Forças de segurança se reúnem em Foz do Iguaçu para reforçar combate ao crime
A integração entre forças de segurança estaduais, federais e municipais foi o foco de uma reunião histórica realizada em Foz do Iguaçu. O encontro, que ocorreu na quinta e sexta-feira (22 e 23), uniu pela primeira vez representantes dos Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira (GGIFron) e do Litoral (GGIL), Receita Federal, Forças Armadas e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para discutir estratégias de combate ao crime organizado no Paraná.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a importância do debate conjunto. “A colaboração entre as instituições nos permite criar novas medidas para garantir que a segurança no Paraná continue sendo um exemplo para todo o país”, afirmou Teixeira. A reunião contou com a presença de representantes de outros estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, que participaram do intercâmbio de informações e boas práticas.
Durante o encontro, foram discutidas as ações recentes no estado, incluindo a Operação Vida, coordenada pelo coronel Sérgio Augusto Ramos, que envolve prevenção, patrulhamento e fiscalização. Também foram destacadas grandes operações, como a apreensão de 6 toneladas de maconha pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) em Marechal Cândido Rondon.
O coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública da Sesp, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, ressaltou que o Paraná foi o estado recordista em apreensões de drogas no Brasil no primeiro trimestre deste ano. “Esses resultados são fruto das políticas públicas integradas que promovemos”, afirmou o coronel.
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), parte do Sistema Único de Segurança Pública, coordena as ações de combate ao crime. Este foi o primeiro encontro que contou com a presença dos gabinetes de Fronteira e Litoral, e teve como objetivo manter a colaboração entre os estados e desenvolver políticas eficazes contra as mercadorias ilícitas.
A programação incluiu palestras de especialistas como o delegado da Polícia Federal Martin Bottaro Purper, o juiz federal Gustavo Chies Cignachi, o promotor de Justiça Francisco Ilídio Hernandes Lopes, e o diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) do Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Wilmar Fernandes. O evento também teve apresentações de autoridades como o chefe do Gabinete de Gestão Integrada de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke, e o coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira, tenente-coronel Manoel Bugalho Neto.
O encontro encerrou com uma explanação sobre as estratégias para melhorar o combate ao crime na fronteira e reforçar a segurança pública em toda a região.
- Da redação AEN / Foto: Adilson Voinaski Afonso/Sesp