Workshop apresenta projetos inovadores do Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional

A inovação tecnológica esteve no centro das discussões durante um workshop online promovido pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional, que apresentou avanços e resultados do convênio Centro de Tecnologias Aplicadas e IoT – Fase III. O evento reuniu 159 participantes, incluindo lideranças das instituições, pesquisadores e profissionais envolvidos no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao meio ambiente e à sociedade.

Entre os 11 projetos destacados no evento, está o Solmáforo, um equipamento inovador que monitora condições ambientais em tempo real. Apresentado durante o G20, em novembro de 2024, ele exibe informações sobre umidade do ar, temperatura, radiação ultravioleta e nível de dióxido de carbono, funcionando como um “semáforo ambiental”.

Outro projeto relevante é o Nível Digital, que usa visão computacional para automatizar a leitura de réguas limnimétricas, instrumentos que medem o nível da água em rios, lagos e barragens. Com essa solução, é possível otimizar a coleta de dados e monitorar remotamente estações hidrológicas, melhorando a eficiência do processo.

A melhoria do Sistema de Monitoramento de Peixes do Canal da Piracema também foi um dos destaques. O canal, que possui aproximadamente 10 km de extensão e combina trechos naturais e artificiais, é essencial para a biodiversidade, pois facilita a migração reprodutiva de peixes.

Outro projeto apresentado busca ressignificar aparelhos TV Box apreendidos pela Receita Federal. A iniciativa propõe a substituição de sistemas operacionais irregulares por plataformas legítimas, explorando alternativas voltadas para educação, inclusão digital e IoT. Além de reduzir o descarte eletrônico, o projeto fomenta a pesquisa tecnológica.

O workshop também destacou a 21ª edição do Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), um dos principais eventos do setor. Com 3.939 participantes, a conferência promoveu debates e trocas de conhecimento sobre tecnologias abertas, com mais de 180 palestras distribuídas ao longo de três dias.

Durante a abertura do evento, o diretor técnico do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, enfatizou a importância e o impacto do convênio. “O fato de o projeto estar na terceira fase demonstra seu sucesso e excelência, evidenciados por um histórico sólido de entregas”, afirmou. O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, ressaltou a relevância da parceria entre as instituições. “A gente prova que é possível avançar em termos de processo. Esse é um convênio que permite trazer novidades, implementar novas tecnologias, gerando benefícios tanto para a Itaipu e o Itaipu Parquetec, quanto para a sociedade”, afirmou.

Da redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *