Capitania Fluvial do Rio Paraná forma 80 Marinheiros-Recrutas em Foz do Iguaçu
A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) formou nesta segunda-feira, 27 de maio, 80 Marinheiros-Recrutas que prestarão o Serviço Militar Obrigatório, marcando o encerramento do Estágio de Instrução e Adaptação da primeira turma de 2024. A Cerimônia ocorreu na quadra poliesportiva desta Organização Militar (OM).
A CFRP, como Escola de Formação, desempenha um papel fundamental na preparação destes recrutas, da área de jurisdição do Comando do Oitavo Distrito Naval, que abrange os estados de São Paulo e Paraná. Durante o evento, destacou-se a participação especial da banda dos alunos do 5º Colégio da Polícia Militar do Paraná, de Foz do Iguaçu, que trouxe marcialidade com o bumbo e toques de corneta, importante para a cadência dos formandos.
Ao longo do Estágio de Instrução e Adaptação, os Marinheiros-Recrutas foram submetidos a um programa de treinamento abrangente, absorvendo não apenas habilidades militares essenciais, mas também valores fundamentais, como hierarquia, disciplina, civismo e as Tradições Navais. O curso incluiu aulas teóricas e práticas sobre primeiros socorros e armamento, preparando os jovens para os desafios que enfrentarão nas OM’s para os quais serão distribuídos.
Após a formatura, esses militares serão designados para diversas cidades, incluindo Foz do Iguaçu-PR, Guaíra-PR, São Paulo-SP, São Sebastião-SP, Paranaguá-PR, Santos-SP e Barra Bonita-SP, onde terão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido. Cada cidade representa um novo capítulo em suas carreiras militares, com desafios únicos a serem superados e missões importantes a serem cumpridas em prol da segurança e soberania nacional.
A conclusão bem-sucedida do Estágio de Instrução e Adaptação para o Serviço Militar Obrigatório foi oficializada no momento do Juramento à Bandeira Nacional, quando os formandos expressam seu compromisso com a pátria e a defesa dos valores que ela representa, o que reforça suas responsabilidades como membros das Forças Armadas.
Atuação da Capitania
Fundada em 20 de novembro de 1940, a CFRP é composta por sua sede oficial situada na cidade de Foz do Iguaçu, Delegacia Fluvial em Guaíra (DelGuaíra) e, mais recentemente, o Posto Avançado na cidade de Londrina.
A principal função da Capitania é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu, além de fiscalizar o cumprimento das normas exigidas para evitar acidentes, tanto em pequenas embarcações de pesca como em navios de turismo e balsas. Ao todo, são cerca de cem militares atuando diariamente no cumprimento das normas de navegação.
A capitania possui sob sua jurisdição 144 municípios e atua na fiscalização de mais de 54 mil embarcações.
- Da redação / Foto: Abel da Banca