No Bico do Corvo

Dia das Mães

O comércio vive boas expectativas para uma das datas mais cheias de sentimento no calendário anual e isso mexe também com o Turismo. Vários hotéis criaram campanhas e visitar Foz será o presentão de muitas mamães. Segundo revelou uma fonte, há muitas reservas no setor hoteleiro.

 

Lazer e diversão

Os hotéis trabalham com três possibilidades: uma é para os que já possuíam reservas, independentemente do Dia das Mães. Como sabemos, todos os finais de semanas são concorridos e ampliaram a taxa de ocupação; outra é a ideia de estimular o turismo regional por meio de pacotes temáticos e por fim, abrir as portas dos estabelecimentos para a cidade, movimentando restaurantes e demais áreas de lazer. Faz tempo famílias passam o dia desfrutando os jardins e a gastronomia de Foz.

 

PL das Fake News

Situação e oposição faziam um berreiro caso houvesse controle na internet e redes sociais. Todo mundo teme a censura. Taí o resultado: os primeiros movimentos do PL em debate, propõem a regulação, embora os instrumentos ainda indefinidos. Vão precisar muita força de meditação para relatar como será essa vigília dos abusos, desmontando os “especialistas” em esculhambar a vida alheia. Vai continuar sobrando para os portais e big techs.

 

Aqui entre nós…

A Justiça continua sendo a porta de entrada para a moralização da internet, seja em portais, blogs ou redes sociais. Qualquer cidadão público ou privado, empresas e organismos podem mover ação contra os abusos, sem precisar de filtro ou aparato moderador. Crimes contra honra, independentemente dos marcos regulatórios sempre acabarão no mesmo lugar e terão desfecho mediante a decisão de um juiz.

 

Contra a igualdade

Corvo, igualar o salário das mulheres perante os homens, em cargos exercidos pelos dois, é uma luta antiga no Brasil. Aliás é um dos marcos discriminatórios que precisam cair. Alguém acreditaria que 36 deputados federais votariam contra algo assim? Prezado colunista diga quais foram esses deputados. Nos faça este favor.

Daniela R. S. Sandrinni

 

O Corvo responde: prezada, o PL 1.085, foi apresentado pelo governo no Dia Internacional da Mulher (8 de março) e obteve 325 votos favoráveis e apenas 36 contrários. Dez mulheres votaram contra, pasmem. Vamos conferir quem votou contra. De antemão o Corvo antecipa que apenas dois paranaenses transitaram nessa contramão. Eles estão na lista (ordem alfabética): Adriana Ventura (Novo-SP), Alberto Fraga (PL-DF), André Fernandes (PL-CE), Any Ortiz (Cidadania-RS), Bia Kicis (PL-DF), Bibo Nunes (PL-RS), Capitão Alden (PL-BA), Carla Zambelli (PL-SP), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Cb Gilberto Silva (PL-PB), Chris Tonietto (PL-RJ), Dani Cunha (União-RJ), Deltan Dallagnol (Podemos-PR), Dr. Jaziel (PL-CE), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Evair de Melo (PP-ES), Filipe Martins (PL-TO), General Girão (PL-RN), Gilson Marques (Novo-SC), Julia Zanatta (PL-SC), Junio Amaral (PL-MG), Kim Kataguiri (União-SP), Luiz Lima (PL-RJ), Luiz P.O Bragança (PL-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Marcio Alvino (PL-SP), Mauricio Marcon (Podemos-RS), Mauricio do Vôlei (PL-MG), Ricardo Salles (PL-SP), Rodolfo Nogueira (PL-MS), Rosângela Moro (União-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Sgt. Gonçalves (PL-RN) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

 

Time do contra

Tudo indica que os deputados relacionados jamais voarão matérias do governo, inclusive pautas necessárias em favor da população. A ala é movida pelo radicalismo e o “time” sabe que enfrentará desgaste. Os paranaenses que fazem parte são o Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e o Sargento Fahur (PSD-PR). Rosangela Moro, apesar de nascida no Paraná, é deputada pelo Estado de São Paulo.

 

Welter em Foz

Quem marcou presença pela cidade nesta segunda-feira foi o deputado federal Welter, do PT. Concedeu entrevistas, visitou empresários e participou de reuniões, uma delas com quase 50 pessoas. Morador de Toledo, de uns tempos para cá tem frequentado bastante a cidade, pois está no rol de vários nomes próximos, tanto na Itaipu como no PTI. Além do mais ele teria escolhido um assessor na cidade, o ex-vereador Fernando Duso.

 

Casa cheia

Antes de retornar à Brasília, Welter realizou algumas conversas com gente do governo municipal e também participou de uma reunião com um ex-candidato a prefeito e que anda se movimentando para as eleições do ano que vem. O Corvo vai sortear um doce de abóbora para os que adivinharem com quem foi a conversa.

 

Marcas do PT

Especulações e fuxicos à parte, o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi apoiou vários candidatos a deputado, sendo que uns, bem mais do que outros. O caso é que a maioria era ligada à direita e centro-direita. Em algumas declarações, mostrou-se mais bolsonarista do que lulista, inclusive. Essa postura desagradou petistas e aliados do atual presidente, porque nomes como o de Fernando Haddad eram frequentes na cidade nos tempos em que Paulo era o prefeito. Muito da estrutura que há na cidade, tanto na Educação, como na Saúde tem a marca desse relacionamento.

 

Explicações

Como diz o próprio Paulo, “há dias em que o vento sopra de um lado e depois muda para outro”; pode ser, com isso, ele explica as movimentações na política. O caso é que em terra bolsonarista quem tem um só olho corre o risco de pisar no tomate. Mas o que vale é o voto e Paulo ainda conserva parcela importante do eleitorado. Deve estar torrando antes os neurônios para encontrar uma solução de não se queimar, ou ir parar na fogueira inquisitória de ambos os lados. Eita que a obragem não é das mais tranquilas. Como bom obreiro ele entende sobre dimensão e alargamento.

 

E o que vai dar?

Paulo, ao que consta, é filiado ao “Podemos”, um partido com um pé em cada extremo. Logo, ele deve tirar proveito da situação e examinar com certa tranquilidade para onde irá ou o que fará. Quer ser candidato, não desiste nunca, não há o que segure, mas se houver dúvida ou impedimento, é certo que apoiará outro nome.

 

Quem será?

O Corvo apenas especula o terreno. Em caso de não sair candidato, tudo leva a crer que o Paulo não embarcará na mesma canoa que o Chico Brasileiro, apoiando um indicado do governo municipal. As chances são remotas, a não ser que o nome seja imbatível. Dizem que as eleições municipais seguirão o ritmo da polarização entre direita e esquerda, e como sabemos, o general deve organizar a uma fatia considerável da disputa. Silva e Luna pode ter apoio do Paulo, dependendo a conversa. Alguém duvida?

 

O escolhido

O fato é que há uma competição aberta e muita gente lutando para ser o escolhido para a sucessão de Chico Brasileiro. Dentre os nomes no páreo estão o Samis da Silva, Nilton Bobato, Ney Patrício, Adnan El Sayed e Kalito Stoeckl. Há, no entanto, quem diga que nenhum desses nomes caiu ainda na graça do atual chefe do Executivo e que ele ainda busca um sucessor “para chamar de seu”. O Corvo desconfia que haverá uma grande novidade quanto a isso.

 

Novo secretário

O universo espacial da arquitetura municipal anda inquieto quando o assunto é a indicação do novo secretário de Planejamento. Devem expedir uma carta nos próximos e isso pode pesar nos ombros do escolhido pelo prefeito. Assuntos como o Porto Seco e a Praça das Aroeiras, na Vila Yolanda fariam parte do documento. Mas pensando bem, quem disse que é preciso ser um “arquiteto” para atuar no Planejamento?

 

Desconforto

Moradores da Rua Jorge Sanwais, no quarteirão que abriga a Rua Naipi e a Avenida JK, estão reclamando muito da ausência do poder público no perímetro. Além da sujeira e da insegurança, o trânsito é caótico e os acidentes são constantes. Isso acontece, dizem, por conta da mão dupla no trecho.

 

Paciência

Prezado Corvo, as autoridades precisam encontrar alternativa para aliviar o trânsito na BR-469 nos finais de semana e feriados, porque as filas são enormes até chegar na duplicação, no trecho considerado urbano da Avenida das Cataratas. Apesar de não haver tanta lentidão, seria bem mais confortável caso os veículos fluíssem, e visitantes e turistas não precisassem passar por esse constrangimento. Fiz questão de fazer o registo. Houve uma ocasião que a fila chegou próxima do Centro de Convenções imagina? Quem faz o serviço de transporte no aeroporto entrou em parafuso.

O Corvo responde: prezado, realmente a situação é complicada, mas a boa notícia é que as máquinas estão aparentemente trabalhando na área do viaduto entre a BR-469 e Avenida das Cataratas. O prazo para a entrega das alças é julho próximo. Teoricamente as filas deixarão de existir se não houver mais os desvios em frente ao Hotel Carimã.

 

Palhaços na pista

Corvo, fiquei sabendo que esses dias um palhaço quase foi atropelado ao tentar atender os veículos que buscavam estacionar nas proximidades do circo na Avenida das Cataratas. Não se consumou um acidente, mas a maneira com a qual os veículos são abordados, isso não é difícil de acontecer. O povo se atravessa na Avenida, como não fosse uma via de movimento.

L.H.G (O leitr pediu para não ter o nome divilgado)

O Corvo responde: prezado, muitas pessoas reclamaram sobre isso. Dizem que o circo em questão poderia ser instalado um pouco mais longe da via e isso resolveria o problema. Fica então para a próxima, porque segundo dizem, as lonas estão para serem desmontadas. Nem há mais pessoas vestidas de “palhaço” orientando o estacionamento.

 

Palmirinha é pop e cult

Às vezes não nos atentamos para o sucesso de algumas pessoas, pelo simples fato de não assistirmos o canal de Tv em que ela trabalha. A moça que faz a limpeza na casa do Corvo estava entristecida na manhã da segunda-feira, em razão do falecimento da dona Palmirinha Onofre, a cozinheira mais ativa e conhecida da telinha, cujos livros de receitas se converteram em best-sellers. Pudera, entre outras, a dama do fogão ajudou e ensinou muita gente a aproveitar o que havia na geladeira e despensa; uma mão na roda em tempos de crise. “Eu antes deixava de lado sobras de arroz e feijão; a Palmirinha me ensinou a fazer um delicioso virado, que é um sucesso lá em casa”, relembrou a colaboradora dos afazeres domésticos do colunista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *