livro com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024 em data a ser marcada pela Editora Maruá. Em 220 páginas, o livro traz um compêndio de 100 ensinamentos da Dona Irma Bellodi Romanelli que o deputado lembra todos os domingos em mais de 400 vídeos postados nas redes sociais desde 2014.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser