UDC  tem mais uma doutora enriquecendo o corpo docente

A Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UDC Medianeira, Professora Dayana Ruth Bola de Oliveira é a mais nova Doutora da UDC Foz e Medianeira.

Ao defender sua tese: “Aproveitamento da Fração Fina de Resíduo de Construção e Demolição como Alternativa para Redução das Emissões de CO2 Associadas ao Cimento Portland”, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – linha de pesquisa – Tecnologia de Materiais e Componentes na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Coordenadora alcançou seu título de doutora.

“Estou muito feliz, me sinto grata por todas as oportunidades de aprendizado e por ter pessoas maravilhosas ao meu lado. Foi um trabalho feito por muitas mãos. Gratidão é o que define este momento”.

Para a reitoria é sempre uma grande alegria e motivo de orgulho ver a constante evolução da equipe. “Nossos estudantes têm na Dra. Dayana uma grande profissional e docente como exemplo a seguir. O Doutorado enriquece ainda mais os Cursos de Engenharia Civil da UDC em Foz do Iguaçu e Medianeira”. Reitora do Centro Universitário UDC Profa. Rosicler Hauagge do Prado.

“A Engenheira e Profa. Dayana é uma referência na UDC. O título de Doutora traz grandes ganhos aos acadêmicos que a têm como coordenadora e professora e que vão aprender com ela, as técnicas e valores da profissão”. Declara o Vice-Reitor do Centro Universitário Prof. Dr. Fabio Prado.

O Título de Doutora da Profa. Dayana é um degrau a mais na excelência dos Cursos de Engenharia Civil da UDC: “Nós professores, muitas vezes somos uma referência para os alunos, somos alguém em que eles se espelham e desta forma temos uma grande responsabilidade nas mãos.  A docência, não trata-se apenas de compartilhar conhecimentos técnicos, mas formar pessoas conscientes, éticas, responsáveis, dedicadas, que influenciam no meio em que vivem e dão o melhor naquilo que fazem”.

 

A tese e a importância para sociedade

A tese aborda a produção de um novo cimento composto por pó reciclado de resíduos de construção e demolição (RCD) onde foram empregadas técnicas de ativação de partículas e de intervenção no arranjo do esqueleto granular.

Em linhas gerais, o estudo possibilitou desenvolver um cimento Portland composto com RCD que reduziu 50% das emissões de CO2 e propiciou resistências elevadas em concretos, por exemplo (100 MPa).

Além disso, outra contribuição destes resíduos seria implementação da economia circular como alternativa para a problemática da geração de resíduos, que retornaria para a indústria da construção o que ela mesmo gerou.

Hoje 80% destes materiais são descartados incorretamente ou encaminhados aos aterros. Se pensarmos na demanda que ainda temos em relação ao potencial construtivo do nosso país, à necessidade de infraestrutura e a expectativa de crescimento populacional para os próximos anos, ficamos apreensivos com os cenários futuros quanto ao aquecimento global. Nesta perspectiva nós pesquisadores buscamos soluções sustentáveis para reduzir os impactos da cadeia produtiva relacionada à Engenharia.

00

Da assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *