Vereador propõe revitalização completa da Prainha de Três Lagoas

A Prainha de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, pode passar por uma revitalização completa e se transformar em um amplo complexo de lazer, cultura e turismo. A proposta é do vereador Evandro Ferreira (PSD), que sugere um convênio entre a prefeitura, Itaipu Binacional e o governo do Estado para viabilizar a modernização do espaço e garantir que a estrutura continue de acesso gratuito para os moradores da cidade.

“Já passou da hora de fazer uma revitalização completa do Terminal Turístico de Três Lagoas, transformar o local em um complexo de lazer, esporte, cultura e turismo para garantir mais uma opção para a população de Foz do Iguaçu e região”, afirmou Ferreira nesta quarta-feira (26).

A ideia do vereador é criar uma estrutura que contemple diferentes atividades, desde esportes e lazer até eventos culturais e feiras. Ele reforça que a proposta não se trata de uma concessão à iniciativa privada, mas sim de um projeto público que garanta segurança e infraestrutura adequadas para os frequentadores. “Não se trata apenas, como foi sugerido, de entregar para a iniciativa privada nos moldes da concessão feita no Marco das Três Fronteiras, uma solução bem-sucedida por sinal. A Prainha tem que ser um equipamento de uso gratuito com segurança adequada dos moradores da cidade que enfrentam as altas temperaturas, principalmente no verão”, explicou.

Estrutura ampliada

O projeto prevê a construção de novas estruturas, como quadras poliesportivas, quiosques para famílias, áreas de lazer infantil, pistas de caminhada e ciclovia. Além disso, a proposta inclui um mirante, um píer, postos de segurança e a adequação da praia artificial com boias de proteção e outros equipamentos de segurança.

“O nome é muito carinhoso e pegou, mas a Prainha de Três Lagoas merece um complexo de lazer, esporte, cultura, meio ambiente e de turismo com vários equipamentos, entre eles um espaço para apresentações artísticas que pode abrigar festivais de música, teatro e de outras manifestações culturais como festas e feiras de artesanato e de alimentação”, destacou Ferreira.

Mobilidade

Outro ponto enfatizado pelo vereador é a necessidade de um planejamento de desenvolvimento sustentável para a região, incluindo melhorias na mobilidade urbana. Segundo Ferreira, a duplicação da Avenida João Ricieri Maran, que dá acesso à Prainha, além da implantação de ciclovias e calçadas adequadas, são essenciais para garantir conforto e segurança para os frequentadores. “Tem toda a questão de mobilidade urbana para garantir o acesso ao terminal, como melhorias e duplicação da Avenida João Ricieri Maran, instalação de ciclovias, pista de caminhada”, ressaltou.

A Câmara Municipal também estuda um plano de ordenamento e desenvolvimento do local, visando transformar a Prainha em um espaço sustentável e inclusivo, que fortaleça o turismo e o comércio local. “Temos estudos, projetos e experiências exitosas como a Operação Verão, mas a Prainha não pode viver de solavancos de iniciativas e sim ter um complexo à altura que os moradores de Três Lagoas e de Foz do Iguaçu merecem”, concluiu o vereador.

A proposta ainda precisa ser discutida com os órgãos envolvidos e analisada pelo poder público para avançar na definição do projeto.

  • Da redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *