Assembleia reunirá bispos e arcebispos de todo o Paraná em Foz do Iguaçu

Bispos e arcebispos de todo o Paraná estarão reunidos em Foz do Iguaçu, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, em uma grande assembleia estadual, que contará com momentos de oração, fraternidade, partilha, formação e discernimento sobre a caminhada pastoral da igreja católica.

Este será o primeiro encontro de 2024 das autoridades religiosas, que pertencem a 18 arquidioceses e dioceses do Estado, além da metropolia e eparquia ucranianas, integrantes do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre os presentes estarão o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski; e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, padre Edson Zamiro da Silva.

Os sacerdotes se concentrarão na Casa de Formação Shalom, mas a programação também inclui celebrações para a comunidade. A abertura do encontro será na noite de domingo (25), com uma missa na Paróquia São João Batista, que será presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz.

Ao longo de todo o dia de segunda e terça-feira (26 e 27), os bispos trabalharão sobre uma extensa pauta de temas, e também terão momentos de oração e convivência fraterna.

Entre os temas que serão discutidos na assembleia estão: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; o Jubileu 2025; a preparação para a 44ª Assembleia do Povo de Deus, que acontecerá no mês de setembro; a Cartilha de Orientação Política 2024, em vista das eleições municipais; além de questões referentes às pastorais e à administração do regional.

Na noite de terça-feira, haverá uma missa solene na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, às 19h30, que será aberta ao público. Esta é uma oportunidade para que a comunidade católica da fronteira conheça as autoridades eclesiásticas. A celebração será presidida pelo bispo de Foz, dom Sergio de Deus Borges; auxiliado por dom Geremias e dom Amilton.

Na quarta-feira, os bispos vão celebrar a Eucaristia logo pela manhã e, em seguida, terão o dia livre para passeios. Ao final do dia, eles farão uma visita à Itaipu Binacional, onde terão um encontro com o diretor da instituição.

A assembleia será encerrada na manhã de quinta-feira. Neste ano, o episcopado paranaense se encontrará novamente no mês de abril, na Assembleia Geral em Aparecida (SP); e no mês de setembro, em Francisco Beltrão (PR), na sua segunda assembleia regional.

 

Fronteira

Cada vez mais Foz tem se destacado como sede para grandes encontros de lideranças de diversos tipos. Em janeiro de 2023 a cidade recebeu o 43° RENASEM, um grande retiro nacional que reuniu seminaristas, padres, diáconos e bispos de todo o Brasil

Em agosto do mesmo ano o município sediou o Encontro de Líderes Religiosos Católicos na Fronteira, que contou com sacerdotes de várias regiões do Brasil, Paraguai e Argentina.

O propósito destes e de outros eventos é fortalecer a fé, a união de comunidades e promover o turismo religioso para que a fronteira e a diocese local se tornem destaque e contribuam com a economia de Foz e região.

No dia 26 de agosto do ano passado a Diocese de Foz celebrou 45 anos de fundação. A unidade, criada pelo Papa Paulo VI em agosto de 1978, atende hoje cerca de 460 mil pessoas, tendo um clero composto por 36 padres diocesanos, 22 religiosos padres e 12 diáconos permanentes.

A Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe foi inaugurada em dezembro de 2023, após 20 anos de construção.

  • Da redação / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *