Hotéis inteligentes: o que são hotéis inteligentes e que tecnologia eles usam?

Quer saber o que torna um hotel inteligente, “inteligente?” Embora o ChatGPT não possa trocar a roupa de cama ou confortar um hóspede zangado (ainda), os hoteleiros estão aproveitando a tecnologia em muitas facetas das operações de frente e de trás da casa. Em suma, um hotel inteligente aprimora a experiência do hóspede para tornar as operações mais eficientes.

Benefícios dos hotéis inteligentes – Aproveitar a tecnologia em seu hotel pode gerar dois benefícios principais: uma experiência aprimorada para o hóspede e uma eficiência operacional aprimorada. Além disso, a tecnologia pode oferecer uma experiência de check-in e checkout mais integrada.

Internet of Things (IoT) – dispositivos inteligentes como sensores de ruído, sensores de fumaça e detectores de movimento podem ajudar os hoteleiros a monitorarem a atividade nos quartos, mantendo um alto nível de privacidade.

Controles e automação inteligentes da sala: os sistemas na sala podem controlar e automatizar luzes, aquecimento, ar-condicionado, energia e muito mais, e os hoteleiros podem usar um painel central para definir horários ou automatizar as funções de ligar/desligar.

Monitoramento e otimização de energia: a tecnologia de quarto inteligente pode fornecer aos hoteleiros acesso em tempo real às tendências de consumo de energia, além de permitir a otimização com base na ocupação, sazonalidade e preferências dos hóspedes.

Artificial Intelligence – Assistentes virtuais e chatbots: Frequentemente encontrados em sites de hotéis, aplicativos móveis ou até mesmo em tablets nos quartos, os assistentes virtuais e chatbots podem lidar com uma variedade de perguntas dos hóspedes, desde “qual é a senha do WiFi?”

Digital guest experience platforms – Check-in móvel e entrada sem chave: com um aplicativo móvel ou da web, os hóspedes podem concluir o processo de check-in totalmente autônomo e receber uma chave móvel ou um código de porta para entrar em seu quarto. Uma chave móvel usa a tecnologia Bluetooth para destravar com segurança as portas dos quartos – e essa tecnologia é mais segura do que os cartões-chave tradicionais, pois é menos provável que sejam perdidos ou mal utilizados.

Investir em tecnologia hoteleira inteligente traz inúmeras vantagens para os proprietários de hotéis. Ele não apenas melhora a eficiência operacional, a lucratividade e a conveniência do hóspede, mas também contribui para os esforços de sustentabilidade. Abraçar a era dos hotéis inteligentes é crucial para se manter competitivo e atender às crescentes expectativas dos hóspedes atuais com experiência em tecnologia.

  • (Assessoria de Comunicação Sindhotéis, com informações: Jordan Hollander/hoteltechreport.com/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *