Aeroporto de Foz do Iguaçu movimentou quase 1,5 milhão de passageiros em 2022

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu movimentou, em 2022, perto de 1,5 milhão de passageiros, na somatória dos embarques e desembarques do período. O volume ficou perto dos 60% acima da movimentação registrada nos 12 meses de 2021 e se aproximou dos 75% dos números até 2019, ano do recorde histórico do turismo no Parque Nacional do Iguaçu na pré-pandemia do covid-19 (coronavírus). O desempenho consolida o terminal aeroportuário como o segundo do Paraná, atrás apenas do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Os números da movimentação do Aeroporto de Foz do Iguaçu integram os índices de embarques e desembarques dos 50 principais terminais do Brasil divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em números, o terminal iguaçuense registrou 1.473.642 chegadas e partidas de passageiros entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. O índice indica um crescimento de 59% a mais que os registrados no ano anterior – 948.913 embarques e desembarques em 2021.

O mês de dezembro é o que apresentou maior movimentação de passageiros durante 2022 no Aeroporto de Foz do Iguaçu. No período foram 157.991 embarques e desembarques domésticos e internacionais, em mais de 1,5 mil operações aéreas entre pousos e decolagens, de acordo com planilha da CCR Aeroportos, concessionária que assumiu o terminal iguaçuense no final de março do ano passado. Julho aparece em segundo com mais de 146,3 mil passageiros (mais de 1,3 mil operações aéreas), seguido de outubro com mais de 141,5 mil embarques e desembarques e 1.287 operações aéreas.

 

Segundo do Paraná

A movimentação de 2022 consolidou Foz do Iguaçu com o segundo aeroporto mais movimentado do Paraná, atrás do Afonso Pena, com mais de 4,7 milhões de embarques e desembarques e bem à frente de Londrina com 672 mil e Maringá, com 547 mil passageiros. Os dois últimos municípios concentram respectivamente a segunda e terceira maiores populações do Estado.

Na lista nacional, o aeroporto de Foz do Iguaçu aparece na 23ª posição geral, avançando três colocações em relação a 2021. Em 2019, antes da pandemia, o terminal ocupou a 19ª posição nesse mesmo ranking.

No Brasil, as maiores movimentações de passageiros foram em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo com mais de 33,7 milhões de embarques e desembarques, seguido do aeroporto de São Paulo (17,7 milhões) e Brasília (DF), com mais de 13,1 milhões de embarques e desembarques.

 

Estrangeiros

As operações aéreas com embarque e desembarque internacional de apresentaram dois momentos de recuperação em 2022, ante os anos da pré-pandemia. No período foram contabilizados 5.573 passageiros que oriundos ou indo para outros países, em 786 pousos e decolagens, desde que a CCR Aeroportos assumiu a gestão do terminal.

Os meses de pico coincidem com a volta de voos, especialmente com Santiago (Chile) e períodos de alta temporada. Em dezembro, por exemplo, mais de 2,9 mil turistas estrangeiros desembarcaram ou embarcaram no terminal iguaçuense em 100 operações aéreas. Em abril foram 2.085 embarques e desembarques em 106 pousos e decolagens.

 

  • Da Redação / Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *