Foz do Iguaçu chega a 200 mil eleitores e terá segundo turno em outubro de 2024

Foz do Iguaçu superou, na manhã desta quinta-feira (23), o limite de 200 mil eleitores para garantir, em outubro de 2024, o segundo turno nas eleições municipais que vão definir o sucessor do prefeito Chico Brasileiro (PSD). De acordo com boletim do Fórum da Justiça Eleitoral, às 10h14 o município tinha 200.013 cidadãos regularizados no Cadastro do Eleitorado (ELO). Para o pleito ser definido no primeiro turno no dia 6 de outubro, um dos candidatos precisará receber 50% mais um dos votos válidos. O segundo turno será dia 27 do mesmo mês.

“Escrevo apenas para dar a grata notícia de que hoje alcançamos os 200.000 eleitores!”, disse o diretor do Fórum Eleitoral, juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, em mensagem ao GDia. “Um dia importante, histórico para o município”, ressaltou. Para garantir atendimento a demanda de eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) instalou, na última semana, a terceira zona eleitoral de Foz do Iguaçu, que agora se soma aos municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais, que já tem segundo turno no Estado.

De acordo com o boletim da Justiça Eleitoral, a 46ª Zona Eleitoral tem 77.347 eleitores aptos a votar nas 240 seções distribuídas em 30 locais de votação. A 104ª tem 70.869 eleitores em 207 seções distribuídas em 21 pontos de votação. A 147ª tem 51.797 eleitores em 162 seções espalhadas em 15 locais de votação. A última Zona Eleitoral, que tem como titular a juíza Trícia Cristina Santos Troian, abriga ainda os eleitores de Santa Terezinha de Itaipu.

 

Democracia mais representativa

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) disse que, o segundo turno, vai garantir aos eleitores e cidadãos uma democracia mais representativa, “tendo em vista que possibilita que a maioria escolha de fato seu representante. Quando não se tem segundo turno, pela divisão de forças, pode ter uma eleição definida as vezes um terço dos eleitores”, avaliou. “O fato de ter segundo turno, é muito mais representativo e mais forte a legitimidade do candidato eleito. É um fato positivo e histórico”, ressaltou.

O Deputado Matheus Vermelho, ressaltou que a representação numérica não é a única razão para a relevância dessa marca. “Quando uma cidade alcança 200 mil eleitores, ela não só se torna mais influente nas decisões políticas, mas também atrai investimentos e projetos que impulsionam o desenvolvimento local. É uma conquista para a comunidade e um estímulo para o crescimento socioeconômico”, explicou.

No Brasil, o voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos, segundo a legislação eleitoral. Para pessoas com idade entre 16 e 17 anos e analfabetos, o voto é facultativo. Pela Constituição Federal, para votar, o eleitor deve estar em situação regular. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e se informar acerca dos serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral na internet. Em Foz do Iguaçu, mais de 70 mil eleitores da 104ª Zona Eleitoral, terá que reimprimir o documento, que pode ser feito no site do TRE-PR.

  • Da Redação / Foto: AMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *