Levantamento do Censo nacional fechará lojas de Ciudad del Este nesta quarta-feira
A pesquisa do Censo 2022 fechará lojas e interromperá o transporte público em Ciudad del Este e demais municípios do Paraguai nesta quarta-feira (9). A data será feriado nacional no país vizinho, obedecendo a Lei n° 6.987, promulgada pelo presidente Mario Abdo Benitéz.
Na data, cidadãos nacionais e estrangeiros não poderão sair de suas residências entre as 5h e 18h e devem colaborar com o levantamento de dados. Na data, fica proibida ainda a realização de atividades como, espetáculos e reuniões públicas, tanto em locais abertos como fechados, apresentações teatrais ou cinematográficas, competições esportivas e afins.
A proibição se estende ainda ao funcionamento de restaurantes, supermercados, tabacairas, padarias, bares, discotecas e qualquer estabelecimento de venda de produtos alimentícios e bebidas.
Aproximadamente 210 mil recenseadores foram mobilizados para realizar as entrevistas, dentre eles, muitos estudantes universitários que se inscreveram de forma voluntária.
Todos os recenseadores passaram por treinamentos e estarão identificados com distintivos do governo, cédula de identidade e um código QR, que poderá ser escaneado pelos moradores para que estes possam tirar dúvidas e identificar o pesquisador.
Assim como no Brasil, o Censo paraguaio visa realizar um Raio X da população e suas condições de moradia, empregos, saúde e outras questões pertinentes. As informações repassadas aos agentes são confidenciais e serão usadas para a elaboração de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos moradores em todas as localidades.
Na quarta-feira será permitido apenas o trânsito internacional (veículos que ingressam do Brasil ao Paraguai), serviços de segurança pública e assistência médica. Portanto, não haverá atendimento no comércio de rua e shoppings neste dia 9. Quem precisa de algum serviço ou planeja realizar compras no famoso microcentro de CDE deve aproveitar o dia de hoje (8), ou aguardar até quinta-feira (10).
Para as famílias que responderão o Censo, as autoridades paraguaias esclarecem que os dados serão coletados por meio de questionários em fichas físicas e transmissão em planilhas eletrônicas. A previsão é de que cada recenseador demore cerca de 40 minutos em cada domicílio.
No total, serão quase 60 perguntas, relacionadas a sexo, idade, posse de carteira de identidade, estado civil, escolaridade, moradia, emprego e outros pontos sociais. Mesmo quem já recebeu alguma visita anterior, deve aguardar a passagem do agente censitário para completar a pesquisa.
Quem se negar a fornecer as informações será multado. “Pedimos que os cidadãos permaneçam em suas casas durante o intervalo estabelecido para a coleta do Censo, com o objetivo de evitar confusões e mal entendidos. Isso facilita o trabalho dos recenseadores, uma vez que estes também farão o Censo das pessoas que vivem em situação de rua”, explicou o diretor do Instituto Nacional de Estatísticas do Paraguai, Iván Ojeda.
O último Censo Nacional foi feito em 2010. A estimativa atual é que o Paraguai tenha 7,5 milhões de habitantes, distribuídos por 1,9 milhão de residências. Assunção e região metropolitana concentram cerca de um terço da população. O departamento (estado) de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, é a segunda zona mais povoada do país.
Da redação / Foto: ABC Color