Obras da Perimetral Leste estão 21,03% e da Ponte da Integração 99,28% concluídas, afirma consórcio

O andamento das obras da Perimetral Leste e da Ponte Internacional da Integração que vai unir Foz do Iguaçu a Presidente Franco (Brasil e Paraguai), ambas bancadas com recursos da Itaipu Binacional, estão no boletim do mês de maio disponível no site do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). De acordo com os dados fornecidos em relatórios do Consórcio Ponte Brasil Paraguai formado pelas construtoras Única, MPB e RMG, a nova rodovia está com 21,03% concluída, enquanto a nova passarela tem 99,28% de conclusão.

As obras de infraestrutura foram projetadas para retirar o fluxo de caminhões com cargas indo ou vindo do Paraguai pela Ponte Internacional da Amizade e da região central de Foz do Iguaçu os veículos que chegam ou saem do país pela Argentina, utilizando a Ponte Internacional Tancredo Neves. A Perimetral Leste, que terá aproximadamente 15 quilômetros e vai ligar a aduanas dos dois países com a BR-277, já recebeu investimento de R$ 21,9 milhões, informa o boletim do DER-PR.

Segundo o informe, os trabalhos de terraplenagem estiveram concentrados, em maio, “no segmento da estaca 200 da linha geral, com perfuração e detonação para execução de canal de drenagem”. No viaduto da BR-277, “permanecem os serviços de concreto, aço e forma das estruturas, onde foram feitas toda a viga travessa, alas e cortinas do Eixo 1; e a viga travessa do Eixo 2”. No futuro viaduto de ligação com a Ponte Tancredo Neves, por sua vez, “foi lançada camada de sub-base de macadame seco e base de brita graduada simples”.

 

Sem fluxo

Em relação as obras da Ponte da Integração, que já demandaram R$ 234,4 milhões em investimentos desde 2020, quando tiveram início os trabalhos. A liberação da passagem provisória de caminhões vazios (em lastre) pela ponte, inicialmente anunciada para abril, como repercutiu o GDia, acabou sendo adiada novamente. De acordo com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a nova data pode ser junho ou julho desde ano, a depender do andamento das obras, que seguem sem data próxima para inauguração.

“Os serviços dos módulos dos guarda-corpos estão sendo finalizados, faltando apenas a conclusão dos acabamentos. O sistema de drenagem está na última etapa de execução, que é a ligação da tubulação PEAD com a Caixa Separadora de Líquidos”, destaca o informe. Que completa: “Ainda no presente mês, chegaram ao canteiro de obras as peças que compõem as duas Plataformas de Inspeção e Manutenção. […] A movimentação será feita por troles mecânicos (roldanas), nos 470 metros do trecho estaiado. Esta será a primeira Obra de Arte Especial (OAE) no Brasil que terá estes dispositivos, para inspeções e manutenções periódicas”.

 

  • Da Redação / Foto: DER-PR

 

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