Mais de 853 mil visitantes de 163 países foram às Cataratas nos primeiros seis meses de 2024
O Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, recebeu 118.507 turistas e moradores de seu entorno em junho, superando os acessos no mês de maio, com 110.435 visitantes. O atrativo, na fronteira compartilhada de Brasil com a Argentina, recebeu no primeiro semestre deste ano, mais de 853 mil turistas de 163 diferentes países. O Complexo Turístico da Itaipu (CTI) e o Marco das 3 Fronteiras registraram aumentos de 5% e 8%, respectivamente em junho.
Os brasileiros responderam por 60% (71.170 ingressos) dos acessos por Foz do Iguaçu à unidade de conservação nos últimos 30 dias. Os visitantes estrangeiros, de 94 diferentes países, somaram aproximadamente 40% – 47.337 ingressos, informou a Urbia + Cataratas, concessionária da área de visitação do parque.
Entre os brasileiros, os paranaenses foram os que mais visitaram durante o mês de junho, totalizando 27.043 visitas, seguidos de habitantes de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já entre os países com mais presença nas Cataratas do Iguaçu, em primeiro está o Brasil, seguido pela Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Colômbia e Peru.
Semestre
O Parque Nacional do Iguaçu registrou a visita de 853.340 pessoas nos primeiros seis meses de 2024, números próximos aos do mesmo período do ano passado – 855.382 ingressos. Os estrangeiros, de 163 nacionalidades, marcaram presença com 41,7% da visitação. Os países com mais visitantes no primeiro semestre do ano foram: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, França e Alemanha, respectivamente.
Visitantes de todo Brasil estiveram no parque em 2024. Os paranaenses lideram entre os estados com mais de 179.070 visitas. Em seguida vêm São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A aquisição de ingressos, com hora marcada pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), é o mais indicado para garantir a melhor experiência no atrativo. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e a noite possuem vagas limitadas.
Itaipu
O conjunto de atrativos no entorno e dentro da usina da Itaipu registrou aumento de quase 5% na visitação em junho, no comparativo do mesmo período no ano passado. Ao todo, 32.091 pessoas ingressaram no CTI durante o mês passado. No primeiro semestre do ano foram 219.107 ingressos.
O Itaipu Panorâmica, o passeio mais procurado, registrou 20.479 visitantes em junho. Já o Refúgio Biológico Bela Vista outros 3.800. O Itaipu Especial, que leva os turistas até o coração da usina, teve 4.606 entradas, e o Itaipu Iluminada recebeu outros 1.825 turistas. O Ecomuseu contou 1.301 visitantes e fizeram o tour virtual pela usina outras 40 pessoas.
Moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingressos para Itaipu Panorâmica, Itaipu Iluminada, Refúgio Biológico e Itaipu by Bike. Além da gratuidade eles também têm 50% de desconto no passeio Itaipu Especial. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131-9119, ligação telefônica (45) 3198-1800, ou [email protected]
No Paraná têm direito ao ingresso comunidade: Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa. No Mato Grosso do Sul, os moradores do município de Mundo Novo. Na Região Binacional, Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco.
Marco das 3 Fronteiras
O complexo do local mais charmoso de Foz do Iguaçu recebeu 32.081 mil visitantes de 65 nacionalidades no mês de junho. O número representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o Marco recebeu 29.482 visitantes. Além dos brasileiros, as nacionalidades que tiveram o maior número de visitantes foram: Chile, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru, China, Espanha e Mexico.
“Vi o limite de três países. É incrível. O restaurante do local serve pratos distintos de cada país da fronteira”, disse Kimberly Morvig. Para Salem Muhad é uma visita obrigatória. “Meu conselho é, se quiser assistir ao show cultural, chegue antes das 17h para reservar um bom lugar para o show. É fantástica a mística do ambiente”.
As intervenções artísticas fazem uma homenagem à cultura brasileira, ao Paraguai, à Argentina, às populações indígenas e à imigração europeia na região. São cerca de 20 artistas locais que se apresentam de terça a domingo, das 19 às 22 horas. Há dois espaços gastronômicos no Marco.
O Restaurante Cabeza de Vaca, no interior do atrativo, com música ao vivo e um cardápio especial dos três países. Já a Praça 3 Fronteiras oferece aos visitantes ao ar livre uma variedade da culinária da região, como chipa paraguaia, empanada argentina, choripán, entre outras delícias. O atrativo atende o público de terça-feira a domingo, das 13h30 às 21h. O ingresso é vendido preferencialmente on-line, no site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br, ou na bilheteria.
- Da Redação / Fotografia: Nilmar Fernando