Empresas maquiladoras promovem exposição em CDE buscando ampliar “laços” com Brasil

As empresas que operam pelo Regime Maquila do Paraguai vão promover, de 4 a 6 de setembro em Ciudad del Este, uma exposição que terá como foco estreitar e ampliar as relações comerciais com o Brasil e outros países do Mercosul. O setor movimentou, nos primeiros sete meses do ano (janeiro a julho), mais de US$ 581 milhões (aproximadamente R$ 2,5 bilhões). Quase 50% deste montante,  aproximadamente R$ 2,5 bilhões, na fronteira de Foz do Iguaçu.

O Regime de Maquila foi criado pelo governo para incentivar a injeção de capital estrangeiro no Paraguai. Ele permite às empresas importar matérias-primas, maquinários e demais insumos necessários, por meio de um sistema de admissão temporária, conforme o qual fica suspensa a cobrança dos tributos à importação. Hoje, são 278 empresas atuando pelo incentivo fiscal. Deste total, aproximadamente 48% estão na abrangência do Departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este.

O plano para fortalecer as relações comerciais com o Brasil e outros países do Mercosul é da Câmara de Empresas Maquiladoras do Paraguai (CEMAP). De acordo com a presidente Carina Daher, a posição geográfica do décimo departamento permitiu que grande parte das indústrias se instalassem na região. O evento, no Lago Shopping na região central de Ciudad del Este, foi declarado de “interesse departamental, industrial e comercial” pelo Governador do Alto Paraná.

 

Montante

De janeiro a julho, as exportações pelo regime tributário especial atingiram US$ 581 milhões. O setor maquiladora abrange itens como: autopeças, têxteis, alimentos, farmacêuticos, serviços, couros, calçados, confecções, cortinas, plásticos, metalúrgicos, materiais cirúrgicos, agroquímicos, entre outros. Na parte maquila de serviços, estão call centers, desenvolvimento de software e BPO, ressalta a imprensa do Paraguai.

“Trazemos para o décimo departamento uma consolidada Maquila Expo. Queremos nos aproximar ainda mais do nosso grande parceiro comercial”, revelou Careina Daher ao jornal La Clave. “O Brasil é um aliado estratégico; Então, estar aqui significa que temos essa abertura para continuar fortalecendo o nosso relacionamento. A localização geográfica do Alto Paraná nos permite trabalhar com outros vizinhos (…) como país, ainda somos a melhor opção para estabelecer empresas”, ressaltou.

O programa da CEMAP, segundo ela, quer dar visibilidade às MPMEs. “Buscamos dar oportunidade às pequenas e médias empresas da região de fazerem parte da nossa cadeia produtiva, aumentar o conhecimento por meio de palestras e conferências, além de continuarmos sendo o maior embaixador do Paraguai para investimentos estrangeiros junto aos nossos vizinhos”, disse o presidente.

 

Tour por empresas

Paralelamente à exposição, será realizado um tour pelas indústrias maquiladoras da região. A atividade está programada para o dia 6 de setembro. A programação da Maquila Expo inclui ainda conferências, networking, mostras culturais, exposições e uma feira de emprego.

“Estamos trazendo um painel de primeiro nível sobre a maquila, seu desenvolvimento, para onde vai e como se projeta esse setor. Além disso, cerca de 25 empresas participarão de networking para fazer negócios e ampliar sua rede de contatos”, explicou a presidente do CEMAP.

 

  • Da Redação / Foto: Jornal La Clave

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