Dia do Exército será celebrado com solenidade e apresentação de música do 34° BIMec

A banda do batalhão em Foz fará um espetáculo gratuito na noite de quarta-feira (19), no shopping Catuaí Palladium; palestras em escolas também integram a programação

 

Nesta quarta-feira (19) será o celebrado em todo o território nacional o Dia do Exército. Em Foz do Iguaçu a data será lembrada com uma solenidade, que contará com a presença de autoridades e entrega de condecorações e medalhas, além de uma apresentação gratuita da banda do batalhão.

A cerimônia oficial acontecerá na parte da manhã, nas dependências do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec). Além das tradicionais homenagens a personalidades militares e civis, o evento contará com a leitura da Ordem do Dia do comandante nacional do Exército e desfile da tropa.

Na programação do dia também serão realizadas palestras em escolas, visando levar informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Exército na fronteira, operações e compromisso com a comunidade. Na oportunidade os alunos também poderão conhecer as instalações do BIMec.

À noite a comunidade será agraciada com uma apresentação gratuita da banda de música oficial do Exército em Foz. O show será realizado na praça de eventos do shopping Catuaí Palladium, no piso L1 da unidade, às 19h. O evento será aberto ao público.

A título de conhecimento, o Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

No dia 19 de abril de 1971, por sua vez, foi criado o Parque Nacional dos Guararapes. Em decorrência desses registros, o Decreto de 24 de março de 1994 instituiu o Dia do Exército Brasileiro. Neste ano a organização militar completa 375 anos de fundação.

Atualmente, o Exército Brasileiro tem a missão de defender o território e a soberania brasileira, garantir a manutenção da Lei e da Ordem, e ajudar a população em caso de calamidades. Em Foz do Iguaçu e região as equipes integram com frequência grandes operações como a Ágata, que tem como objetivo combater a criminalidade de fronteira, com ações contra o tráfico de drogas, descaminho e contrabando.

Exército na fronteira

Antes mesmo da formação do município de Foz do Iguaçu os militares já estavam na região da fronteira. A instalação da 1ª Companhia Independente ocorreu em fevereiro de 1932. Posteriormente, em 1943, a companhia deu lugar ao 1° Batalhão de Fronteira e este ao 34° Batalhão de Infantaria Motorizado, em 1980. Somente em 2013 a unidade ganhou o título de Batalhão de Infantaria Mecanizado, sendo subordinado à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, localizada em Cascavel.

Hoje o 34°BIMec possui em sua estrutura organizacional duas Companhias de Fuzileiros Mecanizadas e uma Companhia de Comando e Apoio. Com o lema “Somos sentinelas avançadas do Brasil”, a unidade conta com o apoio de mais de 700 militares, homens e mulheres, em diferentes frentes de atuação.

No dia 26 de fevereiro deste ano o batalhão completou 91 anos de fundação. A data, como de costume, foi celebrada com uma solenidade e entrega de honrarias a militares e personalidades civis, reunindo autoridades de Foz e região e dos países vizinhos.

O atual comandante da unidade é o tenente-coronel Felipe Rímolo Cosendey, que assumiu o posto em janeiro. Antes de ser designado para o posto em Foz, militar servia na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro.

  • Da redação / Foto: Robson Meireles/arquivo GDia

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *