34º BIMec realiza Campo da Instrução Individual Básica para recrutas

O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, “Batalhão República do Paraguai”, foi palco de um intenso e desafiador Campo da Instrução Individual Básica no período de 8 a 12 de abril de 2024. Neste teste inicial, os recrutas incorporados no ano corrente foram submetidos a uma série de provas, enfrentando longas horas de treinamento sob condições adversas.

Durante esses dias intensivos, os novos recrutas enfrentaram diversas instruções e oficinas, que testaram sua resistência física, sua habilidade técnica e sua capacidade de trabalho em equipe. Apronto operacional, progressão diurna e noturna, fortificação de campanha, orientação diurna e noturna, pista de primeiros socorros, pista de mensageiro, técnicas de camuflagem, superação de obstáculos, técnicas de obtenção de alimentos, água e fogo foram apenas algumas das atividades que compuseram esse árduo processo de aprendizagem e superação. e Ao final da instrução os militares realizaram  uma marcha de 12 quilômetros.

No encerramento  do Campo da Instrução Individual Básica foi realizada  a formatura, um momento de grande significado e emoção. Nessa ocasião solene, os familiares dos recrutas incorporados em 2024 estiveram presentes para testemunhar a transformação de seus entes queridos em soldados dedicados e preparados para servir à nação. Entre emoção, orgulho e sorrisos de realização, os novos soldados celebraram sua conquista, cientes do desafio e da responsabilidade que os aguardam.

Esta formatura marcou o fim de uma etapa e o início de uma jornada de compromisso, coragem e serviço ao país. O 34º Batalhão “República do Paraguai” orgulha-se em receber e formar esses novos membros, prontos para enfrentar os desafios que o futuro reservar.

 

Síntese histórica do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado

O Exército Brasileiro está presente em Foz do Iguaçu desde 15 de julho de 1889, com a chegada da expedição pioneira da Comissão Estratégica do Paraná, chefiada pelo 2º Ten José Joaquim Firmino, origem da Colônia Militar do Iguaçu. Nesta época, havia apenas cerca de 324 pessoas estabelecidas na região, entre brasileiros, paraguaios e argentinos. A Colônia Militar durou até janeiro de 1913, e propiciou as bases para a criação do município de Foz do Iguaçu em 1914.

Em 26 de fevereiro de 1932, data de aniversário do nosso Batalhão, foi criada a 1ª Companhia Independente de Fronteira. Seu primeiro destacamento, oriundo do 15º Batalhão de Caçadores (atual 20º Batalhão de Infantaria Blindado em Curitiba) era composto por 125 militares comandados pelo Capitão Edgard Buxbaum.

Em 1943, a Companhia de Fronteira transformou-se no 1º Batalhão de Fronteira que, em 1980, recebeu a denominação de 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. Em 1997, o Batalhão passou a denominar-se ”Batalhão República do Paraguai”, em homenagem ao país vizinho e em honra às tradições desta Organização Militar de Fronteira.

Em 1947, um destacamento do 1º Batalhão de Fronteira  se estabeleceu em Guaíra, sendo a origem da atual 15ª Companhia de Infantaria Motorizada.

Com a criação da primeira Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro, a 15ª Bda Inf Mec, o Batalhão foi transformado em “34º Batalhão de Infantaria Mecanizado” no dia 24 de maio de 2013.

Em 24 de Maio de 2014, a Organização Militar recebeu o 1º lote de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal ‘‘GUARANI’’. A aquisição do novo carro de combate proporciona a infantaria maior mobilidade, proteção blindada e potência de fogo, para melhor cumprir a missão de defesa da Pátria, bem como proteger importantes estruturas estratégicas na faixa de fronteira.

Ao longo de sua história, além de cumprir diuturnamente missões na faixa de fronteira o 34º BIMec destaca-se também no cenário nacional e internacional. Em 2010, enviou um Pelotão com 40 militares para o Haiti, compondo o Batalhão de Infantaria de Força de Paz, na Missão das Nações Unidas para Estabilização daquele país. Em 2014 enviou uma Companhia com 120 militares para a Operação São Francisco IV, no complexo da Maré no Rio de Janeiro, para cumprir missão de Garantia da Lei e da Ordem.

Atualmente, o 34º BIMec possui em sua estrutura organizacional 2 Companhias de Fuzileiros Mecanizada e 1 Companhia de Comando e Apoio com efetivo total aproximado de 650 homens. Segue cumprindo sua missão de ser a “Sentinela Avançada do Brasil”, buscando sempre a integração com a sociedade iguaçuense e com outros importantes atores, governamentais e não governamentais, existentes em nossa região.

 

  • Da redação / Foto: Abel da Banca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *