Tradicional feijoada com bingo da Apae abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência em Foz
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizara, neste domingo (20),mais uma edição da sua tradicional feijoada beneficente. O almoço será servido a partir das 11h, no restaurante e choperia Castelo Alemão, localizado na Avenida Costa e Silva, próximo à rodoviária de Foz.
O prato completo será vendido a R$ 35 por pessoa, com acompanhamentos diversos. Crianças de 0 a 6 anos não pagam o ingresso, e de 7 a 12 anos será cobrado apenas metade do valor. Todo o dinheiro arrecadado será empregado nas ações desenvolvidas pela instituição, que atende crianças, jovens e adultos com diversos tipos de deficiência.
Logo após o almoço haverá um bingocom 40 prêmios diversos. O kit com dez cartelas para participar do jogo custa apenas R$ 20 e pode ser adquirido de forma antecipada na secretaria da Apae, que fica na Rua Padre Bernardo Plates, n° 1.536, Jardim Polo Centro (ao lado da sede do Detran).
O evento, segundo a instituição, abrirá a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano traz como tema: “Conectar e somar para construir Inclusão”.
A mobilização contará com diversas ações entre os dias 21 e 28 de agosto, incluindo palestras, exposições, panfletagem e outras ações com apoio de diversos órgãos e da Prefeitura Municipal.
A campanha é desenvolvida em todo o Brasil desde 1963 pela Federação Nacional das Apaes. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e busca conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimentos sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras.
“Os maiores desafios que encontramos são de levar dignidade as PCD, principalmente as PCD intelectual, múltiplas deficiências e autistas. Dignidade de forma ampliada, desde o respeito nas relações interpessoais até ações efetivas de políticas públicas”, destacou a diretora da Apae em Foz, Marilene Aparecida Schardosin.
Sobre a Apae em Foz
Fundada em 1977, a entidade é uma referência no atendimento sócio educacional a pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Hoje são cerca de 500 alunos atendidos na Escola de Educação Especial Melvin Jones, na Avenida Paraná, e na Escola de Educação Especial Raiane da Silva Soares, no Jardim Itamaraty, além de quatro pessoas que vivem em uma Casa Lar.
A Apae é filantrópica e precisa de ajuda constante da comunidade para manter o trabalho.Atualmente a entidade possui convênio com o Governo do Paraná e com a Prefeitura de Foz para apoio na prestação de serviços públicos, na área de educação e saúde.
A instituição também recebe doações em dinheiro, através de depósito bancário (Agência:0140-6/conta corrente:35220-9 Banco do Brasil) ou PIX da Instituição (77413649000169).
Há ainda um bazar permanente de usados, onde são recebidas doações que são comercializadas a preços simbólicos para familiares dos alunos e é aberto à comunidade.
“Nossa Entidade é um patrimônio da cidade e um aparelho na busca da promoção e defesa dos direitos da PCD que tenta contribuir ativamente com a melhoria da vida das PCD. Nossa função principal está em defender o próprio direito natural de existir e de ser da PCD, por isso pedimos sempre que a comunidade e a própria cidadania cuidem com muito carinho da Apae Foz”, ressaltou Marilene.
- Da redação / Foto: divulgação