Assinatura
ELEIÇÕES 2026

Mais de 5 mil brasileiros votam para presidente em Ciudad del Este

Ciudad del Este recebe 5.102 eleitores brasileiros neste domingo, todos habilitados a votar apenas para presidente e vice-presidente do Brasil.

04/10/2026 10h19
Por: Redação
Fonte: Da redação com assessoria
Consulado-Geral do Brasil em Ciudad del Este recebe 5.102 eleitores brasileiros neste domingo para a eleição presidencial. Foto: Reprodução/Internet
Consulado-Geral do Brasil em Ciudad del Este recebe 5.102 eleitores brasileiros neste domingo para a eleição presidencial. Foto: Reprodução/Internet

Mais de 5 mil brasileiros aptos a votar participam neste domingo (4) das Eleições 2026 em Ciudad del Este, no Paraguai. Ao todo, 5.102 eleitores brasileiros têm domicílio eleitoral registrado no exterior e estão habilitados a votar no Consulado-Geral do Brasil no município paraguaio.

A votação é exclusiva para presidente e vice-presidente da República. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), brasileiros inscritos na Zona Eleitoral do Exterior não participam da escolha de governador, senador, deputado federal ou deputado estadual. Tribunal Superior Eleitoral

O número de eleitores brasileiros no exterior cresceu em relação a 2022. Neste ano, 918.876 brasileiros estão aptos a votar fora do país, distribuídos por 186 cidades. Em 2022, eram 697.078 eleitores nessa condição, aumento de 31,82%. Tribunal Superior Eleitoral

Brasil e Paraguai têm eleições no mesmo dia

A votação brasileira ocorre em meio às eleições municipais do Paraguai, realizadas também neste domingo. São processos eleitorais distintos, conduzidos pelas respectivas autoridades eleitorais de cada país.

Os 5.102 eleitores brasileiros registrados em Ciudad del Este fazem parte do cadastro da Justiça Eleitoral brasileira. O número, portanto, não corresponde ao eleitorado das eleições municipais paraguaias.

Brasileiros que também tenham nacionalidade paraguaia e estejam regularmente habilitados a votar no Paraguai constituem uma situação eleitoral diferente. A eventual participação nesse processo segue as regras da Justiça Eleitoral paraguaia.

Eleitor com título no Brasil não pode votar em CDE

A transferência do domicílio eleitoral é determinante para definir onde o brasileiro pode votar no exterior.

Quem mora no Paraguai, porém mantém o título eleitoral registrado em uma zona eleitoral brasileira, não pode simplesmente comparecer ao Consulado-Geral em Ciudad del Este para votar. O TSE informa que não existe voto em trânsito no exterior. Tribunal Superior Eleitoral

Nesse caso, o eleitor que estiver fora do Brasil e não comparecer à sua seção eleitoral de origem deverá justificar a ausência.

A mesma regra vale para brasileiros cadastrados em seções eleitorais no Brasil que estejam no exterior no dia da eleição. Não é possível solicitar transferência temporária para uma seção instalada fora do país. Tribunal Superior Eleitoral

Voto no exterior cresceu 31,8%

O eleitorado brasileiro residente fora do país alcançou 918.876 pessoas nas Eleições 2026. O contingente representa pouco mais de 0,5% do eleitorado brasileiro, estimado em 158,7 milhões de pessoas. Tribunal Superior Eleitoral

A organização da votação no exterior é feita pela Justiça Eleitoral brasileira, com participação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pela coordenação do processo, e apoio das representações diplomáticas e consulares.

O TSE informa que as seções eleitorais foram distribuídas por 186 cidades no exterior. A votação fora do Brasil é restrita à eleição presidencial. Tribunal Superior Eleitoral

Tríplice Fronteira tem eleitores dos dois lados

A votação deste domingo produz uma situação particular na Tríplice Fronteira. Brasileiros com domicílio eleitoral transferido para o exterior podem votar em Ciudad del Este, enquanto outros brasileiros residentes no Paraguai, que mantêm o título registrado em Foz do Iguaçu, precisam atravessar a fronteira para votar no Brasil, caso estejam obrigados a comparecer às urnas.

Em outras palavras, morar no Paraguai não determina, por si só, o local de votação. O que define onde o eleitor pode votar é o domicílio eleitoral registrado na Justiça Eleitoral.

Assim, os 5.102 eleitores contabilizados pelo TSE em Ciudad del Este correspondem especificamente aos brasileiros que transferiram o domicílio eleitoral para o exterior e estão habilitados a votar no município paraguaio. Tribunal Superior Eleitoral

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Foz do Iguaçu, PR
Atualizado às 18h01
21°
Tempo nublado Máxima: 26° - Mínima: 15°
21°

Sensação

1.94 km/h

Vento

84%

Umidade

GDia-assinatura
Cemildo Farma
Blogs e colunas
Assinatura
Últimas notícias
Teste ADS/ GDia
Mais lidas
Anúncio
Anúncio