Coluna do Corvo

Desapego

O Corvo tem recebido várias notas sobre Paulo Mac Donald Ghisi e muitas ainda o citam como fosse filiado ao PDT. É impressionante o desconhecimento de algumas pessoas, ou o fato de não ligarem para partidos. Isso, mesmo depois de todo o barulho dando conta do ingresso de Paulo no PP. Vamos lembrar, no entanto, que os pedetistas estão em vias de lançar um pré-candidato, o vereador Kalito Stoeckel e, procuram um vice para compor chapa, tarefa em nada complicada uma vez que o PDT tem construído uma aliança com vários partidos.

 

No PP

Paulo Mac tem iniciado uma extensa agenda com os políticos locais. Dentre todas as recomendações, há súplicas para ele tomar todas as vacinas existentes, contra covid, dengue, gripe… assim não correrá o risco de se apartar do processo, como aconteceu na última eleição. O ex-prefeito acabou ficando fora de combate nos dias mais decisivos e há quem atribua a sua derrota a isso. É possível, considerando que a margem de votos entre e ele e o Chico Brasileiro foi apertada. Toma pelo menos um “melhoral” infantil Paulo.

 

Disputa pelas vices

Nunca, na história a disputa pela “vice” foi tão tumultuada. E pesquisando, em nenhuma cidade a coisa é tão acirrada e escancarada como acontece em Foz, onde há aproximadamente seis pré-candidatos a prefeito e 21 (ou mais) tentando um jeito de sacramentar a posição de vice. E tem gente garantindo que topa qualquer parada, desde que consiga a vaga.

 

As vices mais disputadas

A grande disputa hoje é pelas vagas de vice dos três pré-jurássicos, os “dinossauros” da política local: Paulo, Samis e o General, que apesar de novidade já é conhecido dos iguaçuenses, sobretudo pela passagem na Binacional. Há pré-candidatos estufando o próprio ego, bem além do possível e necessário. Dizem que teriam qualidade para somar com qualquer um dos três. Todos sonham com a cadeira ocupada hoje pelo Francisco Sampaio. Estufar o ego pode ser um perigo. Boca grande não entra em festa no céu.

 

Os mais conhecidos

Alguém ligou para o Corvo relacionando os “pré-vices” mais mencionados e aparecem os nomes de Dilto Vitorassi, Fernando Duso, Polical Sheila, Ney Patrício, João Morales, Eliane D’ávila, Adnan El Sayed, Yasmin Hachen, Fernando Maraninchi e até o Bobato, que é ex-vice e em teoria, voltaria ao posto. O caso é saber se ele topa. As convicções do Nilton são bem centradas para ser prefeito. Vereador ele disse que não quer nem ouvir falar em concorrer.

 

E o que ele pensa?

Bobato, segundo se sabe, não quer saber de ser vice de nenhum dos “jurássicos” e ao que parece a vereadora Yasmin também não. Alguns partidários da federação mencionada na coluna de ontem não se sentiram lá muito confortáveis com a nota dando conta que Enio Verri teria solicitado a vaga de vice para compor com Paulo Mac Donald. O ouvido do Corvo parece que virou penico. No rol do desconforto alguém acabou soltando que a Federação Brasil da Esperança, ou “Fe Brasil”, formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV) em Foz, avalia antes de tudo uma candidatura própria, com os verdes na cabeça da chapa. No PT parece que não pensam assim.

 

Reunião no PTI

Uma reunião envolvendo o G7 (que não é o da ONU, mas do Paraná), com a participação dos sete gestores culturais das maiores cidades do estado, com exceção de Curitiba, aconteceu no PTI na última quinta. Não se sabe explicar, uma das pautas de bastidores foi “falarem mal do Paulo Mac”. O Corvo soube disso por meio de uma pessoa que estava “acompanhando” a reunião. O caso é que o atual diretor-presidente da Fundação Cultural, o Juca Rodrigues estava por lá e deu para ver que a respiração ficou um pouco ofegante. Juca se declarou pré-candidato pelo PCdoB, e ao que se sabe, é ligado ao Chico Brasileiro e ao Bobato. Outras pessoas não gostaram muito do climão. Não era local para a política sucessória, disseram.

 

Pontos negativos

É comum malharem um ou outro candidato, dependendo a ocasião. Mas algo é fato: os mais conhecidos são os que apanham. É isso o que acontece sempre. Malham o Paulo Mac pelo fato de sempre estar com os dentes cravados no osso, que ele não larga de jeito algum; já andam espalhando que se o Sâmis ganhar, não vai levar. Contra o General o que dizem é que ele não é conhecido nos bairros e coisa e tal. E escrevam, as maledicências continuarão até o dia da eleição. Cada um que trate de reforçar os argumentos.

 

Mordendo a língua

Quem não lembra do Sâmis da Silva, na eleição passada, aconselhando Paulo Mac Donald a desistir, para ajudar a eleição transcorrer sem trancos e barrancos? Quem diria, hoje é ele quem enfrenta o mesmo dilema.

 

Fernando Maraninchi

O Corvo foi conferir. Ele disse que é filiado ao MDB e o partido está inserido na base de apoio ao governo Ratinho. Deve se desligar do Foztrans e doar o nome em favor da cidade. Se está no nicho do governo, deve ir com o General ou com o Sâmis, que já adiantou que está mais do que acertado com os emedebistas em Foz.

 

Frente tripla

Olhando para esse lado, o governo Ratinho está em todas as frentes, com o General, apoiando o projeto do PL; indiretamente com o Paulo, graças a amizade com Ricardo Barros e por fim com o Sâmis, devido o enlace estadual com o MDB. O homem não é fraco. São poucas as chances de perder.

 

Outro nome…

Há novos nomes surgindo na política local e isso sim é muito bom. O Corvo conversa o dia todos com gente da esquerda, direita, centro e com a mescla ideológica que no fim das contas acaba acontecendo, porque os candidatos estão juntos e misturados. Dos nomes surgidos, aparece o Deoclecio Duarte na boca de todos os pré-candidatos, o que é possível deduzir que ele é unanimidade e bem-vindo ao jogo. O Corvo tentou conversar com ele ontem, mas estava correndo trecho, leia-se, os bairros. Decerto está avaliando as possibilidades.

 

Vice?

Lá pelas tantas, o que se escuta é que Deoclecio é bem recebido também para compor a vice, mas disseram ao Corvo que a humildade fala mais alto e o que ele quer mesmo é participar do processo, o que sabemos, todo cidadão deveria fazer porque é assim que se melhora o ambiente. Deoclecio é alguém chegado em entrar e sair pela porta da frente, isso todo mundo já sabe e quer distância do Legislativo, não adianta nem especularem. O Corvo promete revelar o que ele pensa, nas próximas edições.

 

Diz a lenda urbana…

… que o Paulo Mac apareceu no Jardim São Paulo domingo pela manhã e estacionou o carro perto de um local onde vendem assados. Entrou na farmácia, conversou com um e o outro e não demorou, encostou a barriga na churrasqueira e ficou um tempo comendo linguicinha assada. Foi ele sair e chegou o Sâmis e a linguiça continuou rolando solta. Uma hora depois eis que surge o General e já chega dizendo que sentiu o cheiro da linguiça um quarteirão antes! Resultado: acabou-se a linguiça, que dizem é uma das especialidades do açougue local. “Comprar que é bom, só o general acabou levando um frango assado”, disse o açougueiro.

 

Andança

Isso de dizerem que os pré-candidatos estão quietinhos é mentira da mais grossa e que uns e outros não são conhecidos, não confere. Paulo e Sâmis estão na rota faz um tempão e o General está se tornando muito conhecido em várias localidades, a começar pelo Porto Meira. Para encontrá-lo, basta aparecer por lá nas manhãs de domingo. Ele entra e sai das lojas de materiais de construção; está sempre comprando uma torneira, encanamento, lixas, enfim, já fez amizade com meio mundo.

 

Aviso aos leitores

Algumas pessoas pegam o Corvo na paulada, por causa das notas publicadas na página ao lado, que é redigida pelo Beto Maciel & sua turma. A coluna “Palavra Livre” não é o “Bico do Corvo”. Os conteúdos são originados por pessoas diferentes. Não foi surpresa saber que o Beto é frequentemente consultado em razão das notas que saem no Corvo. Eita que no fim das contas dá no mesmo. Afinal a amizade é antiga. O bom é o leitor se certificar da origem dos textos, antes de brigar com os jornalistas.

 

Sábado, enfim!

Taí o final de semana, uma folguinha e nem tanto, porque é quando a Corva, logo cedo, joga os baldes, vassoura e rodo na frente deste pobre colunista. E dá-lhe faxina! Mas depois sobra um tempinho para o ócio, coisa muito importante. Um bom final de semana a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *