Coluna: No Bico do Corvo

Luciano e o Coreto

Como deputado federal o Luciano Alves tem abordado temas locais e isso deixa algumas pessoas bicudas. O problema é que cada um faz do mandato o que bem entender, porque se submeteu ao processo eleitoral. Quem se incomoda com o Luciano que se prepare, porque ele vai balançar o picadeiro da política local.

 

Luciano e o Paulo

Corre pelas redes sociais um mais recente vídeo do deputado elogiando o Paulo Mac e, lamentando o fato de ser inelegível. Contaram para o Corvo que o Mac deu uma ajeitada na cadeira, quando ouviu, porque aguardaria uma notícia boa em relação ao processo que o mantém afastado da política. De qualquer maneira, Luciano deu uma agitada no cenário ao lembrar o ex-prefeito. Todo mundo já sabe que o processo que o mantém no banco é algo complicado de entender. Paulo contratou uma pessoa para trabalhar a busca de recursos públicos e fez tudo em acordo com pareceres e mesmo assim levou chumbo na Justiça.

 

Igual rapadura

O povo diz que a iguaria é doce, mas não é mole. Então vamos explicar o caso, sem esbarrar nas questões legais, até porque o Corvo não quer responder processo: existe muito dinheiro no governo federal e é necessário alguém ficar ligado nos editais o tempo todo. Todos os ministérios criam programas e parcerias com município o tempo todo e o que o governo Paulo fez, foi contratar os serviços de alguém para manter a atenção nessa enxurrada de oportunidades. Pagava algo em torno de R$ 5 mil ao mês para uma profissional, ao invés de pagar milhões em comissões para uma agência e, os serviços, conseguiram atrair recursos em várias frentes e em valores milionários, por meio de muitas benfeitorias que estão sendo usadas pela população hoje. Mesmo assim, tudo acabou em imbróglio judiciário em todas as instâncias e custou até uma eleição para o Paulo.  Ele deve se arrepiar só de ouvir falar.

 

Um perigo

Aí alguém vai perguntar: como um prefeito acaba embarcando em canoa furada, como essa que o Paulo entrou? Pois é a coisa mais fácil do mundo de acontecer. Diante de exemplos assim, os prefeitos reforçam as assessorias, controladorias, fazem o município investir pesado em na revisão de documentação; em burocracia; muitas vezes acreditam nos outros e acabam levando chumbo. Mesmo com todo esse aparato, com olhos nos peixes e nos gatos, as encrencas acontecem. O custo político é altíssimo. Paulo luta para se livrar do chiclete na sola do sapato.

 

Luciano disse…

…no meio dos elogios, o deputado soltou uma informação que levantou a orelha de muita gente: uns acham que ele se enganou, outros acreditam que se antecipou, dizendo que Paulo pertence ao PDT. Paulo ainda está no Podemos, mas alguém lembra disso? Difícil. Deve ser uma luta desassociar o Mac do PDT, muita gente ainda vai até o seu escritório para tratar de assuntos do partido. Uma fonte assegurou a este passarinho que a mala e a cuia já estão próximas da porta e o retorno é possível.

 

Bobato em campanha

O fato do Nilton Bobato se manifestar e opinar sobre os rumos do PT, dias depois de ingressar no partido, levantou rodamoinhos, fazendo muita gente jogar peneira, para encontrar saci. Há quem jure de pés juntos que o Nilton não conseguirá apoio para ser o candidato e, se depender de várias pessoas, será difícil se lançar vereador.

 

Qualificação

Bobato “chegou chegando”. Para alguns correligionários não haveria nada de mais em suas manifestações, ele apenas quer mostrar que não será encoleirado e, trocou de casa para se articular, coisa que estava um pouco difícil na outra agremiação. Por bem ou mal, mantém o partido no protagonismo municipal. No PT, há um certo silêncio com relação ao secretário de Governança, por outro lado, ele falar em qualificação, isso despertou a ira de muita gente. Alguém ligou para o Corvo perguntando: “quais são os ‘desqualificados’ no partido?”

 

Se mexendo

Enquanto não sai a decisão na Justiça, liberando o passaporte eleitoral, Sâmis vai se encaixando novamente no MDB, de onde jamais deveria ter saído, dizem. Mas a decisão foi uma via que no momento, não poderia ser ignorada. Agora as coisas são diferentes e os emedebistas estão de novo realizando pinturas faciais, para entrar em guerra, como nos velhos tempos. Sâmis deve retornar ao ninho e se a decisão de participar das eleições lhe for favorável, não há quem segure.

 

Quedas de braço

Vai entender, um dia todos estão de bem, fazendo juras de paz e prosperidade, em outro, quebram pratos como em festa grega. Parece comportamento de piá pançudo. Coisas da política. O presidente da Câmara e o Prefeito tornaram a se bicar; o motivo seria a recusa por parte do Chico, em ceder o edifício onde funcionava o Legislativo, e, transformá-lo às pressas em Estação Cultural. Pode haver aí um desconhecimento mútuo: o povo do setor cultural trabalhava o resgate do edifício bem antes do Chico ser prefeito, a long time, portanto quando o João Morales nem pensava em seu vereador. Tanto um como o outro, devem entender a importância da Cultura e a necessidade de espaços para as manifestações.

Projetos antigos

Faz bastante tempo, a Fundação Cultural realizou vários anteprojetos, esboços e desenvolveu uma porção de ideias para utilizar edifícios públicos, caso o Centro Cívico fosse construído. As pedreiras abandonadas, o vale do Monjolo, ao lado da Feirinha, o Bosque com a praça em frente à Uniamérica, o conjunto de edifícios na Rua Quintino Bocaiúva (foto), o pátio de veículos estragados na Felipe Wandscheer, e, o edifício da antiga Câmara, que abrigava a procuradoria na época do levantamento. Um desses espaços, inclusive, pode abrigar tranquilamente as necessidades do Legislativo e contribuir para a redução do aluguel.

 

E cadê os tais projetos?

A Fundação Cultural, nos tempos da dupla Paulo & Chico no poder, realizou um verdadeiro arcabouço de providências físicas e conseguiu avançar bastante na construção do Teatro Municipal. Havia inclusive uma Banda, Orquestra, Coral, cameratas, grupos de cordas e metais, cada formação deveria receber um teto. O atual diretor-presidente da Fundação, o Juca Rodrigues ocupava uma diretoria lá inclusive e lembra bem de tudo. Por obra do destino, muito cruel com a cidade, assumiu o seo Reni Pereira e as ideias foram evaporadas, desprezadas; os projetos desapareceram, os acordos liquidados. Uma tragédia.

 

Inutilidade?

Algo que não precisam fazer em Foz, é tratar a Cultura como desnecessária e inútil. O setor não deve apanhar toda a vez que discutem interesses políticos. João e os vereadores não fizeram isso, tampouco o Chico, mas quem gosta de vez o circo pegar fogo acaba fazendo. Expandir as ações culturais, garantir a sobrevivência do calendário e seus eventos, oportunizar novas manifestações, realizar convênios, tudo isso é muito importante, como é economizar o dinheiro. O problema é que se necessita espaço para levar adiante os movimentos culturais. A cidade precisa pensar nisso também. Educação e Cultura melhoram e muito o índice de desenvolvimento humano, ajuda a reduzir a doença e o pior dos males, a ignorância.

 

Ai o Transporte…

O presidente da Câmara, João Morales; e os vereadores Marcio Rosa, Galhardo e Cabo Cassol protocolaram um pedido de para a abertura de CPI do Transporte Público. Taí uma pendenga que não termina nunca. O problema parece ser a decretação de caducidade. Lá vamos ao túnel do tempo mais uma vez. Isso precisará ser votado e são necessárias cinco assinaturas, senão é o plenário quem decide. Bom, como sabemos, o assunto tramitou em todas as instâncias judiciais e as decisões foram amparando as mudanças, etc e tal. Os “novos” fatos revelados pelo Observatório Social, em audiência pública sobre o tema, reaqueceram a encrenca. Diante da complexidade, é possível que tempo leve o assunto até a próxima legislatura.

 

Marco das Três Fronteiras!

Que boa notícia! O ponto de encontro das águas e culturas é o mais novo reconhecido do prêmio Traveller’s Choice 2023 (Best of the Best). Sim, o Marco está consolidado como das melhores atrações do mundo. A avaliação resulta das pesquisas com viajantes na plataforma TripAdvisor, que revelou o atrativo com 80% de opiniões consideradas excelentes e muito boas! Bom, agora o que falta mesmo é arrumarem os acessos. Isso pode elevar a opinião para 100%!

 

Criatiff no Catuaí

As mulheres estão festejando a novidade! Faltava mesmo um espaço assim dizem. A marca Criatiff inaugurou sua loja no Shopping Catuaí Palladium no último final de semana. A grife cria coleções com as tendências mais modernas da moda nacional e internacional, priorizando a praticidade e o conforto a cada estação sobretudo para as mulheres a partir dos 50 anos. A Criatiff ingressa no eixo comercial com a Coleção Primavera 2023, com tecidos leves e frescos e estampas que remetem à estação. A marca está 40 anos no mercado brasileiro, com o olhar diferenciado à mulher madura. Também há o CriatiffClub, um programa de fidelidade que garante acesso às novidades, com bônus cashback e benefícios especiais.

 

O poderoso São Miguel Arcanjo

A matriz São João Batista promoverá a campanha “Quem como Deus? Ninguém como Deus”. Será uma novena à São Miguel Arcanjo, de 23 a 30 de setembro, com o início sempre às 19h, com o tema “Livrai-nos do Mal”. Aos que não conhecem, o Padre Willian explica como a novena é poderosa aos católicos. Diante das tentações, São Miguel, cujo nome vem do hebraico e significa “Quem como Deus?’, revela o poder divino sobre tudo e sobre todos.

 

À solta

Um vírus medonho está circulando em Foz e derrubando muita gente. O Corvo foi inclusive pego de surpresa. Os sintomas são de um resfriado muito forte e que dura dias. Assusta e para variar a gente sai na correria, fazendo exames de Dengue, Covid e tudo o mais. Dói a cabeça e o bolso. Sempre é bom ir ao médico também e não entrar numas de se medicar por conta. Uma boa quinta-feira a todos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *