Capitania Fluvial do Rio Paraná reinaugura quadra poliesportiva com ação de incentivo ao esporte

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) reinaugurou sua quadra poliesportiva, em uma grande cerimônia realizada na manhã de segunda-feira (29). O espaço, que foi totalmente revitalizado para se tornar moderno e adaptável, foi entregue com atos de incentivo ao esporte e a integração com a comunidade iguaçuense.

O evento contou com a presença de autoridades civis, militares, representantes da Itaipu Binacional, atletas da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão e do time do Foz Cataratas, além de alunos, professores e diretoria da Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza.

Na oportunidade os estudantes receberam das mãos dos jogadores do Foz Cataratas kits com bolas, uma iniciativa que teve o objetivo de celebrar a nova quadra e inspirar os pequenos no combate ao sedentarismo e aos benefícios da prática esportiva.

“A quadra agora está pronta para receber a prática de diversas modalidades esportivas, promovendo diversão, aprendizado e integração para todos que a utilizarem. A reinauguração da quadra representa um espaço importante não apenas para a tripulação da capitania, mas também para a sociedade iguaçuense, contribuindo para a construção de uma comunidade mais forte e unida”, destacou o comandante da CFRP, capitão de fragata e dos portos do Rio Paraná EdésioRaimundo de Assis Junior.

A quadra da Capitania Fluvial existe desde 1933. Na época o espaço era pequeno, com piso de terra, e servia apenas para a prática esportiva dos militares. Em maio de 1959 foi erguida uma nova e melhorada quadra, porém sem muitos recursos.

Em 1980 o local passou pela primeira reforma. Posteriormente, em março de 1997, foi instalada a cobertura proporcionando maior conforto para as práticas esportivas. Em novembro de 2007 uma nova revitalização foi iniciada com o apoio da Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha (CCCPM) e da ItaipuBinacional.

Passados 15 anos, um novo termo de cooperação foi firmado entre a Itaipu e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Municipal Pedro Viriato Parigotde Souza, viabilizando enfim a reforma geral do espaço entregue nessa segunda.

 

A Capitania

Fundada em 20 de novembro de 1940, a CFRP é composta por sua sede oficial
situada na cidade de Foz do Iguaçu, Delegacia Fluvial em Guaíra
(DelGuaíra) e, mais recentemente, o Posto Avançado na cidade de Londrina.

A principal função da Capitania é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu, além de fiscalizar o cumprimento das normas exigidas para evitar acidentes, tanto em pequenas embarcações de pesca como em navios de turismo e balsas. Ao todo, são cerca de cem militares atuando diariamente no cumprimento das normas de navegação.

A capitania possui sob sua jurisdição144 municípios e atua na fiscalização de mais de 54 mil embarcações. Além da segurança da navegação, os militares também cooperam com frequência na segurança da fronteira em geral, atuando ao lado de outras forças de segurança e realizando ações para a comunidade.

Em março deste ano a unidade recebeu 83 marinheiros recrutas, de diferentes regiões, para compor a primeira turma de 2023. Os recrutas cumprem agora um período de formação, que deve ser encerrado em junho. Assim que completarem o intervalo de preparação, os recrutas serão distribuídos para servir oficialmente em Organizações Militares, subordinadas ao comando do 8° Distrito Naval.

  • Da redação / Fotos: Abel da Banca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *