376 anos: 34º BIMec celebra o Dia do Exército Brasileiro

O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, conhecido como “Batalhão República do Paraguai”, comemorou nesta sexta-feira dia 19 de abril de 2024,  o “Dia do Exército Brasileiro”. As celebrações da semana do Exército incluíram uma série de eventos significativos: palestras no 5º Colégio da Polícia Militar, uma apresentação cultural da Banda de Música do batalhão no Shopping Catuaí Palladium e, para encerrar, uma formatura que contou com a presença de autoridades civis e militares de Foz do Iguaçu, além de representantes dos Exércitos Paraguaio e Argentino.

Durante a formatura, foram concedidos diplomas de “Amigo do Batalhão” a personalidades que se destacaram por suas contribuições para a Organização Militar, e também foram entregues medalhas aos militares do batalhão.

 

História

Recordando a história, a data de 19 de abril foi escolhida como Dia do Exército porque marca a primeira luta dos povos do Brasil contra dominação holandesa, em 1648. No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do Exército era o Ministério da Guerra. Entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo Ministério do Exército.

A partir de 1999, criou-se o Ministério da Defesa responsável pela defesa nacional, unindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Hoje as forças armadas são responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o Exército participa também de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

 

Exército na fronteira

Em Foz, o Exército está presente desde 15 de julho de 1889, quando houve a chegada da expedição pioneira da Comissão Estratégica do Paraná, chefiada pelo 2° Tenente José Joaquim Firmino, origem da Colônia Militar do Iguaçu. Nesta época, havia apenas 324 pessoas estabelecidas na região, entre brasileiros, paraguaios e argentinos. A Colônia Militar durou até janeiro de 1913, e propiciou as bases para a criação do município em 1914.

Alguns anos depois, em 26 de fevereiro de 1932, foi criada a 1ª Companhia Independente de Fronteira. Em 1943, a companhia transformou-se no 1º Batalhão de Fronteira que, em 1980, recebeu a denominação de 34° Batalhão de Infantaria Motorizado.

Com a criação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, a organização da fronteira foi transformada em 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, no dia 24 de maio de 2013. Atualmente, o 34° BIMec possui em sua estrutura organizacional com duas Companhias de Fuzileiros Mecanizada e uma Companhia de Comando e Apoio com efetivo total aproximado de 600 homens.

  • Da redação com assessoria /Foto: Abel da Banca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *