Rede de internet de alta velocidade é inaugurada em Foz do Iguaçu para impulsionar a inovação e pesquisa

Foz do Iguaçu deu um passo importante em direção à transformação digital com a inauguração da Rede Metropolitana, um projeto de conectividade que visa impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação na região. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (15) no Itaipu Parquetec (IP), marcando o início de uma infraestrutura de internet que promete melhorar a aplicação de novas tecnologias, promover a inclusão digital e fomentar o desenvolvimento socioeconômico local.

 

Com 39 quilômetros de fibra óptica, a Rede Metropolitana interliga nove campi de instituições de ensino e pesquisa em Foz do Iguaçu, incluindo universidades e institutos de educação e tecnologia federais e estaduais. Essa conexão robusta não só aprimora os serviços públicos, como saúde e educação, mas também fortalece a colaboração entre essas instituições.

 

A Rede Metropolitana faz parte da Infovia Paraná, um projeto integrado ao Programa Conecta, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCOM), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Governo do Estado e outros parceiros regionais. O objetivo é compartilhar infraestrutura para a transmissão de dados, beneficiando diretamente o sistema educacional e de pesquisa em todo o estado.

 

Em Foz do Iguaçu, as instituições conectadas pela nova rede incluem o Itaipu Parquetec, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A rede também abre espaço para a participação futura de outras instituições, expandindo ainda mais sua abrangência.

 

Segundo o Diretor Geral da RNP Nelson Simões, essa nova etapa representa uma grande oportunidade para integrar ainda mais as instituições de ensino, pesquisa e inovação na cidade. Ele destacou que a infraestrutura permitirá uma colaboração mais eficiente entre as instituições locais e com o restante do país, integrando-as ao sistema nacional da RNP, que já conecta 1.600 campi, hospitais de ensino, parques tecnológicos, universidades e centros de pesquisa em todo o Brasil.

 

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI Inácio Arruda, ressaltou a importância da nova estrutura para fortalecer a comunicação e a integração entre os centros de pesquisa e educação superior na América do Sul, especialmente na região da Tríplice Fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil.

 

O ponto de agregação da Rede Metropolitana de Foz do Iguaçu está localizado no Itaipu Parquetec, que oferece um Data Center com infraestrutura adequada para conexões de fibra óptica e hospedagem de equipamentos. Este ambiente seguro e monitorado garantirá a manutenção e gestão eficientes da transmissão de dados.

 

O diretor superintendente do Itaipu Parquetec Irineu Colombo, destacou o papel do parque tecnológico como catalisador de inovação na região. Ele destacou que, com a nova rede, a instituição reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o progresso de Foz do Iguaçu, construindo um futuro mais conectado para a comunidade.

 

A Infovia Paraná representa um avanço significativo na interiorização dos serviços de educação e pesquisa no estado. Com 18 infovias e 79 redes metropolitanas no interior, o projeto beneficiará diretamente cerca de 1.600 campi universitários, 180 mil pesquisadores, 3.880 programas de pós-graduação e 12 ambientes de inovação e parques tecnológicos.

 

Este projeto é um passo essencial para democratizar o acesso à educação, pesquisa e inovação, levando a mesma qualidade e segurança de conexão que é oferecida nas grandes capitais para o interior do estado.

 

  • Da redação com (IP) / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *