Explosão em shopping e fogo em prédio em obras chamam atenção em Ciudad del Este

O final de semana prolongado de carnaval ficou marcado por dois incidentes em Ciudad del Este, no Paraguai, que por pouco não terminaram em tragédia. No primeiro, uma explosão abalou a estrutura do Shopping do Lago, próximo à área comercial do município, que é ligado à Foz do Iguaçu e ao Brasil pela Ponte Internacional da Amizade. O local, com grande circulação de pessoas, precisou ser evacuado às pressas. No segundo incidente, um prédio em obras pegou fogo, provocando uma grande coluna de fumaça. Nesta terça-feira (13), bombeiros iguaçuenses ajudaram no combate às chamas.

O sábado (10) transcorria normalmente quando, por volta das 20h, uma explosão em um dos pilares do estacionamento do Shopping do Lago surpreender moradores próximos e os clientes das lojas de departamentos. Logo após o estrondo, foram relatados tremores que alcançaram o terceiro andar da estrutura, que precisou ser evacuada às pressas pare evitar acidentes. Não houve registros de vítimas, porém, segundo informações dos órgãos de segurança, um dos pilares do contrapiso foi danificado e fissuras foram detectadas no piso em uma área específica.

No domingo (11) a Prefeitura de Ciudad del Este decidiu interditar a estrutura por tempo indeterminado, como forma de garantir a segurança da população. A medida foi adotada após o desabamento de um dos pilares do prédio. O edifício, segundo o comunicado, passará por uma perícia técnica para avaliar os potenciais perigos representados por toda a infraestrutura. A reabertura só vai ocorrer após o aval de técnicos especializados.

 

Coluna de fumaça

Nas primeiras horas da segunda-feira (12) de carnaval, uma coluna de fumaça seguida de chamas em um prédio em obras de Ciudad del Este chamou a atenção de quem estava próximo à margem brasileira do rio Paraná, ou mesmo cruzando a Ponte da Amizade. Para conter o sinistro, bombeiros militares do Paraná, lotados em Foz do Iguaçu, foram deslocados para colaborar no enfrentamento de um incêndio classificado como de grandes proporções.

O prédio afetado é uma estrutura em obras de cerca de 25 andares, localizada no centro de Ciudad del Este e a aproximadamente 650 metros da cabeceira da Ponte da Amizade. Segundo os Bombeiros Voluntários do Paraguai, até o fechamento da edição, não havia registro de vítimas desaparecidas ou feridos no local. O incêndio teve início entre o 11º e o 12º andares do edifício, porém as equipes locais enfrentaram dificuldades para controlar as chamas devido à altura do prédio e à ausência de sistemas de prevenção contra incêndios.

Os primeiros bombeiros paranaenses foram acionados ainda na tarde de segunda-feira, após um pedido de apoio da Central de Bombeiros de Ciudad del Este ao 9º Grupamento de Foz do Iguaçu, e com autorização do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Até a tarde de terça-feira (13), foram enviados ao local 12 bombeiros, duas caminhonetes e dois caminhões, além de diversos equipamentos, para auxiliar no combate às chamas.

 

Efetivo

Inicialmente, dois bombeiros iguaçuenses prestaram apoio às equipes paraguaias levando equipamentos para a fase de rescaldo do incêndio, extinguindo pequenos focos de fogo dispersos no edifício na noite de segunda-feira. No entanto, o incêndio recrudesceu e uma equipe maior, composta por 10 profissionais, foi deslocada ao local para auxiliar os bombeiros paraguaios.

Além dos bombeiros paranaenses e locais, equipes da Itaipu Binacional e das cidades paraguaias de Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias também colaboraram na ação.

  • Da Redação / Foto: CBM-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *