Em gôndolas e parreiras, ovos de chocolate já ocupam lugar de destaque nas lojas e supermercados de Foz

Faltam mais de dois meses para a Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 20 de abril, no entanto, já é possível encontrar diversas opções de ovos de chocolate e outras guloseimas típicas da data ocupando lugar de destaque em gôndolas, parreiras e outros espaços dos supermercados e lojas de Foz do Iguaçu.

A venda antecipada dos doces visa garantir aos clientes um tempo maior na escolha e aquisição dos produtos. Há também uma grande expectativa quanto ao aumento nas vendas e, consequentemente, no lucro. É esperado que haja um crescimento de pelo menos 20% na procurada de ovos e bombons neste ano.

Essa antecipação na venda de itens típicos de datas comemorativas é cada vez mais comum nos estabelecimentos, não se restringindo apenas a Páscoa. Os espumantes e panetones, por exemplo, também já deixaram de ser produtos apenas de Natal.

Os preços dos ovos de chocolate que estão à venda na fronteira variam de R$ 69,90, em 190 gramas, até R$ 97,80, em um produto com 150 gramas. Já é possível encontrar opções de diferentes marcas, como Ferrero Rocher, Nestlé, Garoto e Lacta.

A indústria do cacau prevê uma produção do fruto neste ano equivalente a de 2024. Mesmo assim, os economistas acreditam que não deve ocorrer queda nos preços, pois tanto o cacau quanto o açúcar são produtos cotados em dólar e a moeda teve um forte aumento nos últimos meses.

Apesar dos indícios de valores elevados, não é preciso desespero. A melhor orientação, segundo especialistas, é conter o impulso e esperar para comprar os doces nas semanas mais próximas da Páscoa. A concorrência empurra o comércio para a realização de promoções com o objetivo de garantir pouca sobra de produtos. Com isso, os preços tendem a cair.

Para aqueles que não resistem a um chocolate e gostam de mais tempo para aproveitar a temporada sem muito apego aos valores monetários, já há itens variados disponíveis em grandes redes como Muffato, Ítalo, Dilettare e Americanas.

Novidades

Todos os anos há novidades nas linhas de Páscoa, especialmente aquelas voltadas para crianças. Seguindo o ritmo, as empresas também vêm apostando bastante nos produtos com carga mais fitness e com foco no público que possui restrições alimentares.

Neste quesito, as grandes marcas, como Lacta, Nestlé, Garoto, Ferrero Rocher e Cacau Show devem apostar em linhas sem lactose, zero açúcar, teor elevado de proteínas e brindes, como pelúcias temáticas e colecionáveis para os apaixonados pelo universo geek. O pistache, que foi a grande febre de 2024 (especialmente nos panetones) deve continuar em alta.

Fique atento

O Procon, assim como em outras ocasiões, orienta os consumidores a ficarem atentos no momento das compras de Páscoa. Todas as informações contidas nas embalagens devem ser claras, com especificações corretas sobre a quantidade, composição do produto e riscos.

Na embalagem deve conter ainda o prazo de validade, lista de ingredientes, tabela nutricional, peso líquido (que é o peso do chocolate descontado da embalagem) e o tipo de brinquedo, quando houver.

No caso de ovos contendo brinquedos, é importante estar atento ao selo do Inmetro, que atesta a segurança do produto e a idade para a qual é recomendado. É importante ainda pesquisar bastante os preços antes de decidir pela compra, já que há bastante variação, e sempre negociar descontos.

  • Da redação / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *