Coluna do Corvo

Onde elas estão?

As fotos dos pré-candidatos de Foz, enfileirados, fazendo pose, todos bonitinhos denuncia uma realidade: onde estão as mulheres no processo eleitoral deste ano? Ao que parece estão dispostas a encarar apenas as vagas na Câmara.

 

Incentivo

A ausência da ala feminina anda mexendo com a cabeça dos chefes nos partidos e já começaram a maturar estratégias, uma delas é avaliar possibilidades por meio de enquetes. Não há um anúncio oficial, mas parece que no PT há uma candidata jovem, que se comunica bem e foi bem nas últimas eleições. Dizem que ela entrará na linha de testes frente aos eleitores.

 

Federação

Isso pode mexer com a disputa na Federação que compreende PT, PCdoB e PV, com a retomada dos planos de lançarem Yasmin Hachen ou colocarem pelo menos o nome de duas mulheres para a apreciação da galera. Nilton Bobato e Dilto Vitorassi que se cuidem. Um panorama desses deixa as coisas instáveis.

 

De novo

Lá pelas bandas da área Sul andam falando em Tatiana Fruet, mais uma vez beliscando os votos e participando dos debates e programas eleitorais. Mas isso não supera o campo das especulações, mas seria um nome. Mais um no caso sem muito a surpreender.  Nas últimas eleições ela conseguiu 3,99% dos votos, um pouco mais de 5 mil eleitores depositaram o voto em seu projeto. Ficou em quinto lugar e na frente de muitos marmanjos e velhos conhecidos da política.

 

Vices?

Na cabeça de muitos, abrigar as mulheres no cargo de vice parece ser a solução. Só elas é que não acreditam nisso e sentem o velho desconforto com o qual lutam deste a existência: a exclusão por parte dos homens. Mas política é voto e isso depende do eleitor, logo, se houvesse uma mulher em condições de enfrentar os demais candidatos, certamente ela faria parte da lista. Mas no rebolo matemático isso pode estar escrito em algum lugar, mesmo com candidata desconhecida (se comparada aos demais).

 

Reforma do Ratinho

O governador estuda o acolhimento de muitos parceiros e segundo dizem o nome de Chico Brasileiro apareceu na lista. Se ele é cotado para assumir uma secretaria, qual seria? Dizem que é uma maneira de segurá-lo no PSD, garantindo apoio aos planos do governo na eleição deste ano. O partido caminha forte no apoio ao General Silva e Luna.

 

Campanha

De outra maneira a ideia deve ser simpática ao prefeito de Foz, porque o cargo de secretário é uma mão na roda para quem pretende disputar eleições em 2026. Chico estaria de olho na Câmara Federal. Dois anos em pasta governamental, dependendo a função, pode ajudar na busca pelos votos. Ratinho estaria com as portas abertas para vários prefeitos de grandes cidades, a começar pelo Rafael Greca, que poderá assumir a área de Cultura ou Comunicação Social. O povo dos veículos gosta da ideia. Pelo menos será possível conversar com alguém que não seja um computador.

 

Desenlace

Se o Chico ficar no partido e se encaixar no governo, como ficam os companheiros como Nilton Bobato? A cada dia o circo eleitoral vai ficando um pouco diferente. Há rumores que Ratinho gostaria de ver o Chico em alguma secretaria antes mesmo das eleições. O vice Delegado Sampaio está rezando de joelhos para isso acontecer.

 

Paulo diferente

Muitos amigos garantem que Paulo Mac Donald parece até outra pessoa. Gasta quase uma sola de sapato por dia e é visto em várias localidades; faz fotos, toma cafezinho, aperta a mão do povo sem usar lenço umedecido, pega crianças ranhentas no colo e anda até distribuindo beijos e abraços pelas comunidades. Mac não despreza uma única concentração popular e tem enfrentado até velórios, coisa que não era muito chegado.

 

Visitas

Há quem esteja organizando a agenda e a surpresa é que ele está obedecendo a programação, sem alterá-la de supetão, como fazia antigamente. O que será aconteceu com o ex-prefeito? Bom, não há muitos segredos nisso, basta aparecer uma eleição que ele remoça e sai pulando igual cabritinho, de felicidade!

Conversas

Chega a dar medo revelar umas conversas de bastidores, mesmo verídicas. O que agrada a uns causará enorme decepção em outro. No campo das alianças alguns movimentos podem se antecipar. Há desistências pela frente, conforme o esperado e, por outro lado, começaram a aparecer nomes de velhos conhecidos da política, tentando uma brechinha para esculhambar o processo.

 

Dia do Trabalho ou Trabalhador?

É do trabalho, logo, dos trabalhadores, independentemente de operários, metalúrgicos, profissionais liberais, homens ou mulheres, isso não importa. É dia de muito trabalho para alguns políticos, os que não desperdiçam a oportunidade de marcar território e aproveitam um feriado para as andanças nos redutos.

 

Na quarta-feira

E o feriado cai bem no meio da semana. Não é surpresa saber que muita gente vai emendar e reaparecer só na próxima segunda-feira! Que vidão! Vamos reverenciar a data e homenagear quem dá duro em feriados como hoje e finais de semana; há pessoas que nunca conseguem parar um dia que seja. Logo cedo vamos comprar um pão e os padeiros madrugaram, como as balconistas e caixas dos mercadinhos; os proprietários estão lá ajeitando as gondolas; motoristas de ônibus, taxis, aplicativos garantem a mobilidade, da mesma forma os médicos, enfermeiros, coletores de resíduos, não há folga para muita gente que faz a roda girar.

 

Comércio fecha?

Na área do Turismo Ciudad del Este sempre baixou as portas no feriado do Trabalho, mas os visitantes aguardam até o dia seguinte. O problema este ano é a diferença cambial, mesmo que as lojas trabalhem promoções e aceitem, a moeda norte-americana com valor mais baixo. Em Foz as lojas francas assumem a responsabilidade dos produtos importados e é em ocasiões assim que surgem as chances de demonstrar a eficiência no setor, com produtos mais atraentes inclusive, em matéria de preços.

 

Movimento

Pelas fotos é possível ver que a nova ponte com o Paraguai é bem estreita. Duas filas de veículos são suficientes para interditar a travessia. E muita gente vai conhecer a estrutura e faz questão de estacionar bem no meio da pista. É logo que acontece um acidente. Decerto muita gente avalia um modo de burlar a fiscalização no futuro, como acontece na Ponte da Amizade.

 

Em busca de recursos

O Conselho da Pessoa com Deficiência (PCD) enviou uma minuta aos órgãos públicos abordando o Projeto de Lei de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC + PCD), possibilita a pessoas e empresas incentivarem projetos culturais de artistas de Foz por meio de renúncia fiscal. Uma das ideias é encaminhar até 60% do IPTU para os projetos. Do montante total, 30% seriam destinados a projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, envolvendo os PCDs. Será mais um mecanismo de financiamento à cultura. Várias cidades já adotaram a ideia e munícipes com deficiência podem se cadastrar e fazer parte das atividades, debatendo diretamente sobre seus direitos, propostas e formas de encaminhamento. É o que relata Leonardo Correa Lugon, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “a renúncia permite ao contribuinte enviar recursos do IPTU diretamente para o programa, promovendo a mobilidade de artistas e da população em geral, o que é essencial para o projeto”.

 

Folguinha

Como ninguém é de ferro, o GDia não circula amanhã, dia 02 de maio, quinta-feira, mas retorna na sexta para a edição conjugada de final de semana. Um abraço a todos e um bom feriado!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *