Black Friday 2023 de Ciudad del Este será de 15 a 18 de novembro

A Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este promoveu a primeira reunião organizacional da Black Friday 2023 A mega feira de ofertas e descontos em produtos importados e de tecnologia de última geração, este ano será novamente antecipada entre os dias 15 a 18 de novembro (a promoção tradicionalmente é realizada na última sexta-feira do mês). Durante o encontro foi formada a equipe de trabalho que estará à frente das articulações, sob a coordenação geral do empresário Armando Ghazwai.

No ano passado, mais de cinco mil estabelecimentos participaram oferecendo mercadorias com até 70% de descontos, atraindo principalmente brasileiros que visitam Foz do Iguaçu. De acordo com estimativas da Câmara de Comércio e Serviços, mais de 175 mil pessoas, entre cidadãos nacionais e estrangeiros, foram atraídas nos quatro dias da feira de descontos, que movimentou aproximadamente US$ 260 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão), um aumento de 30% em relação ao evento de 2021, ainda durante a pandemia da covid-19.

A primeira reunião organizacional da Black Friday definiu ainda por uma convocatória importante dos sócios e das empresas de Ciudad del deste para ingressarem na edição deste ano. “Agradecemos a todos os presentes e convidamos a todos os que queiram juntar-se à organização deste grande evento, onde o sector privado e público trabalham em conjunto para a realização de uma grande festa de Compras e Descontos!”, destacou a Câmara de Comércio e Serviços em seu perfil no Facebook.

“União é força!!”, ressalta o comunicado, que completa com um recado direto aos turistas: “Descontos sem Fronteiras!”. Para este ano, a cotação baixa do dólar, frente ao real (R$ 4,88), deve ser um atrativo a mais. Em Ciudad del Este, a moeda estadunidense é usava como parâmetro para fixação dos preços dos produtos, mercadorias e aparelhos eletrônicos.

 

Diagnóstico

O Observatório do Turismo da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) aproveitou a edição do ano passado para realizar uma “Pesquisa Especial da Atividade Turística – Black Friday 2022”, com a intenção de conhecer o perfil dos visitantes e compradores do município, bem como a sua atividade comercial. O levantamento revelou dados interessantes como 65,9% dos entrevistados tinham entre 21 e 50 anos.

Sobre as atividades econômicas de cada um, 27,7% afirmaram ser empregados privados, 20,5% autônomos e 15,5% empregados ou funcionários públicos, entre as ocupações mais citadas. A pesquisa apontou ainda que 84,1% dos entrevistados não residiam no Paraguai: 81,8% eram brasileiros, 14,5% paraguaios e 3,6% restantes da Argentina. Os pesquisadores entrevistaram visitantes de 74 cidades do Paraguai, Argentina e principalmente do Brasil, incluindo como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, entre outras.

Os principais motivos de visita apontado pelos entrevistaram foram compras (65,0%) e lazer/lazer/férias/turismo em geral (27,3%). Na hora das compras, os principais itens levados pelos turistas foram perfumaria/cosmética/beleza, tecnologia, artigos de vestuário/moda, alimentos/bebidas e eletrodomésticos, entre outros.

 

Projeção

A intenção da Câmara de Comércio e Serviços é colocar a venda, assim como na edição de 2022, mais de um milhão de itens serão oferecidos nos dias que durar a Black Friday. As lojas terão descontos de até 70% em uma ampla variedade de produtos e itens, como eletrônicos, moda, informática, mercearia, bebidas, entre outros, aos quais se soma o “troco congelado”, permitindo que os compradores tenham maior poder de compra.

 

  • Da Redação / Foto: arquivo/divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *