Temporal destelha casas e derruba estrutura para romeiros no monumento de Nossa Sra Aparecida, em Itaipulândia

O forte temporal que atingiu a região Oeste na madrugada de quarta-feira (4) deixou um rastro de destruição em várias cidades. Dentre os estragos, foram registradas quedas de árvores, danos em fiação elétrica, destelhamento de casas e prejuízos em estruturas metálicas.

Dentre os municípios mais afetados está Itaipulândia, onde o vendaval derrubou boa parte das tendas que haviam sido montadas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida para receber os romeiros que peregrinam todos os anos até o grande monumento da santa, instalado no terreno da igreja.

As rajadas, que chegaram a 60 km/h, retorceram a montagem de ferro. A chuva molhou aparelhos de som, altares, cadeiras, artefatos sacros e a decoração do espaço. Durante a manhã e tarde de ontem, equipes da Prefeitura Municipal, entidades e voluntários auxiliaram na limpeza e na reestruturação do espaço.

Apesar dos danos, a programação de homenagens à padroeira do Brasil, que começou na terça-feira (3), não foi interrompida e deve seguir normalmente até o dia 12 de outubro.

“Seguiremos com a programação normal. O Altar de Celebração será montado na Praça de Alimentação. Vamos aproveitar o que der para aproveitar. A mensagem é recomeçar. Quem puder vir, venha, a gente vai estar celebrando aqui na Grande Imagem do mesmo jeito”, destacou o padre Ademar Oliveira Lins.

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas entre os dias da romaria neste ano, segundo a prefeitura. Em 2022, segundo a prefeitura, cerca de 70 mil assinaturas foram registradas em caderno de visitação a imagem.

“A Semana da Padroeira leva o nome de Itaipulândia para todo o Brasil. É fé e peregrinação, mas também é valorizar o turismo da nossa cidade, orgulhar nossa população por morar em um município próspero, é impulsionar nossa economia local, valorizar o artesanato, a arte, a cultura e a história de Itaipulândia, que já foi chamada, inclusive, de Aparecidinha D’Oeste”, comentou a prefeita Cleide Prates.

 

Falta de luz

Além dos estragos materiais, o temporal deixou mais de 100 mil residências e prédios comerciais sem energia elétrica no Oeste, mobilizando diversas equipes da Copel. Muitos domicílios foram afetados nas cidades de Foz, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Cascavel, Capanema e Nova Prata do Iguaçu. Na manhã de ontem havia pelo menos 700 serviços em aberto no sistema.

 

Sudoeste também foi afetado

Além de Itaipulândia, outros municípios do Oeste tiveram danos. Em Cascavel o muro do cemitério central e uma placa caíram após o temporal. Entre os locais atingidos pelas fortes chuvas, está a sede do 15º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro. Na rodovia BR-277 estragos também foram registrados. Alguns postes caíram e outros ficaram pendurados pela fiação. Um outdoor ficou completamente destruído.

A região Sudoeste também foi afetada pelos ventos e pela chuva. A cobertura de uma loja de conveniência de um posto de combustíveis caiu na cidade de Vitorino. No município de Mangueirinha, cerca de 120 casas foram atingidas pelo temporal, de acordo com os bombeiros.

A equipe entregou lonas aos moradores no distrito de Covó, atingida principalmente pela chuva de granizo. Em União da Vitória foi registrado granizo, com alguns danos. Áreas da região metropolitana de Curitiba também tiveram estragos.

 

Alerta Laranja

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o Paraná entrou na terça-feira em estado de alerta laranja para o risco de tempestades. O aviso ainda se estende até o final de semana, com indicativo de muita chuva.

Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria segue avançado sobre o Estado, aumentando a instabilidade. Entretanto, as temperaturas devem seguir altas, com sensação de abafamento.

É importante proteger animais e procurar abrigo seguro durante as tempestades. Em caso de acidentes, quedas de árvores ou falta de luz, deve-se comunicar as equipes da Copel ou Defesa Civil.

  • Da redação / Foto: Prefeitura Itaipulândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *