Secretaria de Patrimônio da União doa área para Centro Cívico de Foz

O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União, portaria da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), doando à Prefeitura de Foz do Iguaçu uma área de 57 mil metros quadrados, para fins de construção do Centro Cívico, “uma luta histórica do município”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD). O terreno, localizado entre a sede da Polícia Federal e o Porto Seco às margens da BR-277, terá aproximadamente 28 mil metros quadrados de área construída com um investimento estimado em cerca de R$ 60 milhões.

“Recebemos da Secretaria de Patrimônio da União em Brasília a confirmação, inclusive a publicação no Diário Oficial da União (DOU), que aquela área de 57 mil metros quadrados está sendo cedida ao município para o Centro Cívico”, informou. O prefeito lembrou que o porto seco, que funciona ao lado, será transferido para uma estrutura nova já licitada pela Receita Federal, próximo a entrada de Foz do Iguaçu.

“Claro que o terreno não é mais aquele quando no passado o município chegou a ganhar, que seria o dobro dessa área, mas é uma área suficiente para construir o centro cívico e levar o desenvolvimento para quela região”, ressaltou Chico Brasileiro. O terreno anterior citado pelo prefeito, acabou retornando ao patrimônio da União devido a não utilização do mesmo. “Agora a Prefeitura vai concluir os projetos (da obra)”, ressaltou ele em entrevista à Rádio Cultura.

 

Articulação

Com a autorização da cessão do imóvel, o prefeito disse que está mantendo diálogo com a Câmara de Vereadores, para viabilizar financeiramente a construção do centro cívico de Foz do Iguaçu. “Inclusive, estamos com projeto de transformar áreas técnicas do município em obras de uso social, já com outros projetos, não mais só de loteamentos, agora com outras áreas públicas que vamos transformar em obras”.

“Elas (áreas públicas) podem ser vendidas ou já podem ser transformadas em obras. Ou seja, podemos pegar um consorcio que queira construir e transformar isto em várias áreas públicas para construção da prefeitura”, destacou. Chico Brasileiro disse que a ideia é fazer um Termo de Conversão de Área (TCA), modelo já utilizado para viabilizar a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dona Brida, na região do Três Bandeiras, e também a extensão da Avenida João Paulo II.

“Isto já estamos estudando, o projeto já está na Câmara de Vereadores para a aprovação e em breve a gente deve estar com esse projeto do Centro Cívico para que a gente busque parcerias publicas e privadas para a construção do centro cívico de Foz do Iguaçu”, ressaltou Chico Brasileiro. Que completou: “Essa obra é um compromisso que tenho, uma luta que tenho e estamos trabalhando muito para isso acontecer”.

 

Contexto

No final de junho, o prefeito Chico Brasileiro esteve em Brasília, para uma reunião com a ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação dos Serviços Públicos), cobrando agilidade na cessão da área da União para construção do Centro Cívico. A estrutura, que deve abrigar ainda a nova Câmara de Vereadores, vai levar maior desenvolvimento para a região que já abriga diversos órgãos governamentais do Estado e do Governo Federal.

 

  • Da Redação / Imagem arquivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *