Palavra Livre

Candidato

O Estadão avalia que o governador Ratinho Júnior (PSD) pode ser a alternativa da direita para enfrentar o lulismo em 2026 ao aparecer no levantamento do Paraná Pesquisas em empate técnico com Simone Tebet (MDB), Sérgio Moro (União Brasil), Ciro Gomes (PDT) e Romeu Zema (Novo) e à frente numericamente de Eduardo Leite (PSDB), Tereza Cristina (PP) e Ronaldo Caiado (União Brasil). O jornal aponta, inclusive, que Ratinho Junior defende a criação de um banco de desenvolvimento do sul, sudeste e centro-oeste.

 

Piolla no PP

O jornalista Gilmar Piolla informa que está trabalhando agora na Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços, chefiada pelo deputado federal Ricardo Barros (PP). “O Ricardo é um dos políticos mais respeitados do Paraná e do Brasil. Articulador, estrategista, objetivo, construiu a reputação do homem público que cumpre a palavra empenhada e sabe onde quer chegar. Republicano, dialoga com o centro, à direita e à esquerda”, disse Piolla nas redes sociais.

 

Cadê a federação?

Na avaliação do PCdoB e do PV, o PT de Foz do Iguaçu deveria consultar os outros dois partidos para tomar qualquer decisão sobre a relação com o governo Chico Brasileiro. PT, PV e PCdoB formam a Federação Brasil Esperança e estarão juntos nas eleições majoritárias e proporcionais em 2024.

 

Que base?

O PT disse que saiu da base do prefeito Chico Brasileiro (PSD) e um vereador da atual legislatura afirmou que nas últimas duas eleições, o petismo não elegeu sequer um representante no legislativo que poderia fazer parte dos apoiadores do governo municipal. “O PT não tem vereador para compor base ou bloco algum”, disse.

 

Presidente

O professor Elton Barz, presidente estadual do PCdoB, vai assumir a presidência da Federação Brasil Esperança do Paraná que vai definir as candidaturas para as eleições municipais de 2024.

 

Saneamento

O lobby pela privatização dos serviços de água e saneamento é grande. O Instituto Trata Brasil aponta que 102 milhões de pessoas estão sem acesso ao saneamento no País. O problema é igual ao da privatização da energia elétrica que no último apagão em São Paulo mostrou que nas periferias os apagões acontecem oito vezes mais do que no centro e nas áreas mais nobres. Agora quem vai pagar a conta dos serviços de saneamento nas comunidades mais pobres. Os privatistas querem somente os filés dos setores.

 

Manifestação

As manifestações da direita no dia 15 nas principais cidades brasileiras deram água. A fidelização ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não suportou ao calorão de mais de 35 graus.

 

De olho no PDT

Conforme a coluna apontou, o grupo do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (Podemos) quer seu retorno ao PDT para a disputa da eleição de 2024. A direção estadual do Podemos estaria descontente com a atuação de Ghisi no apoio aos candidatos do partido nas últimas eleições. O PDT deve resistir à reaproximação do ex-prefeito.

 

Câmara na Unila

No próximo dia 20 de novembro, às 19h, a Câmara Municipal faz mais uma sessão itinerante, desta vez no auditório da Unila no Jardim Universitário. “A comunidade poderá conhecer o trabalho dos vereadores e apresentar demandas. Temos ótimos resultados já acontecendo das primeiras sessões, o que nos motiva ainda mais”, disse o presidente do legislativo, João Morales (União Brasil).

 

Unila binacional

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, propôs ao presidente Lula (PT) que a Unila seja binacional. “A pedido do presidente Santiago Penã levei ao presidente Lula o projeto da universidade binacional. A ideia é que Unila seja a primeira experiência no mundo de uma universidade pública binacional”, disse o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri.

 

13ª na conta

O Dieese levantou que os principais municípios paranaenses devem movimentar R$ 9,8 bilhões até o fim de dezembro deste ano com os pagamentos dos 13º salários no mercado formal. Deste valor, R$ 2,2 bilhões serão da folha de pagamento dos servidores estaduais que terão o 13º salário antecipado no dia 8 de dezembro pelo Governo do Paraná.

 

Remarcado

O depoimento do senador Sérgio Moro (União Brasil) no TRE que estava marcado para quinta-feira (16) foi remarcado para o dia 7 de dezembro. A oitiva é sobre os processos de abuso de poder econômico que podem cassar o mandato do parlamentar. As ações são movidas pelo PL e pela Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB).

 

Ciumeira

A participação dos prefeitos da base do deputado Fernando Giacobo, presidente do PL do Paraná, nas inserções do partido na TV tem provocado ciumeira entre os parlamentares do partido que há mais de dois anos espalham que Giacobo perderia o comando do PL no estado. O presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, adiantou que o deputado federal vai coordenar a formação das chapas de vereadores e prefeitos no Paraná.

 

Evasão

O diretor de Ensino Superior da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Osmar Ambrósio, informou que o atual percentual de evasão das universidades estaduais chega a 52%. Esse número, no entanto, varia de curso para curso e de universidade para universidade, mas, em geral, os cursos que contam com maior perda de alunos, com até 60% de desistentes, são as licenciaturas, em especial Matemática, Geografia, Química e Filosofia. Cursos como Medicina, por outro lado, contam com uma taxa de abandono de cerca de 1%.

 

Vai decolar?

O ministro Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) garante que o programa Voa Brasil deve alcançar de 2 milhões a 8 milhões de brasileiros na sua primeira etapa a partir de janeiro. “Temos possibilidade de inserir mais 30 milhões a 50 milhões de brasileiros na aviação. Não conseguimos fazer um programa para todos os brasileiros da noite para o dia. A primeira etapa será com públicos específicos (estudantes, pensionistas e aposentados)”, disse.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *