Prefeitura lança plano de revitalização do centro comercial de Ciudad del Este

A Prefeitura de Ciudad del Este apresentou um plano ambicioso de reorganização urbana dos quarteirões do entorno da cabeceira da Ponte da Amizade, que une o município a Foz do Iguaçu (Brasil). A intenção é transformar a zona turística num espaço mais simpático e atrativo para os visitantes, nacionais e estrangeiros, informa a municipalidade. A iniciativa contempla intervenções estratégicas para melhorar a circulação de pedestres, otimizar o tráfego de veículos e criar ou revitalizar espaços públicos como praças e rotatórias.

 

O centro comercial de Ciudad del Este é o segundo mais importante do Paraguai, atrás apenas da capital Assunção. Aproximadamente 5 mil estabelecimentos comercializam produtos eletrônicos de última geração, bebidas, perfumes, roupas e outros produtos destinados ao chamado “turismo de compras”. No último final de semana, milhares de brasileiros que escolheram Foz do Iguaçu para visitar no feriado prolongado de Corpus Christi, cruzaram a Ponte da Amizade para fazer compras no país vizinho.

 

“A intervenção visa melhorar o turismo de compras na cidade”, informam as autoridades municipais de Ciudad del Este. Entre as ações estão a ampliação e reforma do Paseo San Blas. O calçadão será ampliado para proporcionar maior conforto aos pedestres. Além disso, será renovado o mobiliário urbano e instaladas áreas verdes para criar um ambiente mais agradável e acolhedor.

 

Viário

Da mesma forma, está prevista a conversão da rua Leonardo Ramírez Rolón em rua pedonal. Esta rua será transformada num espaço exclusivo para “peões”, com zonas verdes, espaços de descanso e espaços comerciais. Esta iniciativa procura promover a interação social e dinamizar a atividade comercial na zona. Além disso, serão construídas novas praças que servirão como pontos de encontro e lazer dos cidadãos.

 

Estes espaços públicos serão denominados de mobiliário urbano e zonas verdes para garantir um ambiente confortável e seguro. Para a realização deste projeto, a prefeitura irá procurar a colaboração do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), que gere a faixa de domínio da Rota PY02. Espera-se que a sinergia entre ambas as entidades permita otimizar a execução dos trabalhos e garantir o seu sucesso.

 

  • Da Redação / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *