Palavra Livre

PDT e Cidadania

O engenheiro Edson Stumpf (PDT) e o advogado Joel de Lima (Cidadania) trabalham por candidatura a prefeito de Foz do Iguaçu que não seja “javali”, ou seja, estão fora os candidatos que trazem as mesmas respostas para problemas históricos enfrentados pela cidade. Para os bons entendedores, o recado está dado.

 

Nelton Friedrich

Stumpf afirmou que o ex-deputado Nelton Friedrich (ex-diretor da Itaipu Binacional) é, naturalmente, pré-candidato a prefeito pelo PDT. Friedrich é presidente do diretório municipal, foi candidato a prefeito nas eleições de 2020 e fez 1.915 votos.

 

Sâmis da Silva

Joel de Lima explicou que o Cidadania faz parte da federação com o PSDB e, neste caso, tem o ex-prefeito Sâmis da Silva (PSDB) como pré-candidato em 2024. Na última eleição que participou em 2008, Sâmis foi candidato a prefeito e fez  42.266 votos.

 

Segundo turno

Edson Stumpf e Joel de Lima, no entanto, que a possibilidade de segundo turno (faltam 100 eleitores), Foz do Iguaçu deve ter uma penca de candidatos no primeiro turno. E sinalizaram que os vereadores Adnan El Sayed e Kalito Stockel – os dois no PSD – devem mudar de partido na janela partidária no ano que vem.

 

Nilton Bobato

O secretário Nilton Bobato (Governança e Transparência) disse ao programa Contraponto da Rádio Cultura que mantém a pré-candidatura a prefeito de Foz do Iguaçu. Bobato adiantou que ele, a secretária Angela Meira (Meio Ambiente), o secretário André Alliana (Turismo) e o superintendente do FozHabita, Ian Vargas, continuam no governo Chico Brasileiro (PSD).

 

Frente Ampla

A Frente Progressista – PDT, PT, PSB, PV, PCdoB, PSOL e Rede – se reuniu em Curitiba para discutir as eleições de 2024 nas 30 maiores cidades do Paraná. O presidente do PDT Paraná, deputado Goura, disse que a frente vai buscar o diálogo e formar alianças que priorizem a construção e o fortalecimento de políticas públicas.

 

Sorte aí

O presidente Lula (PT) desejou “boa sorte” e “êxito ao novo governo” argentino. “A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu no twitter sem citar diretamente o nome do candidato vitorioso, Javier Mileo.

 

Lei Pétala

A Secretaria Estadual da Saúde regulamentou a Lei Pétala que garante o acesso aos medicamentos feitos com canabidiol. Aprovada em 2022, a lei foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD) em fevereiro deste ano. A proposta foi apresentada pelos deputados Goura (PDT), Michele Caputo (PSDB) e Paulo Litro (PSD).

 

Não é bom

Missouri (EUA) condenou a multinacional alemã Bayer a pagar US$ 1,56 bilhão (R$ 7,6 bilhões) a quatro pessoas que alegaram que o herbicida Roundup (marca comercial do glifosato) da empresa causou lesões e doenças, incluindo câncer.

 

Consciência negra

O dia da consciência negra nasceu no Paraná. A lei federal foi sancionada em 2011 e a lei estadual é de 2007, do conselheiro Fabio Camargo, na época deputado estadual. A lei que institui o Dia da Consciência Negra no Paraná foi sancionada pelo governador Roberto Requião (na época no PMDB). “O Paraná tem que ter orgulho de ter criado essa data tão importante para a comunidade afrodescendente e no que tange à conscientização no que diz respeito ao terrível racismo estrutural que ainda estrutural que ainda assola a sociedade brasileira”, diz o jornalista Ronald Stresser, articulista da coluna.

 

No Paraná

O deputado Filipe Barros (PL) organiza a visita de Bolsonaro a Curitiba nos dias 15 e 16 de dezembro. No dia 15, a presidente do PL Mulher, Michele Bolsonaro, participa de encontro com mais de três mil mulheres. “Estamos fortalecendo o PL no Paraná com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de fortes candidatos para a disputa de 2024 em todos os municípios do Paraná”, afirma Filipe Barros.

 

Pré-candidato

Primeiro lugar nas pesquisas para prefeito em Londrina, Filipe Barros diz que primeiro é pensar no crescimento do PL e depois analisar com a direção nacional o quadro eleitoral das 70 maiores cidades do Paraná, incluindo Curitiba. “Em 2026 temos que fazer a maior bancada de deputados federais e pelo menos uma vaga ao Senado, sem esquecer a disputa para o governo do Paraná”, analisa o deputado.

 

Agroecologia

A 20ª Jornada de Agroecologia no campus Rebouças da UFPR é realizada pela quinta vez na capital paranaense, começou nesta quarta-feira, 22, e segue até domingo, 26, terá shows musicais, apresentações culturais, seminários, conferências e oficinas, além de uma diversidade de espaços de visitação. Uma das atrações do sábado, 21, é o show do músico e compositor amazonense, Petrus Cuesta, chegado do pessoal da coluna.

 

Aeroporto Lerner

O ex-governador Jaime Lerner já é nome de ponte na fronteira de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. Agora em Curitiba, começa um movimento para que o Aeroporto Internacional Afonso Pena seja rebatizado como Aeroporto Internacional Jaime Lerner.

 

Adiado

O consórcio Brasil Holding XXI, controlado pelo grupo Pátria, pediu a prorrogação do prazo para a comprovação de atendimento de condições à assinatura do contrato de concessão do lote 1 de rodovias do Paraná. O lote foi arrematado pelo grupo em leilão realizado pela ANTT e pelo Ministério dos Transportes, em agosto deste ano. Na ocasião, o consórcio ofertou um desconto de 18,25% nas tarifas de pedágio estipuladas no edital.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *