Com grandes expectativas, lojistas de Foz e Ciudad del Este apostam alto no Dia das Mães
Segunda melhor data do ano para o comércio geral, o Dia das Mães já está gerando uma grande mobilização na fronteira. A chegada do frio e o bom movimento no turismo animaram os lojistas de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, que devem apostar alto na data para elevar as vendas.
Do outro lado da fronteira, os shoppings, prefeitura e Câmara de Comércio e Serviços (CCS) já deram início aos preparativos para receber os visitantes. Entre os dias 9 e 12 acontecerá a “Crazy Week”, uma ação semelhante a famosa Black Friday, onde serão realizadas diversas promoções e descontos que podem chegar a até 70% em diversos setores.
A semana de vendas coincidirá, não por acaso, com a Fespop Festival, em Santa Terezinha de Itaipu. De acordo com o presidente da CSS, Said Taigen, a instituição firmou uma parceria com a comissão organizadora da festa, para que os eventos sejam divulgados dos dois lados da fronteira, favorecendo a economia duplamente a economia local.
“Além de aproveitar os super descontos em Ciudad del Este, durante o dia, os turistas e clientes poderão desfrutar de shows de grandes cantores da atualidade na nossa cidade vizinha”, destacou.
Para a Crazy Week, CDE terá a segurança reforçada nas ruas e shoppings. Também será disponibilizado Wifi gratuito para os turistas, feira gastronômica e uma calorosa recepção. A organização montou ainda o site oficial: crazyweek.com.py, para que os consumidores possam conferir as lojas participantes da semana de promoções e tirar dúvidas.
Em Foz, as lojas devem apostar principalmente nas liquidações de roupas e calçados, aproveitando o momento para limpar o estoque das peças que sobraram da última estação. Além do vestuário, os setores de cosméticos e alimentos também deve ter um bom movimento, já que a procura por cestas de beleza, café da manhã e pequenos mimos para as mães cresceu bastante nos últimos anos.
Movimento e preferências
O Dia das Mães, no segundo domingo de maio, que neste ano cai no dia 12, é a segunda melhor época para o comércio, movimentando mais de R$ 30 bilhões em todo o país. Fica atrás somente do Natal.
Conforme dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as vendas devem se intensificar na semana que antecede à data, pois a maior parte dos filhos, 82,5%, deixa para comprar o presente na última hora, durante a semana ou no mesmo dia.
Os presentes que lideram a preferência dos consumidores nesta celebração são roupas, bolsas, calçados, perfumes, cosméticos e flores. Os pagamentos à vista são a preferência para efetuar a compra, com o crescimento significativo da utilização do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.
Olhos atentos
De acordo com o Procon, na hora de comprar o presente é importante estar atento as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas. A troca de produto só é obrigatória quando este apresentar algum defeito. Então, no caso de roupa, acessório, e sapatos é importante que o consumidor certifique-se na loja da possibilidade de troca se o presente não agradar ou não servir.
- Da redação / Foto: divulgação