Trânsito livre entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú será pauta do Parlasul
O trânsito livre entre Brasil e Argentina será pauta da II Sessão Extraordinária e da XCV Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que acontece no dia 19 de agosto no Cineteatro Barrageiros do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. A intenção é reduzir as longas esperas que ocorrem para quem deseja trafegar entre os dois países, especialmente pela Ponte Internacional Tancredo Neves (Fraternidade) que liga Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.
A próxima reunião do Parlasul está programada para iniciar às 10h. Antes, o tema será discutido em duas audiências públicas em Foz do Iguaçu. O primeiro, intitulado “Livre Circulação de Pessoas nas Zonas Fronteiriças – Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas (ALFV)”, será realizado no sábado, 17 de agosto de 2024, das 9h00 às 13h00, na sede do Câmara de Vereadores.
A segunda audiência, sobre “Fronteiras e Gestão Coordenada: Infraestrutura e Logística no MERCOSUL”, acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi). O Parlasul, segundo a Rádio Iguazú, quer representar os interesses dos cidadãos dos Estados Partes do Mercosul.
Para debater a situação da fronteira, que no período de férias teve filas de cerca de quatro horas, foi convidado o Senador de Misiones, Martin Goerling. O parlamentar se reúne nesta segunda-feira (29) em Buenos Aires com o setor de imigração e Ministra de Segurança onde deve propor a Livre Circulação de Pessoas na fronteira à fim de agilizar o tráfego.
- Da Redação / Foto: divulgação