Implementação do sistema BIM promete economia em construções públicas de Foz

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos (SMPC), avança na implementação do novo sistema de Modelagem da Informação da Construção (sigla BIM em inglês), um conjunto de tecnologias e processos integrados que promovem otimização de tempo com qualidade na execução de obras públicas, garantindo mais transparência e economia para o município.

Neste mês, a secretaria cumpre a terceira e penúltima etapa para instalação da estratégia no serviço público, com a capacitação dos arquitetos e engenheiros da prefeitura sobre a metodologia. A última fase acontecerá nos próximos meses com a realização de consultoria que será feita pela ‘Buysoft’, uma empresa líder em tecnologia que se especializa na implementação de Modelagem de Informações da Construção (BIM) no país.

“O sistema simula a obra construída, contabilizando projetos e prevenindo erros e um dos destaques é a volumetria 4d do projeto arquitetônico, ou seja, é possível visualizar todos os indicadores, inclusive de material necessário, promovendo economia e segurança orçamentária, além da agilidade na entrega dos imóveis”, enfatizou o secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Andrey Bachixta.

A modelagem utilizada nos Estados Unidos, México, Canadá, Rússia, China, Portugal, França, Chile e Argentina foi instituída no país através do decreto Nº 10.306/2020, que estabeleceu a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

Até agora, o município investiu mais R$ 1,2 milhão para viabilizar o BIM, que a longo prazo, representará impactos incalculáveis na dinâmica de desenvolvimento urbano da cidade.

 

Investimento

“Estamos cumprindo todas as etapas para viabilizar o novo sistema. Nas primeiras etapas, em 2021, adquirimos computadores e softwares, e agora avançamos com o treinamento e as consultorias finais para devida implantação”, acrescentou Bachixta.

O objetivo é transformar a indústria da construção através da digitalização, otimizando a eficiência e a produtividade dos projetos de construção, com foco na redução crescente de custos no processo construtivo através de melhoras práticas e envolvendo processos e metodologia BIM para Foz do Iguaçu.

Com a disseminação do BIM, a meta do governo federal até 2028, é de que os custos da construção sejam reduzidos em 9,7% e a produtividade cresça 10% no país.

  • AMN / Foto: Thiago Dutra/PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *