Foz do Iguaçu sedia os maiores campeonatos de Kickboxing das Américas

Foz do Iguaçu sedia os três maiores campeonatos de Kickboxing das Américas até 10 de dezembro, no Rafain Palace Hotel. Mais de 600 atletas de 14 países disputarão as competições dos Campeonatos Panamericano e Sul-Americano e a Copa América da modalidade.

O multievento esportivo contará com a presença dos melhores lutadores do Brasil, Colômbia, Estados Unidos da América, Bolívia, Equador, Chile, Peru, Venezuela, El Salvador, Argentina Republica Dominicana, Paraguai, Paquistão e Bonaire.

A abertura oficial dos torneios acontecu na quarta-feira (6) e contou com a presença de representantes das Associações Panamericana e Mundial de Organizações de Kickboxing (Wako) e das Confederações Panamericana, Sul-Americana e Brasileira de Kickboxing. O evento também conta com a participação dos secretários de Esporte do Paraná, Helio Wirbiski e de Foz do Iguaçu, Antonio Sapia.

Foz do Iguaçu foi a cidade escolhida pelas confederações da modalidade a sediar a primeira edição do Campeonato Panamericano e durante os quatro dias, se tornará vitrine mundial das competições, com a transmissão on-line do evento. Os torneios representam uma modalidade que é praticada em mais de 120 países.

“A 1ª edição da Copa Panamericana é um sonho antigo e escolhemos Foz do Iguaçu por estar localizada na região da tríplice fronteira, um dos destinos turísticos brasileiros mais visitados anualmente, além de possuir uma gigantesca e bem preparada rede hoteleira, culinária farta e variada, dezenas de atrações turísticas, com destaque para as Cataratas do Iguaçu e toda a diversidade cultural”, expressou o presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing, mestre Paulo Zorello.

A cidade também estará representada por atletas da equipe Higa Team Adulto, que possui parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). O grupo será liderado pelo técnico Gilsomar Higa, que também é um dos dirigentes da Seleção Brasileira, comandada pelo treinador principal Fábio Galvão e por Daniel Mattos.  Ao todo, a delegação brasileira contará com a participação de mais de 230 atletas.

“Para os atletas de Foz e do país, esse intercâmbio é muito importante porque eles estarão em contato com os melhores lutadores do continente, então é um evento de grande relevância para o esporte e também para o fortalecimento da projeção da cidade no mundo”, comentou mestre Higa, que também integra o quadro de técnicos desportivos da SMEL.

O secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia, reforça que receber o evento é um grande orgulho para a cidade, que está sempre de portas abertas para a integração das pessoas. “Foz do Iguaçu tem se tornado referência na área esportiva graças ao desenvolvimento e imagem integradora, acolhedora e sobretudo, ao fortalecimento da estrutura e dos serviços na cidade nos últimos anos. É um orgulho receber mais este grande evento esportivo”, comentou.

 

Torneios

O Campeonato Panamericano será voltado às categorias ‘Cadetes’ e ‘Juniores’ e o Sul-Americano, aos ‘Adultos’ e ‘Masters’. Já a Copa América é aberta para adultos. Todos incluem as categorias feminino e masculino.

Os torneios contarão com disputas nas oito modalidades de Kickboxing: Point Fight, Light Contact, Kick Light, Full Contact, Low Kicks e K1 Style.  Serão premiados os três primeiros colocados por categoria com uma medalha exclusiva do evento. Os três países com as melhores colocações gerais também receberão troféus.

O Kickboxing é uma é um esporte de combate de contato moderno, no qual é permitido golpes com mãos e pernas, segundo a definição da Wako (Associação Mundial das Organizações de Kickboxing). A modalidade criada no ocidente foi inspirada em diversas artes marciais e esportes tradicionais de combate.

 

  • Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *