No Bico do Corvo

General no pedaço

O Corvo disse que iria averiguar a possibilidade ou pelo menos saber, se o general Silva e Luna estaria mesmo propenso a disputar a prefeitura e a notícia estourou no final de semana. O Almanaque Futuro antecipou. Em todos os casos tudo ainda está no “condicional”; o general disse que vai analisar a situação com toda a calma, conversando bastante antes com a população e seus vários setores.

 

Fogo no parquinho

Na sexta-feira, partidos alinhados à direita se reuniram com a intenção de começar a discutir o cenário e, no final de semana, já surge uma notícia assim? Este colunista apurou que o setor de política entrou fui num baita rebuliço depois que a matéria foi parar nas redes. Claro, muita gente deu pulos de alegria, mas os que já se consideram adversários, nem tanto. O calor foi tamanho, que o povo do circo que está na cidade, pensou em desarmar a lona, antes que ela pegue fogo.

 

No geral

O Corvo teve acesso à entrevista concedida pelo general e ela é bem mais longa, com comentários sobre um pouco de tudo. Ele revelou que estudou bastante a cidade, inclusive as áreas mais problemáticas, como é o caso do Porto Meira, e também setores nos setores Norte, Leste e Centro. Desde que deixou a Petrobrás, tem se dedicado em analisar o que acontece em Foz, cidade onde pretende viver, uma vez que possui residência fixa. Isso ele deixou bem claro.

 

Qual partido?

A escolha da agremiação política será um capítulo à parte. Com base na entrevista do general Silva e Luna, o Corvo conversou com vários políticos e o caso é que há mesmo uma porção de convites. Ao todo, este colunista listou quatro partidos na linha e um com tratativas avançadas. Segundo uma fonte, até o bloco aliado ao governo estaria interessado no assunto. Vai que isso cola?

 

E se colar?

O fato é que se o general emplacar como candidato e com apoio de forças poderosas, tem tudo para surgir até como um nome de consenso, sobretudo se somar direita e centro. Num rebolo assim e em momento de indecisão, é possível que até mesmo o povo da esquerda converse com ele. O grande problema de Foz do Iguaçu parece ser “um nome” para disputar as eleições.

 

Nivelamento

Saber que pessoas como o general Silva e Luna se dispõem a discutir a sucessão em Foz é algo extremamente salutar. Ajuda a nivelar a disputa em outro patamar. Eleição assim afasta uma porção de tranqueiras que ocupam o espaço, enchem o saco dos eleitores e não fazem votos suficientes nem para inspetor de quarteirão. Apesar de ser democrático, há quem não se toque e jamais, em tempo algum se elegerá. Se muitas pessoas sabem disso, deveriam ceder o espaço para quem possui chances e dignifique o processo, sem que a política seja a todo tempo jogada na lama. Numa e outras, a participação desqualificada é que prejudica a credibilidade e coloca o setor político em baixa.

 

Paulo e Sâmis

Independentemente de partidos, dois nomes aquecem as enquetes e o clamor dos saudosistas. Existe muito isso na política, as pessoas lembrarem os períodos que foram bons para elas. Mas temos aí um conceito muito particular, porque um governo pode ser bom para um e nem tanto para outros. Por esse aspecto, Paulo Mac Donald Ghisi e Sâmis da Silva surgem na ponta, em todos os levantamentos.

 

As torcidas

O que se percebe, olhando para os resultados, é que muitos saem das fornalhas de fãs fanáticos, correligionários, aliados e simpatizantes; gente embarcando na onda apenas para não ficar fora dela. Os números se confrontados deixam muitas lacunas. Em períodos assim o povo quer mais é fazer a confusão acontecer.

 

Os novos rumos da FM Itaipu

Outro fato importante e que chamou bastante a atenção no final de semana, foi a negociação em torno da mais tradicional emissora de FM da cidade a Itaipu, antes controlada pela família Savaris. Quem assume a emissora é o empresário José Elias Castro Gomes, como muitos planos para a nova programação.

 

O Zé Elias

É pessoa cabeça, de muitas e boas intenções e está de olho em tudo na cidade, até mesmo na cadeira de prefeito. Mas antes disso, fazer rádio de qualidade já era uma ambição antiga, a começar pela história. A FM Itaipu foi a menina dos olhos do saudoso Antonio Savaris e sempre se manteve na lista dos veículos de credibilidade. Quando nasceu, no final dos anos 70, a FM sempre pautou pelo bom gosto na programação musical e noticiários isentos e pontuais. Depois é que surgiu a concorrente a FM Cultura, hoje com outro nome. A verdade é que a mudança é muito boa para o setor da comunicação; irá renovar ares, a começar pelo advento eletrônico. José Elias é muito qualificado para a direção da empresa e deve promover mudanças saudáveis. E é uma missão de responsabilidade e mais, de envergadura porque há 2 milhões de ouvintes disponíveis no Oeste Paranaense e até em cidades da Argentina e Paraguai. Todo mundo fica vasculhando o dial.

 

Bosque Guarani

Ocorreu nesta segunda-feira (ontem 17), na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para debater o futuro do Bosque Guarani. Muita gente compareceu e a conclusão é que o futuro da área está se tornando um grande ponto de interrogação para a população. O Corvo apenas critica o convite do evento, onde parece uma baita girafa. Quando é que o Bosque Guarani abrigou um bicho assim? Bom, se usam a figura de elefante indicando o Refúgio Biológico, o que se pode esperar? Deveriam usar os bichos nativos da região, como é o caso da Onça Pintada.

 

Qual o plano?

O projeto da prefeitura em transformar a área em uma Unidade de Conservação pode ser um importante e primeiro passo. A estratégia é arrecadar o famoso ICMS ecológico. Há uma nascente nas cercanias e causar a discussão é importante. Claro, sem as girafas, elefantes e hipopótamos. Há espaço, no entanto, para as antas e capivaras.

 

Em pauta

Parece que a reunião realizada na Câmara Municipal entre Executivo, Legislativo, instituições de segurança educação potencializou ações nas escolas. O governo se mexeu e anunciou a contratação de 50 agentes particulares de segurança. Isso vai fazer a diferença caso algum engraçadinho resolva aparecer e ameaçar maltratar as nossas crianças. A batata dos boateiros de plantão está assando; eles devem tomar tento. Pagarão pela besteira que fizeram.

 

Câmara em alta

Falando em Audiência Pública, a Câmara Municipal de Foz tem apresentado um importante protagonismo nos debates. Foram três grandes eventos nos últimos sete dias! Será que isso está relacionado às movimentações eleitorais ou é a cara da nova Gestão?

 

Novo elenco do PTI

O novo Diretor Superintendente do PTI, empossado há poucos dias Irineu Colombo, já montou sua equipe de diretores e assessores. Dentre eles, estão o Luiz Henrique, que foi o candidato do PT a prefeito nas últimas eleições, e a presidente do partido em Foz, Maristela Viana. E assim o PT vai se fortalecendo para 2024.

 

Itaipu na Folha

Uma das manchetes do jornal Folha de São Paulo de ontem foi: “Itaipu avalia alta na tarifa de energia”. Em verdade o jornal e a FGV – Fundação Getúlio Vargas estão analisando a transição no setor energético.

 

Inteligência em voga

Bastou o ChaptGPT surgir e causar um furdunço, que vários projetos estão sendo lançados. O mais esperado é o Google, que promete ser bem ampliado. O problema é que todos as iniciativas estão procurando um jeito de cobrar os usuários. O Google pegou porque é de graça, no dia que inventarem de cobrar, o império desmorona.

 

E a vacinação?

Segundo informações oficiais, “mais de 5,2 mil doses foram aplicadas no Dia “D” de vacinação”, que aconteceu no último sábado. Mas é bom esclarecer que há doses de rotina disponíveis nas 29 unidades de saúde, tanto para Covid-19 e Influenza. O número exato de vacinados foi 5.246. O prefeito Chico avaliou positivamente a ação, mas ainda falta muita gente encarar a agulha e reforçar a imunidade coletiva. Eita povo difícil de convencer. Vacinação é importante salva vida.

 

Banco de cadeiras de rodas

O Rotary Foz Ponte faz um apelo aos que emprestaram cadeiras entre os meses de Janeiro a Junho de 2022 no sentido de renovar os contratos de empréstimos ou devolverem os equipamentos caso não estiverem usando. e que por algum motivo ainda não renovou seu contrato de empréstimo ou não devolveu o equipamento, pois várias pessoas estão fila de espera precisando muito uma cadeira de rodas. Para renovar o empréstimo basta entrar em contato com a entidade ligando ou enviando Whatsapp:  45 3025 3769 ou 45 99817 7055 de segunda a sexta feira das 13:00 as 17:00

 

Tênis Solidário

O Corvo aproveita o esforço do nobre amigo Ricardo Moura e endossa seu pedido para a doação de tênis usados. É um dos itens mais comuns na casa da gente e muitas vezes as pessoas descartam. A Escola Alternativa Gente Especial precisa calçar os alunos nas práticas esportivas e aulas de educação física. Muitos alunos encaram as atividades com chinelos e em muitos casos até descalços. As colaborações podem ser entregues na Av. República Argentina 5435, Morumbi I, bem próximo ao Super Muffato ou quem possuir os calçados pode contatar o WhatsApp 45 99928 9366, direto cm o professor de Ricardo Moura, muito dedicado e apaixonado pela Educação Física.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *