Estudantes da UNILA apresentarão projeto inovador de combate a poluentes aquáticos em evento em Paris

Um grupo de estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) embarcou para Paris na última terça-feira (30). A equipe SynFronteras irá apresentar o projeto Mhetyguá no International Genetically Engineered Machine (IGEM), o maior concurso internacional de biologia sintética que será realizado de 2 a 5 de novembro. O projeto apresenta uma abordagem inovadora ao propor a utilização de microalgas para combater poluentes aquáticos.

A pesquisa desenvolvida pelos estudantes envolve o desenho de circuitos genéticos para inserir enzimas PETase e MHETase (proteínas responsáveis pela degradação do PET) em microalgas da espécie Chlamydomonas reinhardtii. O principal objetivo é prever o comportamento dessas microalgas geneticamente modificadas em lagoas de estabilização de estações de tratamento de esgoto (ETEs) por meio de estudos computacionais e equações matemáticas.

O estudo deverá ser o pontapé inicial para analisar a possibilidade de implementar microalgas geneticamente modificadas em plantas de instituições de saneamento do país. De acordo com os discentes, atualmente não existe plano de mitigação em relação à presença de microplásticos no esgoto.

O projeto também tem uma visão social. A equipe irá criar de manuais sobre poluentes aquáticos, buscando conscientizar estudantes do Ensino Fundamental I e II. Toda a produção será desenvolvida em português, espanhol, Libras e com legendas em guarani, para que possa circular na região da Tríplice Fronteira.

  • Al Unila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *