Equipe de Foz do Iguaçu vence competição estadual de hipismo
A equipe formada pelas atletas Alicia Rocha Moises, de 14 anos, Mahiara Zandonai Cibils, de 23 anos, e Taila Irma Tartari de Souza, de 15 anos, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Paranaense de Saltos, nos dias 24, 25 e 26 de maio. A competição, que reuniu os melhores atletas do hipismo estadual, foi realizada na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba.
As atletas representaram o Centro Equestre HP Horsinho que funciona como escola de equitação e oferece atendimentos terapêuticos de equoterapia, em Foz do Iguaçu. Ao final da maratona de provas, elas alcançaram a maior pontuação entre as participantes e trouxeram o troféu de campeãs para a fronteira.
Para conquistar o lugar mais alto no pódio, o conjunto iguaçuense precisou percorrer o circuito de provas com tempo mais próximo possível do que é considerado ideal pelos organizadores, derrubando o menor número de obstáculos. As iguaçuenses foram as melhores na prova em que os obstáculos têm até 90 centímetros.
Para se ter sucesso no hipismo é preciso grande sincronia e entrosamento entre atleta e animal. Segundo os profissionais da área, o contato com os animais aliado à sensibilidade humana faz com que os cavaleiros e amazonas se destaquem no esporte. Os treinos constantes e a lida com os cavalos acentuam qualidades como a confiança para vencer os obstáculos.
O trio de atletas iguaçuenses que conquistou o Campeonato Paranaense de Saltos tem uma vivência de muita harmonia com os animais, grandes parceiros nas competições: Alicia Rocha Moises participa das provas com “Namastê”; já a montaria de Mahiara Zandonai Cibils é “Nadal” e Taila Irma Tartari de Souza conduz o cavalo “Imagem”.
Além do primeiro lugar na categoria 90 centímetros, outras atletas iguaçuenses conseguiram bons resultados no Campeonato Paranaense de Saltos. A atleta Hayan Haidar, de 13 anos, e a égua “Aurora”, disputaram a categoria com saltos de até 40 centímetros. Já em sua primeira disputa, a jovem amazona – que também treina no Centro Equestre HP Horsinho – conquistou duas medalhas. Uma de prata, nas provas do sábado, e uma de ouro, na prova do domingo.
A atleta Ana Clara Maciel, de 11 anos, também participou da prova com a égua “Aurora” e se sobressaiu na competição. Ela disputou a prova com obstáculos de até 80 centímetros de altura e conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze.
- Da assessoria