Canja do Galo Inácio lança nova logomarca com talentos da APAE Foz do Iguaçu

A consagrada Canja do Galo Inácio, recebeu a nova logomarca desenvolvida por meio de um concurso inédito, realizada pelos alunos da Apae de Foz do Iguaçu. A escolha foi na última sexta-feira dia 29 de novembro. A iniciativa marcou um passo importante tanto para o evento, os rotarianos e a APAE, por fomentar a inclusão.

A seleção dos participantes ficou a cargo das professoras da entidade, que avaliaram a habilidade de desenho e pintura dos alunos. No total, sete estudantes foram escolhidos e dez obras expostas. O trabalho escolhido em primeiro lugar foi um desenho de Victor Gabriel da Silva Santos.

Victor é conhecido por sua criatividade e habilidade, ele conquistou o primeiro lugar no concurso regional de cartazes em 2023. Sua obra foi utilizada como banner na entrada do Festival de Artes e Cultura. O jovem sempre se destacou pela habilidade em produzir e colorir, além de sua criatividade ao criar desenhos originais.

A arte do Galo/2025 foi selecionada por meio de um consenso entre todos os jurados e a escolha se deu por unanimidade. O 1º lugar para o Victor Gabriel da Silva Santos; em segundo e terceiro, Ana Lívia Pawlak e Luiz Dorigon Miler, respectivamente.

Para Leonardo Lugon, presidente da APAE, “nossos alunos são pessoas com deficiência que possuem uma enorme capacidade de fazer arte e desenvolver a imaginação e a criatividade. Esse trabalho demonstra a capacidade da sociedade em promover a inclusão e permitir a participação de todos no processo de produção artística”, relatou.

A professora Lucimar Maier destaca que “hoje vemos o reflexo do trabalho artístico dentro da APAE. Ele se expandiu, e agora colhemos os frutos, como evidenciado”.

Rosana Lazarin, presidente do Rotary Club Foz do Iguaçu – Grande Lago, disse que presenciou “trabalhos de artistas e o Rotary agradece pela oportunidade e parabeniza todos os envolvidos”.

Darley Carneiro, diretor do GDia elogiou a iniciativa, os responsáveis pelo certame e, a equipe da APAE: “É só Deus para pagar o que vocês fazem. Estou muito feliz por estar aqui; este é, sem dúvida, um momento muito mais emocionante”, disse.

Para o idealizador da Canja do Galo Inácio, Rogério Bonato, “o evento é voltado para a infância e a nutrição, hoje um bem cultural iguaçuense, reconhecido legalmente e que precisa atuar em benefício das crianças”. O jornalista pediu aos jurados que utilizar o consenso seria a maneira de melhor escolher o desenho, respeitando os artistas e, considerando o formato das estampas das camisetas.

Cláudia Batista, diretora da APAE, relata que o convite foi bem recebido pelos alunos e resultou em diversos desenhos, o que acabou tornando a escolha bastante difícil. “Tenho certeza de quem participa da Canja em 2025 levará a APAE em seus corações”, disse.

Eliane Schaefer, idealizou o concurso de escolha da marca. Ela foi motivada depois de ver uma exposição dos alunos e considerou o desempenho extraordinário. “Além do dom, eles nasceram para amar sem medidas; tudo o que tocam é feito com carinho, amor e gratidão. Fico imensamente feliz pelo aluno Victor, que teve o trabalho escolhido pelos jurados. Já conhecia o seu trabalho e, ao entrar pela porta da APAE, reconheci seus traços e pensei: ele será um dos finalistas.

Para o fotógrafo Abel da Banca, “você vê a sensibilidade e o talento dos artistas. Participar de um evento como este enche o coração da gente”, disse.

Ao longo de 47 anos, a APAE Foz tem desempenhado um papel essencial no debate público local, promovendo a dignidade e a inclusão social ativa de pessoas com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e autismo. Com dedicação, respeito e amor, a instituição tornou-se um alicerce para a comunidade

 

Sobre a Canja

A Canja do Galo Inácio foi fundada em 2001 e tem sido um apoio fundamental para diversas entidades distintas ao acolhimento, educação e nutrição infantil. Segundo seu estatuto, o evento deve ser realizado às terças-feiras de Carnaval, próximo aos locais das manifestações carnavalescas, proporcionando energia aos foliões, mas também apoiando aos que mais necessitam.

 

Sobre as logomarcas

Millor Fernandes aceitou o convite de Rogério Bonato e enviou um traço para o desenho para a primeira Canja em 2001, enquanto Ziraldo desenhou o Galo Inácio para a edição de 2002, e 2023. Isso atraiu diversos cartunistas que participavam das edições do Festival Internacional do Humor, em Foz. Chico e Paulo Caruso, Aroeira, Santiadg, Lan, Jota, Kemp, Cláudio, Quinho, Dálcio e muitas outras celebridades cederam o traço para o persobagem. Em 2025, o artista da APAE, Victor Gabriel da Silva Santos junta-se aos grandes nomes que deram vida ao personagem da Canja do Galo Inácio.

Da Redação / Foto: Abel da Banca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *