Foz do Iguaçu está entre destinos nacionais mais vendidos em 2023

Foz do Iguaçu está entre os destinos turísticos nacionais mais vendidos em 2023, mostra diagnóstico da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que compila dados do setor desde 2010. As Cataratas do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, liderou a preferência, ao lado do Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina e o Beach Park, no Ceará, dos passageiros que embarcaram em aeroportos do pais, com fins turísticos no período.

De acordo com o relatório da Braztoa, divulgado pelo Poder 360, os embarques domésticos somaram 60% do faturamento das operadoras brasileiras no período, somando mais de R$ 11,6 bilhões. As viagens aéreas com fins turísticos subiram mais de 22,7%, com mais de 11,8 milhões de passageiros no comparativo com 2022. Destes, 74% foram para destinos nacionais. O ticket médio das viagens para destinos nacionais ficou em R$ 2.190,00.

Os roteiros mais escolhidos pelos brasileiros foram os de média duração (5 a 9 dias). O Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes no ano passado, sendo que 57% indicaram ser de nacionalidade brasileira. O mercado doméstico, segundo a Braztoa, representou 60% do faturamento total das operadoras no ano passado (R$ 19,3 bilhões).

Essa é a maior porcentagem de participação de voos domésticos na arrecadação do setor, superando o registrado em 2010. O faturamento com viagens internacionais movimentou R$ 7,7 bilhões no período. A região Nordeste foi a que mais recebeu viajantes para atividades de lazer. Entre as cidades, São Paulo aparece em 1º lugar, seguida por Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) empatadas na 2ª colocação, e Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE) dividindo o 3º lugar.

 

No cartão

O relatório da associação mostra ainda que a maioria dos visitantes que optou pelo pagamento do pacote adquirido, a principal forma de comercialização foi por meio de cartão de crédito– à vista ou parcelado– (65,51%), seguida por transferência bancária/Pix (18,46%) e por boleto bancário (8,31%).

Em 2023, a principal forma de comercialização de pacotes de viagem foi totalmente online, com 65%. A venda híbrida, onde o negócio é firmado de forma online e física, alcançou 21% de participação no ano passado e superou pela 1ª vez a venda de pacotes na modalidade totalmente presencial (14%).

“Esses dados refletem a crescente adoção da tecnologia pelas operadoras, que buscam agregar facilidade, agilidade e flexibilidade ao processo de vendas, oferecendo aos clientes múltiplos canais e facilidades para realizar suas compras de forma conveniente”, disse a Braztoa.

  • Da Redação / Foto: Robson Meireles

 

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