Coluna do Corvo

Vermelho em grande noite

Em poucas ocasiões o plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu esteve tão concorrido. Todos os assentos foram ocupados e havia muitas pessoas em pé para ver o deputado federal Vermelho ser agraciado com o Título de Cidadão Honorário. Foi uma cerimônia até que rápida, começou 19h30 e terminou perto das 21hs. O deputado estava faceiro e foi muito aplaudido; mais do que merecida a homenagem.

 

A solenidade

Autoridades de todos os poderes prestigiaram o evento; vários vereadores compareceram, se somando aos representantes dos governos do Município e Estado. Os discursos foram rápidos e ocasionais e um dos pontos importantes, além da concessão da honraria, foi a oportunidade para o homenageado fazer um balanço de suas atividades parlamentares na Capital Federal e elas são muitas.

 

O balanço

Nos últimos anos, Vermelho preencheu uma lista impressionante de articulações e disponibilização de recursos em várias áreas, mostrando a diferença que faz um novo patamar de representatividade, interrompendo um vácuo de décadas sem a eleição de deputados federais.

 

A proposta

O vereador Alex Meyer, autor do Decreto Legislativo 05, foi o primeiro a falar e lembrou a diferença que faz um parlamentar ativo em Brasília e que ao mesmo tempo, olha para todas as áreas de sua cidade, ou seja, onde é domiciliado. Vermelho obteve votos em quase todos os municípios paranaenses, mas trabalha duro nas causas e necessidades iguaçuenses, onde obteve a maior concentração de votos nas últimas duas eleições.

 

Companheiros

O deputado homenageado foi à Câmara acompanhado pela esposa Estela, o filhotão Matheus, figura reluzente da política local e que atua na ALEP, bem como recebeu o abraço de uma legião de amigos, entre eles o ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, ovacionando ao ser conduzido à mesa onde dos vereadores trabalham.

 

 

Beltrame @ Cia

Desse jeito fica até parecendo nome de padaria, mas outro leal amigo a compor o espaço foi ex-vereador e escudeiro de armas, Sérgio Leonel Beltrame. Sua atuação tem sido pontual no sucesso de desempenho do deputado, porque é ele quem arruma a casa. O presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, foi outra figura a compor o rol de autoridades e estava lá também, o Fernando Castro Alves, presidente do CODEFOZ.

 

Visual

Quem dedicou um pouco mais de atenção aos detalhes e a movimentação na plateia, hoje faz ideia do tamanho do arsenal que Paulo Mac Donald Ghisi contará nos próximos meses, incluindo o Vermelho encabeçando as fileiras.

 

Trincheiras em escavação

Não será uma parada fácil aos que se dispõem enfrentar o “Red Team”, como disse várias vezes o Alex Meyer. Além de políticos, havia também líderes de associações, empresários e muita gente dos bairros. A solenidade que fez do Vermelho um cidadão iguaçusense de “papel passado” pontuará sim como um importante momento pré-eleitoral.

 

E o Paulo dando os recados

Enquanto a banda do Colégio Militar tocava o Hino de Foz do Iguaçu, todos que estavam pelo local olhando para o ex-prefeito, sério, emocionado. A verdade é que muita gente esperava ele gritar: “e viva Foz do Iguaçu!!!!!”, como sempre fazia. Deve ter contado até dez.

 

O futuro

Paulo Mac Donald, em sua fala mais tranquila de lagoa serena, falou sobre “necessidade de atuações fortes”, porque é assim que as pessoas percebem a ação dos gestores. Para ele, Vermelho trabalha isso destacadamente. “Temos que transformar essa cidade em uma das mais confortáveis para o seu povo. Em 2023 nasceram em 5.800 iguaçuenses. Teremos obrigação de dar a eles a melhor condição que uma criança e uma mãe podem ter em todo o Brasil”. Uma grávida que estava na frente deste colunista subiu na cadeira para aplaudir e gritar o nome do pré-candidato… afe Maria!

 

Espaço pequeno

Não é sempre que o público entope os anais do Legislativo, a não ser em eventos festivos ou questões polêmicas. Diante disso, antes de iniciar os trabalhos de honrarias ao Vermelho, o presidente da Casa de Leis, lembrou a necessidade de uma Câmara com mais espaço e conforto à população; uma providência que urge, sobretudo pela localização atual, no centro da cidade, sem espaço de estacionamento e em meio a várias obras na vizinhança. Edifícios foram recentemente demolidos e o barro toma conta das calçadas.

 

Nova Câmara

O assunto é recorrente em períodos eleitorais, mas ao que parece em casa de ferreiro os espetos sempre serão de paus. A edificação de um Centro Cívico nunca saiu da pauta dos candidatos, mas o tempo passa e tudo fica na promessa.

 

Cadê a prefa nova?

Os prefeitos entram e saem dos mesmos edifícios centenários, alguns bem acanhados e os cofres públicos utilizam muito dinheiro no pagamento de aluguéis. O cidadão sofre em caso de necessitar o deslocamento entre secretarias, autarquias ou repartições municipais, uma vez que os locais são distantes uns dos outros. Vários projetos já foram apresentados para abrigar a prefeitura e todos os seus espaços ao lado da Câmara, em local perto do Fórum de Justiça, e demais estruturas estaduais e federais. O terreno disponível fica ao lado da Avenida Paraná e o que resta é organizar o Orçamento e partir para a construção. É uma providência que já passou da hora.

 

Voltando à política…

Pensando bem, chega a ser enigmático a prefeitura enviar um representante para a solenidade na Câmara, e, minutos depois, o cerimonial informar que o vice-prefeito Francisco Sampaio estava por lá, com o seu boné, sentadinho para prestigiar a honraria ao seu amigo deputado. Representou a prefeitura o Procurador do Município Osli Machado. Diga-se, Dr. Osli é uma figura para se estudar em laboratório; vive no meio do fogo cruzado e se dá bem com todos os lados. Impressionante.

Na “rádia”

O povo do interior fala assim, “ouvo a rádia logo cedo”. E ontem o Vermelho marcou o cartão na gloriosa Rádio Cultura, no Contraponto, com o Dante Quadra. O “gloriosa” explico melhor na terça, com muito orgulho.

 

Fim de semana

A todos um bom final de semana e um friozinho extra, para amenizar os ânimos e ajudar a economizar no uso do ar-condicionado. Até terça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *