Pequenos nadadores iguaçuenses conquistam medalhas no sulbrasileiro

A equipe Cataratas Natação esteve presente no Campeonato Sulbrasileiro realizado pela Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), na cidade de Colombo, entre os dias 20 e 22 de junho. Ao todo 501 atletas, pertencentes a 34 clubes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, marcaram presença no clube Santa Mônica.

A equipe Cataratas Natação representou Foz do Iguaçu com oito atletas das categorias Mirim e Petiz. Comandados pela técnica Silvia Cristina Reis, a equipe foi formada pelos atletas: Abraão Felipe Oliveira, Alice Ferrari Ghellere, Edward Lima, João Roza, Joshua Davalos e Katherine Kotz, Marlon Antônio Junior e Paula Palma.

A equipe Mirim e Petiz treina dentro de uma metodologia que prioriza mais a técnica de nado ainda, sem prevalecer valências físicas que deverão ser exploradas em categorias mais avançadas. Em destaque o nadador Edward de Lima, categoria Petiz 2, que conquistou 1 medalhas de ouro no 50, prata no 200 e bronze nos 100 metros livre; e  o atleta João Roza da categoria Petiz 1 que conquistou prata nos 100 livre. No quadro de medalhas a equipe Cataratas Natação ficou em 15º lugar com 1 ouro 2 pratas e 2 bronzes.

“O mais importante nesta fase é levar em conta os aspectos de personalidade, aspectos psicológicos individuais, como a percepção que é bastante importante ao lidar com atletas de performance e sua capacidade de desenvolvimento das técnicas dos nados capaz de suprir as demandas do treinamento de melhoria da performance dos nadadores pela fase maturacional fisiológica estimulada pelo processo de aprendizagem e prática da natação, consequentemente ocorre a evolução nos tempos. Nesta faixa etária, o mini atleta deve começar a gostar de treinar natação, por isso tem que ser um treinamento estimulante e com cargas saudáveis e progressivas”, destaca a coordenação da Cataratas Natação.

Para a disputa do Sul brasileiro a Cataratas Natação contou com o importante apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Itaipu Binacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *