Dr. Aliomar Ferri Amaral completa um ano de atendimentos e cirurgias no ombro em Foz
Já completou um ano que o médico ortopedista especialista em ombro e cirurgia via artroscopia decidiu dividir seu tempo entre atendimentos e cirurgias em Foz e Bauru, interior de São Paulo, onde é Chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo na Clínica Arthron, e onde realizou a primeira prótese do ombro na cidade há 22 anos. Ao longo de seus 26 anos de Medicina, já realizou mais de 6.800 cirurgias artroscópicas no ombro sem falar nas demais cirurgias do ombro e cotovelo, e já atendeu mais de 68 mil pacientes.
Dr. Aliomar é formado pela Faculdade de Medicina de Marília, SP, especialista em Ombro e Cotovelo pela USP, Sub Especialista em Cirurgia Via Artroscópica pela Universidade de Miami e Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. É conhecido por atender pacientes que já passaram por muitos médicos e que encontram-se “condenados” a viver com alguma limitação, mas que, após consulta e diagnóstico correto com o tratamento adequado (que pode ser cirúrgico ou não), conseguem voltar às atividades rotineiras, como o exemplo da primeira paciente cirúrgica em Foz, dona Selma de Jesus Oliveira Carneiro, cabeleireira, que havia perdido o movimento da mão após um acidente de moto em 2021: “Eu procurei ajuda, fiz quatro ressonâncias, gesso, infiltração, consultei com vários especialistas renomados que me disseram que iria ter de acostumar a viver com esta condição de não mexer mais a mão, e fiquei tão desanimada que até vendi meu salão de beleza, mas resolvi tentar e fiz a cirurgia artroscópica no ombro esquerdo e um mês e meio depois recuperei o movimento da mão. Dr. Aliomar foi uma bênção na minha vida!” Comemora.
A cirurgia Via Artroscopia é uma técnica cirúrgica moderna, realizada através de pequenos orifícios na pele, com instrumentos finos e pequenos cortes. “Permite atos cirúrgicos mais precisos, ao visualizar melhor as estruturas anatômicas e permitir a observação de uma área maior através de uma mesma incisão, sendo o procedimento tido como primeira opção entre os ortopedistas. Pode durar entre 15 minutos e pouco mais de uma hora, dependendo do caso e da experiência do médico.” Explica Dr. Aliomar.